Repetência e distorção idade-série nas escolas públicas de Ensino Fundamental de Santa Satarina: um estudo a partir dos Dados da Prova Brasil 2011.
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105025 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. |
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Repetência e distorção idade-série nas escolas públicas de Ensino Fundamental de Santa Satarina: um estudo a partir dos Dados da Prova Brasil 2011.Raça/corSexoPolíticas EducacionaisRepetênciaDistorção Idade-SérieSociologia da EducaçãoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.O presente artigo tem como objetivo identificar o perfil racial e o sexo dos estudantes do 5º ano, que pertencem aos quadros de (repetência e distorção idade-série) nas escolas públicas de Ensino Fundamental de Santa Catarina. Parte-se da hipótese de que, os fenômenos de desigualdade escolar exibidos pelas estatísticas educacionais sejam maiores entre estudantes do Ensino Médio, com destaque para meninos pobres e negros. Nesse sentido, serão analisados alguns resultados dos dados compilados do “Questionário Aluno da Prova Brasil - 2011”. Com auxílio do software SPSS serão realizados procedimentos estatísticos a partir de variáveis preditoras extraídas dos questionários respondidos pelos alunos. A construção de tabelas, frequências, cruzamentos e gráficos, resultaram em considerações que ajudam na identificação do perfil e sexo dos estudantes que, embora, participantes de um mesmo sistema de ensino apresentam participação distintas nos fenômenos de desigualdade escolares.Seibel, Erni JoséUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos, Marcos Rogério dos2013-10-01T18:15:32Z2013-10-01T18:15:32Z2013-07-262013-07-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis24 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105025porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-12T02:40:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/105025Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:40:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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