Tendências futuras para planejamento curricular construtivista no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83884 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_04fe22364fa0d00d37bc9348324f9d9d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83884 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Tendências futuras para planejamento curricular construtivista no ensino médioEngenharia de produçãoConstrutivismo (Educação)Ensino a distanciaCurriculosPlanejamentoEnsino de segundo grauCurriculosTecnologia da informaçãoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.O simples fato de se colocar computador e Internet à disposição do aluno - sem a elaboração de novos objetivos e metodologias para o ensino - certamente não resolverá o problema do ensino-aprendizagem. No presente trabalho foi utilizada a metodologia pesquisa-ação, um modelo que tem como função diagnosticar e intervir na estrutura e no funcionamento do processo ensino-aprendizagem numa escola de ensino médio. Este estudo se divide em quatro fases. Na primeira fase, formação de um grupo de professores para desenvolverem a compreensão de sua prática pedagógica. Os temas abordados foram: epistemologias e filosofias educacionais, teorias da inteligência e da aprendizagem, metodologias de ensino, planejamento educacional, organizadores gráficos e mapas conceituais no gerenciamento do conhecimento e da informação. Na segunda fase, usaramse ferramentas cognitivas e computacionais no planejamento curricular geral e nos planejamentos mais específicos, tais como programação de atividades em salas de aulas ou em planejamentos de conteúdos interdisciplinares. Na terceira fase, foram empregadas, no laboratório de Biologia, metodologias de ensino construtivistas, por meio de mapas conceituais e de tecnologias, com o objetivo de avaliar as estruturas cognitivas dos alunos, de acordo com o modelo de inteligência de Piaget aplicado a mapas conceituais. As três etapas indicaram a necessidade de professores e alunos "aprenderem a aprender". Na quarta fase, desenvolveu-se a especificação de um desenho pedagógico para uma plataforma de planejamento curricular cooperativo em Educação a Distância, com o intuito de auxiliar a construção do conhecimento de professores e alunos, modelo esse que apresenta sugestões ao processo de ensino-aprendizagem das escolas públicas de Ensino Médio.Florianópolis, SCAlves, Joao Bosco da MottaUniversidade Federal de Santa CatarinaMendes, Elise Barbosa2012-10-20T04:18:11Z2012-10-20T04:18:11Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis1 v.| il.application/pdf208572http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83884porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T07:12:13Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/83884Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T07:12:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tendências futuras para planejamento curricular construtivista no ensino médio |
title |
Tendências futuras para planejamento curricular construtivista no ensino médio |
spellingShingle |
Tendências futuras para planejamento curricular construtivista no ensino médio Mendes, Elise Barbosa Engenharia de produção Construtivismo (Educação) Ensino a distancia Curriculos Planejamento Ensino de segundo grau Curriculos Tecnologia da informação |
title_short |
Tendências futuras para planejamento curricular construtivista no ensino médio |
title_full |
Tendências futuras para planejamento curricular construtivista no ensino médio |
title_fullStr |
Tendências futuras para planejamento curricular construtivista no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Tendências futuras para planejamento curricular construtivista no ensino médio |
title_sort |
Tendências futuras para planejamento curricular construtivista no ensino médio |
author |
Mendes, Elise Barbosa |
author_facet |
Mendes, Elise Barbosa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alves, Joao Bosco da Motta Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Elise Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Construtivismo (Educação) Ensino a distancia Curriculos Planejamento Ensino de segundo grau Curriculos Tecnologia da informação |
topic |
Engenharia de produção Construtivismo (Educação) Ensino a distancia Curriculos Planejamento Ensino de segundo grau Curriculos Tecnologia da informação |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 2002 2012-10-20T04:18:11Z 2012-10-20T04:18:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
208572 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83884 |
identifier_str_mv |
208572 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83884 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 v.| il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652238747336704 |