Padronização e geoespacialização de informações rodoviárias na Gestão da Faixa de Domínio do DNIT/SC: Um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Rafael Terhoch de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248518
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Engenharia de Produção.
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spelling Padronização e geoespacialização de informações rodoviárias na Gestão da Faixa de Domínio do DNIT/SC: Um estudo de casoOperações RodoviáriasGestão da Faixa de DomínioGeoinformaçãoProcesso de NegócioTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Engenharia de Produção.As Rodovias Federais são os principais equipamentos do modal predominante no Brasil, portanto, estratégicas ao desenvolvimento nacional. São classificadas pelo Código Civil como Bens de Uso Comum do Povo. Entretanto, as regras para o uso desses Bens são determinadas na legislação de cada Entes responsável. A base física sobre a qual assenta uma rodovia é denominada Faixa de Domínio. E assim como outros elementos rodoviários, possui aspectos específicos, emanando conhecimento técnico e multidisciplinar para realizar análises em diferentes contextos. Assim, uma Gestão de Geoinformação eficiente pode contribuir diretamente no desempenho dessas análises. Nesse sentido, o Serviço de Operações Terrestres do DNIT/SC, ambiente organizacional onde está inserido o presente Estudo de Caso, desenvolveu um processo de padronização e geoespacialização de informações rodoviárias. Visando explorar as informações contidas em seu acervo técnico, em paralelo ao levantamento da situação das rodovias implantadas, por meio da elaboração de Projetos As Builts Geométricos unificados. O objetivo deste Trabalho é caracterizar, evidenciar a importância e mapear este Projeto Desenvolvido. Para isso, foi realizado uma pesquisa exploratória, a qual aborda as etapas de Levantamento Topográfico (extração de dados), Geoprocessamento e Cartografia (tratamento e publicação), e Desenvolvimento SIG (interação com os dados), identificando as mudanças de situações que envolveram o Projeto Desenvolvido. O qual foi modelado por meio de uma Notação Padrão (BPMN). Facilitando as análises deste Projeto sob a ótica do fluxo de geoinformações e de Processos de Negócios. Utilizando este conceito clássico da Engenharia de Produção para demonstrar como as informações históricas rodoviárias passam por Etapas do Projeto Desenvolvido, que transformam informações diversificadas do acervo técnico (dados brutos) em informações rodoviárias padronizadas, georreferenciadas e confiáveis. Logo, de alto valor agregado. Que servem diretamente no apoio à tomada de decisão na Gestão da Faixa de Domínio. Dessarte, atingindo os objetivos de mapear e analisar o modelo, contudo, é apenas o ponto de partida de um processo de melhoria contínua do ciclo de vida do Processo de Negócio, induzindo assim, novos estudos, como a ampliação do modelo apresentado, entre outros.Federal Highways are the main infrastructure of the predominant transportation mode in Brazil. Therefore, they are strategically important for national development. They are classified as Public Common Use according to the Civil Code. However, the rules for the use of these area are determined by the legislation of each responsible Entity. The area on which a highway is built is called the Public Right-of Way (ROW). Similar to other road elements, they require technical and multidisciplinary knowledge for efficient geoinformation management. In this regard, the Road Operations Service of DNIT/SC is the organizational environment where the present case study is inserted, has developed a process of standardization and geospatialization of road information. The aim is to explore the information contained in its technical collection together with survey of the situation of implemented highways through the development of unified Geometric As-Builts. The objective of this case is to characterize, highlight the importance, and modeling this Developed Project. To achieve this, the stages of Topographic Surveying (data extraction), Geoprocessing and Cartography (treatment and publication), and GIS Development (data interaction) were discretized, identifying the changes in situations that involved the Developed Project. It was modeled using a Standard Notation (BPMN), making it easier analysis of this Project from the perspective of geoinformation flow and business processes. Using this classical concept of Production Engineering to evidence how historical road information goes through stages of the Developed Project, transforming raw data into standardized, georeferenced, and reliable road information of high added value. This directly serves to support decision-making in ROW Management. Thus, achieving the objectives of mapping and analyzing the model, yet it is only the starting point of a continuous improvement process in the life cycle of the business process, thereby inducing further studies such as expanding the presented model, among others.Florianópolis, SC.Dávalos, Ricardo VillarroelUniversidade Federal de Santa Catarina.Albuquerque, Rafael Terhoch de2023-07-11T12:41:29Z2023-07-11T12:41:29Z2023-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis108application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248518Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-07-11T12:41:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/248518Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-07-11T12:41:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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