O impacto do Método Mãe Canguru no processo de aprendizagem de prematuros de baixo peso: Revisão da literatura / The impact of the method Kangaroo Mother Care in the learning process of low-birth-weight preterm infants: A literature review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Mariana de Paiva
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Alves, Cristiane Paiva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/453
Resumo: Os avanços da tecnologia e dos estudos científicos nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) contribuíram significativamente para a diminuição da mortalidade e da morbidade de recém-nascidos (RN) de risco, porém, eles continuam mais propensos a apresentar comprometimento neurológico e/ou retardo no desenvolvimento neuropsicomotor, com alterações neurológicas e sensoriais. Diante disso, surgiram propostas de programas de intervenção neonatal com o objetivo de resguardar o bebê e oferecer estímulos adequados para minimizar os efeitos das intervenções, com medidas protetoras, entre elas o Método Mãe Canguru (MMC). Face à relevância do tema descrito, esta pesquisa teve como objetivo realizar um levantamento bibliográfico de artigos nacionais e internacionais publicadas nos últimos anos (2000 a 2011) que descrevem de que maneira o MMC pode ou não agir como fator protetivo ao desenvolvimento da escrita em prematuros. Para a busca textual foi eleita a Biblioteca Virtual em Saúde – BVS, por se tratar de um site que abrange publicações mundiais, permitindo acesso a artigos da Ciências da Saúde, em geral tendo LILACS, IBECS, MEDLINE, Biblioteca Cochrane e SciELO como bases de dados. Os resultados encontrados nos artigos revelaram que os RN que participaram do MMC apresentaram melhoras no desenvolvimento e que fatores como a prematuridade, baixo peso ao nascer e distúrbios de aprendizagem estão fortemente correlacionados com deficiências motoras e alterações no desenvolvimento psicomotor. Concluiu-se que não foram encontrados artigos que descrevem o MMC como fator protetivo ao aparecimento da disgrafia. Sendo assim, acredita-se ser de grande importância a condução de futuros estudos sobre esses temas.
id UFSCAR-1_552dd1a91e6e74445e652cde72722b30
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/453
network_acronym_str UFSCAR-1
network_name_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository_id_str
spelling O impacto do Método Mãe Canguru no processo de aprendizagem de prematuros de baixo peso: Revisão da literatura / The impact of the method Kangaroo Mother Care in the learning process of low-birth-weight preterm infants: A literature review Os avanços da tecnologia e dos estudos científicos nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) contribuíram significativamente para a diminuição da mortalidade e da morbidade de recém-nascidos (RN) de risco, porém, eles continuam mais propensos a apresentar comprometimento neurológico e/ou retardo no desenvolvimento neuropsicomotor, com alterações neurológicas e sensoriais. Diante disso, surgiram propostas de programas de intervenção neonatal com o objetivo de resguardar o bebê e oferecer estímulos adequados para minimizar os efeitos das intervenções, com medidas protetoras, entre elas o Método Mãe Canguru (MMC). Face à relevância do tema descrito, esta pesquisa teve como objetivo realizar um levantamento bibliográfico de artigos nacionais e internacionais publicadas nos últimos anos (2000 a 2011) que descrevem de que maneira o MMC pode ou não agir como fator protetivo ao desenvolvimento da escrita em prematuros. Para a busca textual foi eleita a Biblioteca Virtual em Saúde – BVS, por se tratar de um site que abrange publicações mundiais, permitindo acesso a artigos da Ciências da Saúde, em geral tendo LILACS, IBECS, MEDLINE, Biblioteca Cochrane e SciELO como bases de dados. Os resultados encontrados nos artigos revelaram que os RN que participaram do MMC apresentaram melhoras no desenvolvimento e que fatores como a prematuridade, baixo peso ao nascer e distúrbios de aprendizagem estão fortemente correlacionados com deficiências motoras e alterações no desenvolvimento psicomotor. Concluiu-se que não foram encontrados artigos que descrevem o MMC como fator protetivo ao aparecimento da disgrafia. Sendo assim, acredita-se ser de grande importância a condução de futuros estudos sobre esses temas.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2014-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/45310.4322/cto.2014.018Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 22 No. 1 (2014)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 22 Núm. 1 (2014)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 22 n. 1 (2014)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/453/500Copyright (c) 2014 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFranco, Mariana de PaivaAlves, Cristiane Paiva2022-04-29T13:24:22Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/453Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-29T13:24:22Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false
