Universidades argentinas: diferentes missões para uma instituição secular
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102114 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-graduação em Administração |
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Universidades argentinas: diferentes missões para uma instituição secularAdministraçãoUniversidades e faculdadesAdministraçãoUniversidades e faculdadesFinalidades e objetivosArgentinaEnsino superiorArgentinaUniversidades e faculdadesFilosofiaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-graduação em AdministraçãoEste estudo teve como objetivo conhecer os fins mais valorizados pelas universidades que fazem parte do sistema educativo argentino. Trata-se de um estudo relevante, pois brinda às pessoas envolvidas na gestão universitária, conhecimentos que ampliam suas possibilidades de crítica e transformação das instituições de ensino superior. A pesquisa, de caráter descritivo, analisou, mediante a técnica de análise de conteúdo, os relatórios oficiais publicados nas respectivas paginas web das oitenta e duas universidades que tem sede na República Argentina. Estes relatórios incluem definições de missão, valores, princípios e discursos dos reitores. A análise foi feita levando em consideração os fins associados às universidades pelos principais pensadores sobre a filosofia da Universidade, em diferentes épocas e regiões do mundo. Da análise, conclui-se que: nos discursos das Universidades Confessionais, o Ensino é o fim mais valorizado e que este se encontra ultrapassado por fins religiosos; nos discursos das Universidades Privadas não Confessionais, o Ensino parece ser o fim mais valorizado, não obstante, existe certa heterogeneidade de valores sobre as finalidades das mesmas; e nos discursos das Universidades Públicas, o Ensino e a Extensão aparecem como os fins mais valorizados. Por último, e fazendo uma análise que envolve todas as universidades pesquisadas, o Ensino aparece como o fim mais valorizado nos discursos das universidades argentinas.Florianópolis, SCReinert, Jose NilsonUniversidade Federal de Santa CatarinaCarazzo Todaro, Mauro Enrique2013-07-16T00:04:27Z2013-07-16T00:04:27Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1 v.| grafs., tabs.application/pdf210018http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102114porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-08-27T20:12:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/102114Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-08-27T20:12:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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