Tendências futuras para planejamento curricular construtivista no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Elise Barbosa
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83884
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_04fe22364fa0d00d37bc9348324f9d9d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83884
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Tendências futuras para planejamento curricular construtivista no ensino médioEngenharia de produçãoConstrutivismo (Educação)Ensino a distanciaCurriculosPlanejamentoEnsino de segundo grauCurriculosTecnologia da informaçãoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.O simples fato de se colocar computador e Internet à disposição do aluno - sem a elaboração de novos objetivos e metodologias para o ensino - certamente não resolverá o problema do ensino-aprendizagem. No presente trabalho foi utilizada a metodologia pesquisa-ação, um modelo que tem como função diagnosticar e intervir na estrutura e no funcionamento do processo ensino-aprendizagem numa escola de ensino médio. Este estudo se divide em quatro fases. Na primeira fase, formação de um grupo de professores para desenvolverem a compreensão de sua prática pedagógica. Os temas abordados foram: epistemologias e filosofias educacionais, teorias da inteligência e da aprendizagem, metodologias de ensino, planejamento educacional, organizadores gráficos e mapas conceituais no gerenciamento do conhecimento e da informação. Na segunda fase, usaramse ferramentas cognitivas e computacionais no planejamento curricular geral e nos planejamentos mais específicos, tais como programação de atividades em salas de aulas ou em planejamentos de conteúdos interdisciplinares. Na terceira fase, foram empregadas, no laboratório de Biologia, metodologias de ensino construtivistas, por meio de mapas conceituais e de tecnologias, com o objetivo de avaliar as estruturas cognitivas dos alunos, de acordo com o modelo de inteligência de Piaget aplicado a mapas conceituais. As três etapas indicaram a necessidade de professores e alunos "aprenderem a aprender". Na quarta fase, desenvolveu-se a especificação de um desenho pedagógico para uma plataforma de planejamento curricular cooperativo em Educação a Distância, com o intuito de auxiliar a construção do conhecimento de professores e alunos, modelo esse que apresenta sugestões ao processo de ensino-aprendizagem das escolas públicas de Ensino Médio.Florianópolis, SCAlves, Joao Bosco da MottaUniversidade Federal de Santa CatarinaMendes, Elise Barbosa2012-10-20T04:18:11Z2012-10-20T04:18:11Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis1 v.| il.application/pdf208572http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83884porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T07:12:13Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/83884Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T07:12:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Tendências futuras para planejamento curricular construtivista no ensino médio
title Tendências futuras para planejamento curricular construtivista no ensino médio
spellingShingle Tendências futuras para planejamento curricular construtivista no ensino médio
Mendes, Elise Barbosa
Engenharia de produção
Construtivismo (Educação)
Ensino a distancia
Curriculos
Planejamento
Ensino de segundo grau
Curriculos
Tecnologia da informação
title_short Tendências futuras para planejamento curricular construtivista no ensino médio
title_full Tendências futuras para planejamento curricular construtivista no ensino médio
title_fullStr Tendências futuras para planejamento curricular construtivista no ensino médio
title_full_unstemmed Tendências futuras para planejamento curricular construtivista no ensino médio
title_sort Tendências futuras para planejamento curricular construtivista no ensino médio
author Mendes, Elise Barbosa
author_facet Mendes, Elise Barbosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Joao Bosco da Motta
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Elise Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Construtivismo (Educação)
Ensino a distancia
Curriculos
Planejamento
Ensino de segundo grau
Curriculos
Tecnologia da informação
topic Engenharia de produção
Construtivismo (Educação)
Ensino a distancia
Curriculos
Planejamento
Ensino de segundo grau
Curriculos
Tecnologia da informação
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002
2012-10-20T04:18:11Z
2012-10-20T04:18:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 208572
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83884
identifier_str_mv 208572
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 v.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652238747336704