O voo da fênix: narrativas de travessias de identidade de egressas da educação a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ventura, Lidnei
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191263
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.
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spelling O voo da fênix: narrativas de travessias de identidade de egressas da educação a distânciaEducaçãoEnsino à distânciaAnalise do discurso narrativoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.A modernidade tem como marca a revolução permanente das condições de (re)produção material e cultural da humanidade, a partir de giros de compressão espaço-tempo cada vez mais curtos e intensos. No âmbito dessas velozes transformações, as identidades pessoais e profissionais sofrem contínuos processos de ressignificação. Nesse contexto, a presente pesquisa teve como objetivo investigar as travessias de identidades de egressas de um curso de Pedagogia, na modalidade a distância, nesse estudo denominadas de Fênix. Argumenta-se que a imersão sistemática destas egressas em ambientes virtuais de aprendizagem, e em outros processos de mediação técnica virtual, caracterizados sobretudo pela presença de linguagens multissemióticas e multimidiáticas, tem o potencial de alterar suas percepções sensoriais e sua visão de mundo. Recorreu-se à metodologia de pesquisa narrativa, com enfoque hermenêutico-interpretativo, a partir da qual foram realizados três momentos de investigação para composição do corpus de pesquisa: questionário no Google Docs, com população aleatória e adesão espontânea das egressas respondentes; realização de 14 entrevistas ao vivo e on-line via Google Hangouts On Air; composição de memorial autobiográfico no curso de formação continuada a distância Narrativa, autobiografia e formação de educadores. O processo de investigação permitiu a construção do perfil das egressas, contribuiu para sua formação, bem como ensejou a autodenominação de cada Fênix ao longo da pesquisa. A partir da metáfora da Fênix e fundamentado nas ideias de Walter Benjamin (2007; 2014; 2016), o procedimento analítico fragmentou e transformou as narrativas das Fênix em mônadas, partindo da alegoria como forma de expressão imagética, a fim de interpretar suas travessias de identidades. Essa metodologia de pesquisa assenta-se na ideia de narrativa como constituição da experiência humana, como processo de investigação e como metodologia de formação. Enquanto resultados, a pesquisa discute acerca do processo formativo de um grupo de egressas da EaD, revelando aspectos importantes da modalidade para a travessia de identidades pessoais e profissionais das Fênix; reitera a relevância social dessa modalidade educativa, atualmente em pleno movimento de expansão; reivindica a dinamização e expansão das políticas públicas para este setor, atualmente controlado pela iniciativa privada; analisa e interpreta a EaD segundo o conceito de reprodutibilidade técnica, de Walter Benjamin, a partir do qual sugere-se que a modalidade a distância deva ser compreendida como educação na era da reprodutibilidade técnica.Abstract : The modernity has as a permanent revolution in the conditions of (re)production material and cultural of humanity, from space-time compression revolutions each time shorter and more intense. Within these rapid transformations, personal and professional identities undergo continuous processes of resignification. In this context, the present research had as objective to investigate the identities crossing of graduated from the course of Pedagogy, in distance modality, in this study denominated of Phoenix. It is argued that the systematic immersion of these graduated students in virtual learning environments, and other processes of virtual technical mediation, characterized mainly by the presence of multisemitic and multimedia languages, has the potential to alter their sensory perceptions and their worldview. It was used the methodology of narrative research, with a hermeneutic-interpretative approach, from which three inquiry moments were carried out for the composition of the research corpus: a questionnaire in Google Docs, with random population and spontaneous adherence of graduated respondents; conducting 14 interviews live and online via Google Hangouts On Air; composition of autobiographical memorial in the distance course of continuing education: Narrative, autobiography and training of educators. The research process allowed the construction of the graduates profile, contributed to their formation, as well as the self-denomination of each Phoenix throughout the research. From the Phoenix metaphor and based on the ideas of Walter Benjamin (2007, 2014, 2016), the analytical procedure fragmented and transformed the narratives of the Phoenix into monads, starting from the allegory as a form of imaginary expression, in order to interpret their identities. This research methodology is based on the idea of narrative as the constitution of the human experience, as a research process and as a training methodology. As a result, the research discusses the formative process of a group of distance education graduates, revealing important aspects of the modality for the crossing of personal and professional identities of the Phoenix; reiterates the social relevance of this educational modality, currently in full expansion; claims the dynamization and expansion of public policies for this sector, currently controlled by the private sector; analyzes and interprets distance education according to the concept of technical reproducibility, by Walter Benjamin, from which it is suggested that the distance modality should be understood as education in the era of technical reproducibility.Cruz, Dulce MárciaUniversidade Federal de Santa CatarinaVentura, Lidnei2018-11-15T03:04:28Z2018-11-15T03:04:28Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis256 p.| il.application/pdf354217https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191263porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-15T03:04:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/191263Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-11-15T03:04:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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