O significado do tqm e modelos de implementação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes,Aguinaldo Aragon
Data de Publicação: 1996
Outros Autores: Costa Neto,Pedro Luiz de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão & Produção
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X1996000200004
Resumo: A partir dos 14 pontos do Dr. Deming, o artigo procura explorar o significado do TQM conforme os seus elementos fundamentais, ou seja, "foco no cliente", "foco no processo", "comprometimento de todos","orientação para resultados", "aprendizagem" e "liderança", mostrando como se relacionam, bem como discutindo o papel de abordagens gerenciais para a sua implementação. São focalizados também os modelos teóricos preconizados para a implementação do TQM, juntamente com abordagens práticas empregadas por várias organizações, em comparação com aqueles modelos. A partir da análise destes modelos discutem-se os fatores críticos da implementação do TQM nas organizações e sugere-se um conjunto de atitudes a serem tomadas pelas empresas brasileiras.
id UFSCAR-3_5228fc424571c67fe66525d751270ce5
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-530X1996000200004
network_acronym_str UFSCAR-3
network_name_str Gestão & Produção
repository_id_str
spelling O significado do tqm e modelos de implementaçãoqualidadequalidade totalgestão para a qualidademodelos de implementaçãocompetição globalA partir dos 14 pontos do Dr. Deming, o artigo procura explorar o significado do TQM conforme os seus elementos fundamentais, ou seja, "foco no cliente", "foco no processo", "comprometimento de todos","orientação para resultados", "aprendizagem" e "liderança", mostrando como se relacionam, bem como discutindo o papel de abordagens gerenciais para a sua implementação. São focalizados também os modelos teóricos preconizados para a implementação do TQM, juntamente com abordagens práticas empregadas por várias organizações, em comparação com aqueles modelos. A partir da análise destes modelos discutem-se os fatores críticos da implementação do TQM nas organizações e sugere-se um conjunto de atitudes a serem tomadas pelas empresas brasileiras.Universidade Federal de São Carlos1996-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X1996000200004Gestão & Produção v.3 n.2 1996reponame:Gestão & Produçãoinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCAR10.1590/S0104-530X1996000200004info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes,Aguinaldo AragonCosta Neto,Pedro Luiz de Oliveirapor2010-06-01T00:00:00Zoai:scielo:S0104-530X1996000200004Revistahttps://www.gestaoeproducao.com/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpgp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br1806-96490104-530Xopendoar:2010-06-01T00:00Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.none.fl_str_mv O significado do tqm e modelos de implementação
title O significado do tqm e modelos de implementação
spellingShingle O significado do tqm e modelos de implementação
Fernandes,Aguinaldo Aragon
qualidade
qualidade total
gestão para a qualidade
modelos de implementação
competição global
title_short O significado do tqm e modelos de implementação
title_full O significado do tqm e modelos de implementação
title_fullStr O significado do tqm e modelos de implementação
title_full_unstemmed O significado do tqm e modelos de implementação
title_sort O significado do tqm e modelos de implementação
author Fernandes,Aguinaldo Aragon
author_facet Fernandes,Aguinaldo Aragon
Costa Neto,Pedro Luiz de Oliveira
author_role author
author2 Costa Neto,Pedro Luiz de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes,Aguinaldo Aragon
Costa Neto,Pedro Luiz de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv qualidade
qualidade total
gestão para a qualidade
modelos de implementação
competição global
topic qualidade
qualidade total
gestão para a qualidade
modelos de implementação
competição global
description A partir dos 14 pontos do Dr. Deming, o artigo procura explorar o significado do TQM conforme os seus elementos fundamentais, ou seja, "foco no cliente", "foco no processo", "comprometimento de todos","orientação para resultados", "aprendizagem" e "liderança", mostrando como se relacionam, bem como discutindo o papel de abordagens gerenciais para a sua implementação. São focalizados também os modelos teóricos preconizados para a implementação do TQM, juntamente com abordagens práticas empregadas por várias organizações, em comparação com aqueles modelos. A partir da análise destes modelos discutem-se os fatores críticos da implementação do TQM nas organizações e sugere-se um conjunto de atitudes a serem tomadas pelas empresas brasileiras.
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X1996000200004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X1996000200004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-530X1996000200004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv Gestão & Produção v.3 n.2 1996
reponame:Gestão & Produção
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Gestão & Produção
collection Gestão & Produção
repository.name.fl_str_mv Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv gp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br
_version_ 1750118201419628544