O conhecimento organizacional em instituições de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo, Sidney Nascimento do
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85218
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_0ae072b34e77c484a0fe82d2b028ec4c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/85218
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O conhecimento organizacional em instituições de ensinoEngenharia de produçãoEscolasOrganização e administraçãoGestão do conhecimentoAprendizagem organizacionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.No inicio da revolução industrial, a preocupação das organizações era o fazer, o saber muitas vezes era descriminado nos níveis hierárquicos abaixo da cúpula dirigente. Com o passar do tempo, várias teorias organizacionais surgiram, procurando responder as exigências do mercado em constante mudança. Atualmente, as mudanças são cada vez maiores, mais constantes e rápidas em função de uma série de fatores, entre os mais importantes à globalização e a revolução tecnológica. Nestes tempos em que tudo pode ser copiado facilmente, em que se pode comprar o que quiser em qualquer lugar, a riqueza deixa de se concentrar em bens tangíveis e passa a se concentrar em bens intangíveis, cuja maior expressão é o conhecimento. Algumas organizações, sabedoras destas transformações, procuram se adequar a esta nova realidade. Esta é a chamada era do conhecimento. Conhecimento este que se revela em novos produtos e serviços, melhores e mais eficientes, para atender a um público cada vez mais exigente. As organizações sejam públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, que produzem e prestam os mais diferentes tipos de produtos e serviços estão inseridas nesta era, e em sua maioria terão que se adaptar se quiserem permanecer vivas nestes novos tempos. Neste trabalho, se procurou estudar uma organização educacional com relação a sua gestão, segundo princípios do conhecimento organizacional, medido por um questionário aplicável a qualquer tipo de organização. Os resultados colhidos demonstraram que é possível avaliar uma organização educacional, e propor sugestões para estabelecer uma cultura do conhecimento organizacional. In the beginning of the industrial revolution, the concern of the organizations was to make, knowing many times was acquitted in the hierarchic levels below of the leading cupola. With passing of the time, some organizationally theories had appeared, looking for to answer the requirements of the market in constant change. Currently, the bigger changes are each time, more constant and fast in function of a series of factors, it enters most important to the globalization and technological revolution. In these times in that everything can easily be copied, in that if it can buy what to want in any place, the wealth it leaves of if concentrating in something tangible and passes if to concentrate in something intangible, whose bigger expression is the knowledge. Some organizations, sages of these transformations, look for to adjust themselves to this new reality. This is the call was of the knowledge. Knowledge this that if discloses in new products and services, better and more efficient, to take care of to a public each more demanding time. The organizations, are public or private, with or without lucrative ends, that produce and give the most different types of products and services are inserted in this age, and in its majority they will have that to adapt itself to be wanted to remain alive in these new times. In this work, if it looked for to study an educational organization with regard to its management, according to principles of the organizational knowledge, measured for an applicable questionnaire to any type of organization. The harvested results had demonstrated that it is possible to evaluate an educational organization, and to consider suggestions to establish a culture of the organizational knowledge.Florianópolis, SCLapolli, Edis MafraUniversidade Federal de Santa CatarinaCarmo, Sidney Nascimento do2012-10-20T16:27:30Z2012-10-20T16:27:30Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis115 f.| il., tabs., grafs.application/pdf194908http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85218porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T03:53:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/85218Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T03:53:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O conhecimento organizacional em instituições de ensino
title O conhecimento organizacional em instituições de ensino
spellingShingle O conhecimento organizacional em instituições de ensino
Carmo, Sidney Nascimento do
Engenharia de produção
Escolas
Organização e administração
Gestão do conhecimento
Aprendizagem organizacional
title_short O conhecimento organizacional em instituições de ensino
title_full O conhecimento organizacional em instituições de ensino
title_fullStr O conhecimento organizacional em instituições de ensino
title_full_unstemmed O conhecimento organizacional em instituições de ensino
title_sort O conhecimento organizacional em instituições de ensino
author Carmo, Sidney Nascimento do
author_facet Carmo, Sidney Nascimento do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lapolli, Edis Mafra
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Carmo, Sidney Nascimento do
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Escolas
Organização e administração
Gestão do conhecimento
Aprendizagem organizacional
topic Engenharia de produção
Escolas
Organização e administração
Gestão do conhecimento
Aprendizagem organizacional
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003
2012-10-20T16:27:30Z
2012-10-20T16:27:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 194908
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85218
identifier_str_mv 194908
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 115 f.| il., tabs., grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652000871579648