FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO ENSINO SUPERIOR: DIRETRIZES CURRICULARES PÓS 1996
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188709 |
Resumo: | O presente estudo apresenta e analisa as políticas de formação de professores para a educação básica nos cursos de graduação, licenciaturas, conforme suas principais regulações após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei n 9.394/1996, de 20 de dezembro de 1996 (BRASIL, 1996), atualmente em vigor. Percorre sinteticamente a trajetória histórica do país pós ditadura militar, traçando um panorama explicativo das disputas entre as diversas concepções de formação que marcaram o processo de construção dessas regulamentações. Ressalta, neste processo, a importância de uma questão central nessas definições, qual seja, o fato de, finalmente, se exigir uma formação de nível superior para formar professores. Este artigo, portanto, propõe-se, por meio de uma abordagem teórico-conceitual, analisar as regulações que foram se conformando desde a segunda metade da década de 1990 até os dias atuais, tomando como referência as diretrizes curriculares nacionais instituídas para normatizar a formação de professores para a educação básica desenvolvida nos cursos de graduação, as chamadas licenciaturas. |
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FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO ENSINO SUPERIOR: DIRETRIZES CURRICULARES PÓS 1996Formação de professoresEnsino superiorDiretrizes Curriculares NacionaisO presente estudo apresenta e analisa as políticas de formação de professores para a educação básica nos cursos de graduação, licenciaturas, conforme suas principais regulações após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei n 9.394/1996, de 20 de dezembro de 1996 (BRASIL, 1996), atualmente em vigor. Percorre sinteticamente a trajetória histórica do país pós ditadura militar, traçando um panorama explicativo das disputas entre as diversas concepções de formação que marcaram o processo de construção dessas regulamentações. Ressalta, neste processo, a importância de uma questão central nessas definições, qual seja, o fato de, finalmente, se exigir uma formação de nível superior para formar professores. Este artigo, portanto, propõe-se, por meio de uma abordagem teórico-conceitual, analisar as regulações que foram se conformando desde a segunda metade da década de 1990 até os dias atuais, tomando como referência as diretrizes curriculares nacionais instituídas para normatizar a formação de professores para a educação básica desenvolvida nos cursos de graduação, as chamadas licenciaturas.This study presents and analyzes the teacher training policies for basic education in undergraduate courses, degrees, as its main regulations after the promulgation of the Guidelines and Bases Law of National Education (LDB), Law No. 9.394 / 1996 of December 20, 1996 (BRAZIL, 1996), currently in effect. Synthetically runs through the historical trajectory of post military dictatorship country, drawing an explanatory overview of the disputes between the different conceptions of training that marked the construction of these regulations process. Points out, in this process, the importance of a central issue in these definitions, namely, the fact that, ultimately requiring a higher level of training to train teachers. This paper therefore proposes, through a theoretical and conceptual approach to analyze the regulations that have been settling since the second half of the 1990s to the present day, with reference to national curriculum guidelines in place to regulate the training teachers for basic education developed in undergraduate courses, undergraduate calls.El presente estudio presenta y analiza las políticas de formación de profesores para la educación básica en los cursos de grado, licenciaturas, según sus principales regulaciones tras la promulgación de la Ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional (LDB), Ley n 9.394/1996, del 20 de diciembre de 1996 (BRASIL, 1996), actualmente en vigor. Recorre sintéticamente la trayectoria histórica del país pos dictadura militar, trazando un panorama explicativo de las disputas entre las diversas concepciones de formación que han marcado el proceso de construcción de esas reglamentaciones. Resalta, en este proceso, la importancia de una cuestión central en esas definiciones, cual sea, el hecho de, finalmente, exigirse una formación de nivel superior para formar profesores. Este artículo, por tanto, se propone, por medio de un abordaje teórico-conceptual, analizar las regulaciones que se han ido conformando desde la segunda mitad de la década de 1990 hasta los días actuales, tomando como referencia las directrices curriculares nacionales instituidas para normalizar la formación de profesores para la educación básica desarrollada en los cursos de grado, las dichas licenciaturas.© Rev. Inter. Educ. Sup2018-07-28T05:19:52Z2018-07-28T05:19:52Z2016-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2446-9424https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188709v.2 n.2;p.241-256Scheibe, LedaBazzo, Vera Lúciaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-28T05:19:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/188709Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-07-28T05:19:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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O presente estudo apresenta e analisa as políticas de formação de professores para a educação básica nos cursos de graduação, licenciaturas, conforme suas principais regulações após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei n 9.394/1996, de 20 de dezembro de 1996 (BRASIL, 1996), atualmente em vigor. Percorre sinteticamente a trajetória histórica do país pós ditadura militar, traçando um panorama explicativo das disputas entre as diversas concepções de formação que marcaram o processo de construção dessas regulamentações. Ressalta, neste processo, a importância de uma questão central nessas definições, qual seja, o fato de, finalmente, se exigir uma formação de nível superior para formar professores. Este artigo, portanto, propõe-se, por meio de uma abordagem teórico-conceitual, analisar as regulações que foram se conformando desde a segunda metade da década de 1990 até os dias atuais, tomando como referência as diretrizes curriculares nacionais instituídas para normatizar a formação de professores para a educação básica desenvolvida nos cursos de graduação, as chamadas licenciaturas. |
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