“Hoje na escola a gente está falando em vulnerabilidade”: contribuições da terapia ocupacional no processo de formação continuada de professores/“These days, in school, we are talking about vulnerability”: contributions of occupational therapy for the con
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/628 |
Resumo: | As situações de vulnerabilidade social, a que muitas crianças e adolescentes estão sujeitas, trazem a necessidade de se considerar o impacto das condições de vida no processo educativo. A escola é uma fonte de suporte social, havendo a necessidade de ações de formação continuada para os professores voltadas para a compreensão e enfrentamento desta realidade. Neste trabalho, objetivou-se descrever e analisar a experiência de um programa de formação de educadores do ensino fundamental sobre as possibilidades de utilização de jogos pedagógicos com crianças em situação de vulnerabilidade social. Neste estudo de caso, com abordagem qualitativa e participação de 14 professores do ensino fundamental, os dados coletados através de um questionário e grupo focal foram analisados através de análise de conteúdo temática. Os resultados, expressos nas categorias temáticas "Conceito de Vulnerabilidade Social, Causas e Consequências da Vulnerabilidade Social, Educação e Vulnerabilidade Social e Avaliação da Intervenção da Terapia Ocupacional" apontaram para as potencialidades do estabelecimento de parcerias entre profissionais da educação e da terapia ocupacional no enfrentamento das situações de vulnerabilidade social. http://dx.doi.org/10.4322/cto.2012.026 |
id |
UFSCAR-1_482e150c88a08db29058eebe48c79f67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/628 |
network_acronym_str |
UFSCAR-1 |
network_name_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository_id_str |
|
spelling |
“Hoje na escola a gente está falando em vulnerabilidade”: contribuições da terapia ocupacional no processo de formação continuada de professores/“These days, in school, we are talking about vulnerability”: contributions of occupational therapy for the con As situações de vulnerabilidade social, a que muitas crianças e adolescentes estão sujeitas, trazem a necessidade de se considerar o impacto das condições de vida no processo educativo. A escola é uma fonte de suporte social, havendo a necessidade de ações de formação continuada para os professores voltadas para a compreensão e enfrentamento desta realidade. Neste trabalho, objetivou-se descrever e analisar a experiência de um programa de formação de educadores do ensino fundamental sobre as possibilidades de utilização de jogos pedagógicos com crianças em situação de vulnerabilidade social. Neste estudo de caso, com abordagem qualitativa e participação de 14 professores do ensino fundamental, os dados coletados através de um questionário e grupo focal foram analisados através de análise de conteúdo temática. Os resultados, expressos nas categorias temáticas "Conceito de Vulnerabilidade Social, Causas e Consequências da Vulnerabilidade Social, Educação e Vulnerabilidade Social e Avaliação da Intervenção da Terapia Ocupacional" apontaram para as potencialidades do estabelecimento de parcerias entre profissionais da educação e da terapia ocupacional no enfrentamento das situações de vulnerabilidade social. http://dx.doi.org/10.4322/cto.2012.026 Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2012-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/628Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 20 No. 2 (2012)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 20 Núm. 2 (2012)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 20 n. 2 (2012)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/628/383Gontijo, Daniela TavaresMarques, EsteniferAlves, Heliana Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-29T13:27:48Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/628Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-29T13:27:48Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Hoje na escola a gente está falando em vulnerabilidade”: contribuições da terapia ocupacional no processo de formação continuada de professores/“These days, in school, we are talking about vulnerability”: contributions of occupational therapy for the con |
title |
“Hoje na escola a gente está falando em vulnerabilidade”: contribuições da terapia ocupacional no processo de formação continuada de professores/“These days, in school, we are talking about vulnerability”: contributions of occupational therapy for the con |
spellingShingle |
“Hoje na escola a gente está falando em vulnerabilidade”: contribuições da terapia ocupacional no processo de formação continuada de professores/“These days, in school, we are talking about vulnerability”: contributions of occupational therapy for the con Gontijo, Daniela Tavares |
title_short |
“Hoje na escola a gente está falando em vulnerabilidade”: contribuições da terapia ocupacional no processo de formação continuada de professores/“These days, in school, we are talking about vulnerability”: contributions of occupational therapy for the con |
title_full |
“Hoje na escola a gente está falando em vulnerabilidade”: contribuições da terapia ocupacional no processo de formação continuada de professores/“These days, in school, we are talking about vulnerability”: contributions of occupational therapy for the con |
title_fullStr |
“Hoje na escola a gente está falando em vulnerabilidade”: contribuições da terapia ocupacional no processo de formação continuada de professores/“These days, in school, we are talking about vulnerability”: contributions of occupational therapy for the con |
title_full_unstemmed |
“Hoje na escola a gente está falando em vulnerabilidade”: contribuições da terapia ocupacional no processo de formação continuada de professores/“These days, in school, we are talking about vulnerability”: contributions of occupational therapy for the con |
title_sort |
“Hoje na escola a gente está falando em vulnerabilidade”: contribuições da terapia ocupacional no processo de formação continuada de professores/“These days, in school, we are talking about vulnerability”: contributions of occupational therapy for the con |
author |
Gontijo, Daniela Tavares |
author_facet |
Gontijo, Daniela Tavares Marques, Estenifer Alves, Heliana Castro |
author_role |
author |
author2 |
Marques, Estenifer Alves, Heliana Castro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gontijo, Daniela Tavares Marques, Estenifer Alves, Heliana Castro |
description |
As situações de vulnerabilidade social, a que muitas crianças e adolescentes estão sujeitas, trazem a necessidade de se considerar o impacto das condições de vida no processo educativo. A escola é uma fonte de suporte social, havendo a necessidade de ações de formação continuada para os professores voltadas para a compreensão e enfrentamento desta realidade. Neste trabalho, objetivou-se descrever e analisar a experiência de um programa de formação de educadores do ensino fundamental sobre as possibilidades de utilização de jogos pedagógicos com crianças em situação de vulnerabilidade social. Neste estudo de caso, com abordagem qualitativa e participação de 14 professores do ensino fundamental, os dados coletados através de um questionário e grupo focal foram analisados através de análise de conteúdo temática. Os resultados, expressos nas categorias temáticas "Conceito de Vulnerabilidade Social, Causas e Consequências da Vulnerabilidade Social, Educação e Vulnerabilidade Social e Avaliação da Intervenção da Terapia Ocupacional" apontaram para as potencialidades do estabelecimento de parcerias entre profissionais da educação e da terapia ocupacional no enfrentamento das situações de vulnerabilidade social. http://dx.doi.org/10.4322/cto.2012.026 |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/628 |
url |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/628 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/628/383 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 20 No. 2 (2012) Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 20 Núm. 2 (2012) Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 20 n. 2 (2012) 2526-8910 reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
collection |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br |
_version_ |
1797688314882424832 |