dc.title.none.fl_str_mv O impacto do Método Mãe Canguru no processo de aprendizagem de prematuros de baixo peso: Revisão da literatura / The impact of the method Kangaroo Mother Care in the learning process of low-birth-weight preterm infants: A literature review
title O impacto do Método Mãe Canguru no processo de aprendizagem de prematuros de baixo peso: Revisão da literatura / The impact of the method Kangaroo Mother Care in the learning process of low-birth-weight preterm infants: A literature review
spellingShingle O impacto do Método Mãe Canguru no processo de aprendizagem de prematuros de baixo peso: Revisão da literatura / The impact of the method Kangaroo Mother Care in the learning process of low-birth-weight preterm infants: A literature review
Franco, Mariana de Paiva
title_short O impacto do Método Mãe Canguru no processo de aprendizagem de prematuros de baixo peso: Revisão da literatura / The impact of the method Kangaroo Mother Care in the learning process of low-birth-weight preterm infants: A literature review
title_full O impacto do Método Mãe Canguru no processo de aprendizagem de prematuros de baixo peso: Revisão da literatura / The impact of the method Kangaroo Mother Care in the learning process of low-birth-weight preterm infants: A literature review
title_fullStr O impacto do Método Mãe Canguru no processo de aprendizagem de prematuros de baixo peso: Revisão da literatura / The impact of the method Kangaroo Mother Care in the learning process of low-birth-weight preterm infants: A literature review
title_full_unstemmed O impacto do Método Mãe Canguru no processo de aprendizagem de prematuros de baixo peso: Revisão da literatura / The impact of the method Kangaroo Mother Care in the learning process of low-birth-weight preterm infants: A literature review
title_sort O impacto do Método Mãe Canguru no processo de aprendizagem de prematuros de baixo peso: Revisão da literatura / The impact of the method Kangaroo Mother Care in the learning process of low-birth-weight preterm infants: A literature review
author Franco, Mariana de Paiva
author_facet Franco, Mariana de Paiva
Alves, Cristiane Paiva
author_role author
author2 Alves, Cristiane Paiva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Mariana de Paiva
Alves, Cristiane Paiva
description Os avanços da tecnologia e dos estudos científicos nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) contribuíram significativamente para a diminuição da mortalidade e da morbidade de recém-nascidos (RN) de risco, porém, eles continuam mais propensos a apresentar comprometimento neurológico e/ou retardo no desenvolvimento neuropsicomotor, com alterações neurológicas e sensoriais. Diante disso, surgiram propostas de programas de intervenção neonatal com o objetivo de resguardar o bebê e oferecer estímulos adequados para minimizar os efeitos das intervenções, com medidas protetoras, entre elas o Método Mãe Canguru (MMC). Face à relevância do tema descrito, esta pesquisa teve como objetivo realizar um levantamento bibliográfico de artigos nacionais e internacionais publicadas nos últimos anos (2000 a 2011) que descrevem de que maneira o MMC pode ou não agir como fator protetivo ao desenvolvimento da escrita em prematuros. Para a busca textual foi eleita a Biblioteca Virtual em Saúde – BVS, por se tratar de um site que abrange publicações mundiais, permitindo acesso a artigos da Ciências da Saúde, em geral tendo LILACS, IBECS, MEDLINE, Biblioteca Cochrane e SciELO como bases de dados. Os resultados encontrados nos artigos revelaram que os RN que participaram do MMC apresentaram melhoras no desenvolvimento e que fatores como a prematuridade, baixo peso ao nascer e distúrbios de aprendizagem estão fortemente correlacionados com deficiências motoras e alterações no desenvolvimento psicomotor. Concluiu-se que não foram encontrados artigos que descrevem o MMC como fator protetivo ao aparecimento da disgrafia. Sendo assim, acredita-se ser de grande importância a condução de futuros estudos sobre esses temas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/453
10.4322/cto.2014.018
url https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/453
identifier_str_mv 10.4322/cto.2014.018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/453/500
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 22 No. 1 (2014)
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 22 Núm. 1 (2014)
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 22 n. 1 (2014)
2526-8910
reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
collection Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository.name.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
repository.mail.fl_str_mv cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br
_version_ 1797688314459848704