Comunicação entre acadêmicos surdos e ouvintes na mediação da aprendizagem no ensino superior/Communication between hearing impaired and normal hearing students: a facilitative proposal of learning in higher education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1067 |
Resumo: | Introdução: Há um avanço na quantidade de surdos com acesso ao ensino superior. Na sua maioria, são jovens que, com uma cultura diferente, enfrentam dificuldades de comunicação, inter-relação e aprendizagem na cultura ouvinte, pois assumem uma língua diferente dos demais, a Língua Brasileira de Sinais – Libras. Objetivo: A pesquisa buscou identificar as formas de comunicação utilizadas entre acadêmicos surdos e ouvintes, verificando como essas podem interferir no processo de aprendizagem. Procedimentos metodológicos: O estudo, de natureza qualitativa, utilizou o espaço de uma universidade particular no município de Fortaleza, Ceará, no período de fevereiro a abril de 2009. Foram efetivadas entrevistas semiestruturadas com três acadêmicos surdos, três professores, três intérpretes e três acadêmicos ouvintes. O conteúdo das falas foi categorizado e organizado pelo método Análise Temática. Resultados: Constatou-se que as formas de comunicação utilizadas vão desde a mímica e gestos até a escrita e o desenho, porém, a mais aceita pelo surdo é a Libras. Essa, como método de comunicação, é favorável à aprendizagem do acadêmico surdo e, com a mediação do intérprete, dá condições ao surdo de se estabelecer em suas zonas de desenvolvimento, segundo os preceitos de Vygotsky. Conclusão: Por fim, é reconhecida a relevância da Libras como língua majoritária e fundamental ao pleno desempenho acadêmico do surdo, porém o esforço e dedicação dele, assim como o interesse da instituição e de professores quanto à cultura surda também são importantes à formação do futuro profissional. |
id |
UFSCAR-1_305a1c84fa29f478a21cdcb8dee78ba7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1067 |
network_acronym_str |
UFSCAR-1 |
network_name_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Comunicação entre acadêmicos surdos e ouvintes na mediação da aprendizagem no ensino superior/Communication between hearing impaired and normal hearing students: a facilitative proposal of learning in higher educationIntrodução: Há um avanço na quantidade de surdos com acesso ao ensino superior. Na sua maioria, são jovens que, com uma cultura diferente, enfrentam dificuldades de comunicação, inter-relação e aprendizagem na cultura ouvinte, pois assumem uma língua diferente dos demais, a Língua Brasileira de Sinais – Libras. Objetivo: A pesquisa buscou identificar as formas de comunicação utilizadas entre acadêmicos surdos e ouvintes, verificando como essas podem interferir no processo de aprendizagem. Procedimentos metodológicos: O estudo, de natureza qualitativa, utilizou o espaço de uma universidade particular no município de Fortaleza, Ceará, no período de fevereiro a abril de 2009. Foram efetivadas entrevistas semiestruturadas com três acadêmicos surdos, três professores, três intérpretes e três acadêmicos ouvintes. O conteúdo das falas foi categorizado e organizado pelo método Análise Temática. Resultados: Constatou-se que as formas de comunicação utilizadas vão desde a mímica e gestos até a escrita e o desenho, porém, a mais aceita pelo surdo é a Libras. Essa, como método de comunicação, é favorável à aprendizagem do acadêmico surdo e, com a mediação do intérprete, dá condições ao surdo de se estabelecer em suas zonas de desenvolvimento, segundo os preceitos de Vygotsky. Conclusão: Por fim, é reconhecida a relevância da Libras como língua majoritária e fundamental ao pleno desempenho acadêmico do surdo, porém o esforço e dedicação dele, assim como o interesse da instituição e de professores quanto à cultura surda também são importantes à formação do futuro profissional.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2014-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/106710.4322/cto.2014.055Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 22 No. 2 (2014)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 22 Núm. 2 (2014)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 22 n. 2 (2014)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1067/551Oliveira, Krysne Kelly de FrançaPôrto, Chrystiane Maria Verasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-22T18:01:52Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1067Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-22T18:01:52Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicação entre acadêmicos surdos e ouvintes na mediação da aprendizagem no ensino superior/Communication between hearing impaired and normal hearing students: a facilitative proposal of learning in higher education |
