Estratégias multiplataformas na comunicação televisual: estudo de caso dos telejornais da Rede Globo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caldas, Carlos Henrique Sabino
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Barbosa do Carmo, Monielly
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GEMInIS
Texto Completo: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/484
Resumo: This article seeks to grasp the changes in communication relations and forms of television production and consumption, based on multiplatform content, made possible by the digital technologies of contemporary media. Understanding that there is a change in the mode of consumption and production with regard to television communication in the midst of media convergence, it is observed that the enjoyment outside the television stream is increasingly used as a form of audiovisual consumption in contemporaneity. The corpus of the analysis was built from the full recording of a day of the Good Morning Brazil, Jornal Hoje, Jornal Nacional and Jornal da Globo newscasts on live TV platforms, on Globoplay desktop and mobile and on the newscasts websites. G1 portal.
id UFSCAR-2_ad68875e2c6d27dd0967e41282681b43
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/484
network_acronym_str UFSCAR-2
network_name_str Revista GEMInIS
repository_id_str
spelling Estratégias multiplataformas na comunicação televisual: estudo de caso dos telejornais da Rede Globocommunicationmedia convergenceGloboplaymultiplatformtelevisioncomunicaçãoconvergência midiáticaGloboplaymultiplataformatelevisãoThis article seeks to grasp the changes in communication relations and forms of television production and consumption, based on multiplatform content, made possible by the digital technologies of contemporary media. Understanding that there is a change in the mode of consumption and production with regard to television communication in the midst of media convergence, it is observed that the enjoyment outside the television stream is increasingly used as a form of audiovisual consumption in contemporaneity. The corpus of the analysis was built from the full recording of a day of the Good Morning Brazil, Jornal Hoje, Jornal Nacional and Jornal da Globo newscasts on live TV platforms, on Globoplay desktop and mobile and on the newscasts websites. G1 portal.O presente artigo busca apreender as mudanças nas relações de comunicação e formas de produção e consumo televisivo, pautados pelos conteúdos multiplataformas, possibilitados pelas tecnologias digitais das mídias contemporâneas. Ao se entender que há uma alteração no modo de consumir e produzir no que diz respeito à comunicação televisual em plena era da convergência midiática, observa-se que a fruição fora do fluxo televisivo passa a ser utilizada cada vez mais como forma de consumo audiovisual na contemporaneidade. O corpus da análise foi construído a partir da gravação na íntegra de um dia de exibição dos telejornais Bom dia Brasil, Jornal Hoje, Jornal Nacional e Jornal da Globo nas plataformas da TV ao vivo, no Globoplay desktop e mobile e nos sites dos telejornais do portal G1.UFSCar2020-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/484Revista GEMInIS; v. 11 n. 1 (2020); 65-87Revista GEMInIS; Vol. 11 No. 1 (2020); 65-87Revista GEMInIS; Vol. 11 Núm. 1 (2020); 65-872179-1465reponame:Revista GEMInISinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARporhttps://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/484/369Copyright (c) 2020 Carlos Henrique Sabino Caldasinfo:eu-repo/semantics/openAccessCaldas, Carlos Henrique SabinoBarbosa do Carmo, Monielly2020-08-10T14:06:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/484Revistahttps://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminisPUBhttps://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/oai||revista.geminisufscar@gmail.com2179-14652179-1465opendoar:2020-08-10T14:06:32Revista GEMInIS - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias multiplataformas na comunicação televisual: estudo de caso dos telejornais da Rede Globo
title Estratégias multiplataformas na comunicação televisual: estudo de caso dos telejornais da Rede Globo
spellingShingle Estratégias multiplataformas na comunicação televisual: estudo de caso dos telejornais da Rede Globo
Caldas, Carlos Henrique Sabino
communication
media convergence
Globoplay
multiplatform
television
comunicação
convergência midiática
Globoplay
multiplataforma
televisão
title_short Estratégias multiplataformas na comunicação televisual: estudo de caso dos telejornais da Rede Globo
title_full Estratégias multiplataformas na comunicação televisual: estudo de caso dos telejornais da Rede Globo
title_fullStr Estratégias multiplataformas na comunicação televisual: estudo de caso dos telejornais da Rede Globo
title_full_unstemmed Estratégias multiplataformas na comunicação televisual: estudo de caso dos telejornais da Rede Globo
title_sort Estratégias multiplataformas na comunicação televisual: estudo de caso dos telejornais da Rede Globo
author Caldas, Carlos Henrique Sabino
author_facet Caldas, Carlos Henrique Sabino
Barbosa do Carmo, Monielly
author_role author
author2 Barbosa do Carmo, Monielly
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caldas, Carlos Henrique Sabino
Barbosa do Carmo, Monielly
dc.subject.por.fl_str_mv communication
media convergence
Globoplay
multiplatform
television
comunicação
convergência midiática
Globoplay
multiplataforma
televisão
topic communication
media convergence
Globoplay
multiplatform
television
comunicação
convergência midiática
Globoplay
multiplataforma
televisão
description This article seeks to grasp the changes in communication relations and forms of television production and consumption, based on multiplatform content, made possible by the digital technologies of contemporary media. Understanding that there is a change in the mode of consumption and production with regard to television communication in the midst of media convergence, it is observed that the enjoyment outside the television stream is increasingly used as a form of audiovisual consumption in contemporaneity. The corpus of the analysis was built from the full recording of a day of the Good Morning Brazil, Jornal Hoje, Jornal Nacional and Jornal da Globo newscasts on live TV platforms, on Globoplay desktop and mobile and on the newscasts websites. G1 portal.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/484
url https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/484
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/484/369
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Carlos Henrique Sabino Caldas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Carlos Henrique Sabino Caldas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv UFSCar
dc.source.none.fl_str_mv Revista GEMInIS; v. 11 n. 1 (2020); 65-87
Revista GEMInIS; Vol. 11 No. 1 (2020); 65-87
Revista GEMInIS; Vol. 11 Núm. 1 (2020); 65-87
2179-1465
reponame:Revista GEMInIS
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Revista GEMInIS
collection Revista GEMInIS
repository.name.fl_str_mv Revista GEMInIS - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.geminisufscar@gmail.com
_version_ 1789434638545977344