As Tendências em Educação Matemática na percepção de professores de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235431 |
Resumo: | Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/392 |
id |
UFSC_0e84a2e55eaf7772417fff059f2bd964 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/235431 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
As Tendências em Educação Matemática na percepção de professores de matemáticaEducação MatemáticaTendênciasEnsinoEste artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/392Ao longo da história do ensino e, especificamente, do ensino de Matemática, ocorreram reformas voltadas para metodologias e procedimentos de ensino. Os movimentos de internacionalização do ensino da matéria geraram várias discussões, e, ao longo do tempo, foram desenvolvidas metodologias, conhecidas como Tendências em Educação Matemática, nos Cursos de Licenciaturas e de Pós-Graduação. Neste estudo, objetivamos conhecer as concepções de professores de Matemática sobre essas tendências, de modo a responder à seguinte questão: Quais as percepções que professores de Matemática têm em relação às Tendências em Educação Matemática? Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram coletados por meio de um questionário elaborado no Sistema de Formulários Google (Google Forms), enviado aos endereços eletrônicos dos professores selecionados. Os resultados obtidos possibilitaram-nos ter as seguintes informações: todos os professores eram licenciados; todos tiveram conhecimento das têndencias no período da Graduação, no Mestrado ou quando estudavam para concursos públicos; todos faziam uso das tendências em suas práticas de sala de aula e acreditavam proporcionar um ambiente de aprendizagem benéfico para os estudantes.Revista de Educação Matemática (REMat)2022-06-07T10:35:40Z2022-06-07T10:35:40Z2021-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSANTOS, Lucas Rocha ; MATOS, Mariana Lima ; SANT’ANA, Irani Parolin . As tendências em educação matemática na percepção de professores de matemática. Revista de Educação Matemática, v. 18, p. e021005-18, 2021.2526-9062https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235431Santos, Lucas RochaMatos, Mariana LimaSant’Ana, Irani Parolinporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-07T10:35:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235431Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-06-07T10:35:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As Tendências em Educação Matemática na percepção de professores de matemática |
title |
As Tendências em Educação Matemática na percepção de professores de matemática |
spellingShingle |
As Tendências em Educação Matemática na percepção de professores de matemática Santos, Lucas Rocha Educação Matemática Tendências Ensino |
title_short |
As Tendências em Educação Matemática na percepção de professores de matemática |
title_full |
As Tendências em Educação Matemática na percepção de professores de matemática |
title_fullStr |
As Tendências em Educação Matemática na percepção de professores de matemática |
title_full_unstemmed |
As Tendências em Educação Matemática na percepção de professores de matemática |
title_sort |
As Tendências em Educação Matemática na percepção de professores de matemática |
author |
Santos, Lucas Rocha |
author_facet |
Santos, Lucas Rocha Matos, Mariana Lima Sant’Ana, Irani Parolin |
author_role |
author |
author2 |
Matos, Mariana Lima Sant’Ana, Irani Parolin |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Lucas Rocha Matos, Mariana Lima Sant’Ana, Irani Parolin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Tendências Ensino |
topic |
Educação Matemática Tendências Ensino |
description |
Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/392 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01 2022-06-07T10:35:40Z 2022-06-07T10:35:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Lucas Rocha ; MATOS, Mariana Lima ; SANT’ANA, Irani Parolin . As tendências em educação matemática na percepção de professores de matemática. Revista de Educação Matemática, v. 18, p. e021005-18, 2021. 2526-9062 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235431 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Lucas Rocha ; MATOS, Mariana Lima ; SANT’ANA, Irani Parolin . As tendências em educação matemática na percepção de professores de matemática. Revista de Educação Matemática, v. 18, p. e021005-18, 2021. 2526-9062 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235431 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Matemática (REMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Matemática (REMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652352180191232 |