title |
Comunicação entre acadêmicos surdos e ouvintes na mediação da aprendizagem no ensino superior/Communication between hearing impaired and normal hearing students: a facilitative proposal of learning in higher education |
spellingShingle |
Comunicação entre acadêmicos surdos e ouvintes na mediação da aprendizagem no ensino superior/Communication between hearing impaired and normal hearing students: a facilitative proposal of learning in higher education Oliveira, Krysne Kelly de França |
title_short |
Comunicação entre acadêmicos surdos e ouvintes na mediação da aprendizagem no ensino superior/Communication between hearing impaired and normal hearing students: a facilitative proposal of learning in higher education |
title_full |
Comunicação entre acadêmicos surdos e ouvintes na mediação da aprendizagem no ensino superior/Communication between hearing impaired and normal hearing students: a facilitative proposal of learning in higher education |
title_fullStr |
Comunicação entre acadêmicos surdos e ouvintes na mediação da aprendizagem no ensino superior/Communication between hearing impaired and normal hearing students: a facilitative proposal of learning in higher education |
title_full_unstemmed |
Comunicação entre acadêmicos surdos e ouvintes na mediação da aprendizagem no ensino superior/Communication between hearing impaired and normal hearing students: a facilitative proposal of learning in higher education |
title_sort |
Comunicação entre acadêmicos surdos e ouvintes na mediação da aprendizagem no ensino superior/Communication between hearing impaired and normal hearing students: a facilitative proposal of learning in higher education |
author |
Oliveira, Krysne Kelly de França |
author_facet |
Oliveira, Krysne Kelly de França Pôrto, Chrystiane Maria Veras |
author_role |
author |
author2 |
Pôrto, Chrystiane Maria Veras |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Krysne Kelly de França Pôrto, Chrystiane Maria Veras |
description |
Introdução: Há um avanço na quantidade de surdos com acesso ao ensino superior. Na sua maioria, são jovens que, com uma cultura diferente, enfrentam dificuldades de comunicação, inter-relação e aprendizagem na cultura ouvinte, pois assumem uma língua diferente dos demais, a Língua Brasileira de Sinais – Libras. Objetivo: A pesquisa buscou identificar as formas de comunicação utilizadas entre acadêmicos surdos e ouvintes, verificando como essas podem interferir no processo de aprendizagem. Procedimentos metodológicos: O estudo, de natureza qualitativa, utilizou o espaço de uma universidade particular no município de Fortaleza, Ceará, no período de fevereiro a abril de 2009. Foram efetivadas entrevistas semiestruturadas com três acadêmicos surdos, três professores, três intérpretes e três acadêmicos ouvintes. O conteúdo das falas foi categorizado e organizado pelo método Análise Temática. Resultados: Constatou-se que as formas de comunicação utilizadas vão desde a mímica e gestos até a escrita e o desenho, porém, a mais aceita pelo surdo é a Libras. Essa, como método de comunicação, é favorável à aprendizagem do acadêmico surdo e, com a mediação do intérprete, dá condições ao surdo de se estabelecer em suas zonas de desenvolvimento, segundo os preceitos de Vygotsky. Conclusão: Por fim, é reconhecida a relevância da Libras como língua majoritária e fundamental ao pleno desempenho acadêmico do surdo, porém o esforço e dedicação dele, assim como o interesse da instituição e de professores quanto à cultura surda também são importantes à formação do futuro profissional. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1067 10.4322/cto.2014.055 |
url |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1067 |
identifier_str_mv |
10.4322/cto.2014.055 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1067/551 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 22 No. 2 (2014) Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 22 Núm. 2 (2014) Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 22 n. 2 (2014) 2526-8910 reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
collection |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br |
_version_ |
1797688315898494976 |