Ensino de história e patrimonialização do sofrimento: uma proposta de ensino de história a partir dos temas sensíveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Jonas João do
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231066
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Florianópolis, 2021.
id UFSC_01d72e54104e51174cc3a5459461b79f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/231066
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Ensino de história e patrimonialização do sofrimento: uma proposta de ensino de história a partir dos temas sensíveisHistóriaPatrimônio históricoMuseusDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Florianópolis, 2021.Este trabalho tem como objetivo investigar as possibilidades dos usos de temas sensíveis no ensino de História a partir da perspectiva da educação patrimonial. Pensando os patrimônios vinculados às histórias de dor e sofrimento, propõe-se investigar metodologias possíveis para que esses espaços de memórias traumáticas sejam objetos de sensibilização no ensino de História. Para tanto, apresentaremos um panorama das transformações que cercam o conceito de patrimônio no século XX e das proposições da educação patrimonial como consequência dessas mudanças. Seguidamente, traremos um balanço quantitativo dos temas sensíveis em ensino de História no meio acadêmico e nos currículos de educação básica. A base teórica para realização deste trabalho parte dos debates da educação patrimonial, assim como das reflexões de Ricoeur quanto ao dever de memória e esquecimento. Como proposição final deste estudo, iremos desenvolver as metodologias debatidas voltadas a um caso específico, o Centro de Documentação e Pesquisa do Instituto Psiquiátrico de Santa Catarina (CEDOPE/IPq). O espaço criado nas dependências de um hospital psiquiátrico faz parte de um movimento de museus que têm surgido em instituições relacionadas à dor e ao sofrimento. A dimensão propositiva pretendida é a de criar uma análise desse acervo, de modo a executar as metodologias desenvolvidas, servindo como um proposta de incentivo ao uso dos temas sensíveis em ensino de História e a educação patrimonial.Abstract: This work aims to investigate the possibilities of using related themes in the teaching of History from the perspective of heritage education. Thinking about the heritage linked to the stories of pain and suffering, it is proposed to investigate possible methodologies so that these spaces of traumatic memories become objects of awareness in the teaching of History. Therefore, we will present an overview of the transformations surrounding the concept of heritage in the 20th century and the propositions of heritage education as a consequence of these changes. Then, we will bring a quantitative balance of the themes related to History teaching in the academic environment and in the basic education curricula. The theoretical basis for this work comes from the debates on heritage education, as well as from Ricoeur's reflections on the duty of memory and forgetting. As a final proposition of this study, we will apply the discussed methodologies to a specific case, the Center for Documentation and Research of the Psychiatric Institute of Santa Catarina (CEDOPE / IPq). The space created on the premises of a psychiatric hospital is part of a museum movement that has emerged in institutions related to pain and suffering. The intended purposeful dimension is to create an analysis of this collection, in order to carry out the developed methodologies, serving as a guide for the use of specific themes in History teaching in special areas for heritage education.Reis, Carlos Eduardo dosUniversidade Federal de Santa CatarinaNascimento, Jonas João do2022-02-14T13:32:32Z2022-02-14T13:32:32Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis116 p.| il.application/pdf374247https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231066porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-14T13:32:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/231066Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-02-14T13:32:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de história e patrimonialização do sofrimento: uma proposta de ensino de história a partir dos temas sensíveis
title Ensino de história e patrimonialização do sofrimento: uma proposta de ensino de história a partir dos temas sensíveis
spellingShingle Ensino de história e patrimonialização do sofrimento: uma proposta de ensino de história a partir dos temas sensíveis
Nascimento, Jonas João do
História
Patrimônio histórico
Museus
title_short Ensino de história e patrimonialização do sofrimento: uma proposta de ensino de história a partir dos temas sensíveis
title_full Ensino de história e patrimonialização do sofrimento: uma proposta de ensino de história a partir dos temas sensíveis
title_fullStr Ensino de história e patrimonialização do sofrimento: uma proposta de ensino de história a partir dos temas sensíveis
title_full_unstemmed Ensino de história e patrimonialização do sofrimento: uma proposta de ensino de história a partir dos temas sensíveis
title_sort Ensino de história e patrimonialização do sofrimento: uma proposta de ensino de história a partir dos temas sensíveis
author Nascimento, Jonas João do
author_facet Nascimento, Jonas João do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reis, Carlos Eduardo dos
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Jonas João do
dc.subject.por.fl_str_mv História
Patrimônio histórico
Museus
topic História
Patrimônio histórico
Museus
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Florianópolis, 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-02-14T13:32:32Z
2022-02-14T13:32:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 374247
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231066
identifier_str_mv 374247
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231066
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 116 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652004382212096