ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE E SEU IMPACTO NO RANKING DO ÍNDICE GERAL DE CURSOS
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113080 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo identificar as estratégias utilizadas pela UFRN e seu efeito sobre a pontuação obtida e conseqüente posição no ranking IGC Contínuo a partir da análise de dados coletados em bases de dados oficiais. Buscou-se dessa maneira, identificar as estratégias utilizadas que se relacionam com os processos de auto-avaliação institucional, bem como aquelas com relação direta com o desempenho dos alunos no ENADE e aquelas relacionadas com o Conceito Preliminar de Curso e com o Conceito CAPES. A metodologia empregada se consistiu em um Estudo de Caso em uma Universidade Federal do Nordeste do Brasil com abordagem quantitativa e qualitativa de caráter exploratório-descritivo. Os resultados encontrados evidenciam que os fatores que influenciaram o posicionamento da instituição avaliada no Ranking do IGC estão diretamente ligados às metas pactuadas, acompanhadas e alcançadas no REUNI pela instituição, bem como no efetivo funcionamento da coordenação desse projeto e da Comissão Própria de Avaliação da instituição e por fim a avaliação contínua da docência e conscientização dos alunos quanto ao ENADE. |
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ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE E SEU IMPACTO NO RANKING DO ÍNDICE GERAL DE CURSOSO presente artigo tem como objetivo identificar as estratégias utilizadas pela UFRN e seu efeito sobre a pontuação obtida e conseqüente posição no ranking IGC Contínuo a partir da análise de dados coletados em bases de dados oficiais. Buscou-se dessa maneira, identificar as estratégias utilizadas que se relacionam com os processos de auto-avaliação institucional, bem como aquelas com relação direta com o desempenho dos alunos no ENADE e aquelas relacionadas com o Conceito Preliminar de Curso e com o Conceito CAPES. A metodologia empregada se consistiu em um Estudo de Caso em uma Universidade Federal do Nordeste do Brasil com abordagem quantitativa e qualitativa de caráter exploratório-descritivo. Os resultados encontrados evidenciam que os fatores que influenciaram o posicionamento da instituição avaliada no Ranking do IGC estão diretamente ligados às metas pactuadas, acompanhadas e alcançadas no REUNI pela instituição, bem como no efetivo funcionamento da coordenação desse projeto e da Comissão Própria de Avaliação da instituição e por fim a avaliação contínua da docência e conscientização dos alunos quanto ao ENADE.Artigo financiado com recursos do EDITAL FAPERN/MCT/CNPq/CT-INFRA Nº005/2011 Programa Primeiros Projetos – PPP Programa de Infraestrutura para Jovens Pesquisadores.2013-12-10T19:54:45Z2013-12-10T19:54:45Z2013-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-987-1896-22-6https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113080Almeida, Dory Edson Salomão da SilvaAguiar, Leonardo Ruan Dantas deQueiroz, Jamerson ViegasQueiroz, Fernanda Cristina Barbosa PereiraBatista, Maria do Carmo de Souzaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-10T19:54:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/113080Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-12-10T19:54:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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