ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE E SEU IMPACTO NO RANKING DO ÍNDICE GERAL DE CURSOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Dory Edson Salomão da Silva
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Aguiar, Leonardo Ruan Dantas de, Queiroz, Jamerson Viegas, Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira, Batista, Maria do Carmo de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113080
Resumo: O presente artigo tem como objetivo identificar as estratégias utilizadas pela UFRN e seu efeito sobre a pontuação obtida e conseqüente posição no ranking IGC Contínuo a partir da análise de dados coletados em bases de dados oficiais. Buscou-se dessa maneira, identificar as estratégias utilizadas que se relacionam com os processos de auto-avaliação institucional, bem como aquelas com relação direta com o desempenho dos alunos no ENADE e aquelas relacionadas com o Conceito Preliminar de Curso e com o Conceito CAPES. A metodologia empregada se consistiu em um Estudo de Caso em uma Universidade Federal do Nordeste do Brasil com abordagem quantitativa e qualitativa de caráter exploratório-descritivo. Os resultados encontrados evidenciam que os fatores que influenciaram o posicionamento da instituição avaliada no Ranking do IGC estão diretamente ligados às metas pactuadas, acompanhadas e alcançadas no REUNI pela instituição, bem como no efetivo funcionamento da coordenação desse projeto e da Comissão Própria de Avaliação da instituição e por fim a avaliação contínua da docência e conscientização dos alunos quanto ao ENADE.
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