As Tendências em Educação Matemática na percepção de professores de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Lucas Rocha
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Matos, Mariana Lima, Sant’Ana, Irani Parolin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235431
Resumo: Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/392
id UFSC_0e84a2e55eaf7772417fff059f2bd964
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/235431
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling As Tendências em Educação Matemática na percepção de professores de matemáticaEducação MatemáticaTendênciasEnsinoEste artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/392Ao longo da história do ensino e, especificamente, do ensino de Matemática, ocorreram reformas voltadas para metodologias e procedimentos de ensino. Os movimentos de internacionalização do ensino da matéria geraram várias discussões, e, ao longo do tempo, foram desenvolvidas metodologias, conhecidas como Tendências em Educação Matemática, nos Cursos de Licenciaturas e de Pós-Graduação. Neste estudo, objetivamos conhecer as concepções de professores de Matemática sobre essas tendências, de modo a responder à seguinte questão: Quais as percepções que professores de Matemática têm em relação às Tendências em Educação Matemática? Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram coletados por meio de um questionário elaborado no Sistema de Formulários Google (Google Forms), enviado aos endereços eletrônicos dos professores selecionados. Os resultados obtidos possibilitaram-nos ter as seguintes informações: todos os professores eram licenciados; todos tiveram conhecimento das têndencias no período da Graduação, no Mestrado ou quando estudavam para concursos públicos; todos faziam uso das tendências em suas práticas de sala de aula e acreditavam proporcionar um ambiente de aprendizagem benéfico para os estudantes.Revista de Educação Matemática (REMat)2022-06-07T10:35:40Z2022-06-07T10:35:40Z2021-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSANTOS, Lucas Rocha ; MATOS, Mariana Lima ; SANT’ANA, Irani Parolin . As tendências em educação matemática na percepção de professores de matemática. Revista de Educação Matemática, v. 18, p. e021005-18, 2021.2526-9062https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235431Santos, Lucas RochaMatos, Mariana LimaSant’Ana, Irani Parolinporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-07T10:35:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235431Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-06-07T10:35:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv As Tendências em Educação Matemática na percepção de professores de matemática
title As Tendências em Educação Matemática na percepção de professores de matemática
spellingShingle As Tendências em Educação Matemática na percepção de professores de matemática
Santos, Lucas Rocha
Educação Matemática
Tendências
Ensino
title_short As Tendências em Educação Matemática na percepção de professores de matemática
title_full As Tendências em Educação Matemática na percepção de professores de matemática
title_fullStr As Tendências em Educação Matemática na percepção de professores de matemática
title_full_unstemmed As Tendências em Educação Matemática na percepção de professores de matemática
title_sort As Tendências em Educação Matemática na percepção de professores de matemática
author Santos, Lucas Rocha
author_facet Santos, Lucas Rocha
Matos, Mariana Lima
Sant’Ana, Irani Parolin
author_role author
author2 Matos, Mariana Lima
Sant’Ana, Irani Parolin
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Lucas Rocha
Matos, Mariana Lima
Sant’Ana, Irani Parolin
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Tendências
Ensino
topic Educação Matemática
Tendências
Ensino
description Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/392
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01
2022-06-07T10:35:40Z
2022-06-07T10:35:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Lucas Rocha ; MATOS, Mariana Lima ; SANT’ANA, Irani Parolin . As tendências em educação matemática na percepção de professores de matemática. Revista de Educação Matemática, v. 18, p. e021005-18, 2021.
2526-9062
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235431
identifier_str_mv SANTOS, Lucas Rocha ; MATOS, Mariana Lima ; SANT’ANA, Irani Parolin . As tendências em educação matemática na percepção de professores de matemática. Revista de Educação Matemática, v. 18, p. e021005-18, 2021.
2526-9062
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista de Educação Matemática (REMat)
publisher.none.fl_str_mv Revista de Educação Matemática (REMat)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652352180191232