Os algorítmos no contexto da história: uma experiência na formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedroso, André Pereira
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203133
Resumo: Esse trabalho se situa no campo da História da Matemática na educação matemática, investigando a inserção da mesma na formação de professores, que atuam nas séries iniciais do ensino fundamental, e suporte para elaboração de estratégias metodológicas amparadas no uso da História da Matemática. Nossa problemática central se delineou ao averiguarmos pesquisas que identificam uma concepção formalista do ensino da matemática, a qual considera que a maioria dos professores atribui um excessivo valor a alguns símbolos, regras e especialmente os algoritmos. Acreditamos ser pertinente para a contribuição na alteração deste quadro, a inclusão da História da Matemática dentro da visão problematizadora, associada à análise os algoritmos do ponto de vista da representação. Tais perspectivas contribuem para o entendimento dos algoritmos como diferentes escritas e manifestações das diversas culturas, além de descortinar possibilidades educacionais com o uso dessas representações. Tal interesse se fundamenta na compreensão de que reside na representação uma fundamental via de aquisição do conhecimento matemático e por conseqüência, elemento importante na escolha de estratégias metodológicas para seu ensino.
id UFSC_10cada8a4f2f6410918609056f0d4b5c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/203133
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Os algorítmos no contexto da história: uma experiência na formação de professoresFormação de ProfessoresHistória da Matemática na Educação MatemáticaAlgoritmosRepresentaçãoEsse trabalho se situa no campo da História da Matemática na educação matemática, investigando a inserção da mesma na formação de professores, que atuam nas séries iniciais do ensino fundamental, e suporte para elaboração de estratégias metodológicas amparadas no uso da História da Matemática. Nossa problemática central se delineou ao averiguarmos pesquisas que identificam uma concepção formalista do ensino da matemática, a qual considera que a maioria dos professores atribui um excessivo valor a alguns símbolos, regras e especialmente os algoritmos. Acreditamos ser pertinente para a contribuição na alteração deste quadro, a inclusão da História da Matemática dentro da visão problematizadora, associada à análise os algoritmos do ponto de vista da representação. Tais perspectivas contribuem para o entendimento dos algoritmos como diferentes escritas e manifestações das diversas culturas, além de descortinar possibilidades educacionais com o uso dessas representações. Tal interesse se fundamenta na compreensão de que reside na representação uma fundamental via de aquisição do conhecimento matemático e por conseqüência, elemento importante na escolha de estratégias metodológicas para seu ensino.2019-12-18T13:12:35Z2019-12-18T13:12:35Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203133Pedroso, André Pereiraporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-18T13:12:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/203133Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-18T13:12:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Os algorítmos no contexto da história: uma experiência na formação de professores
title Os algorítmos no contexto da história: uma experiência na formação de professores
spellingShingle Os algorítmos no contexto da história: uma experiência na formação de professores
Pedroso, André Pereira
Formação de Professores
História da Matemática na Educação Matemática
Algoritmos
Representação
title_short Os algorítmos no contexto da história: uma experiência na formação de professores
title_full Os algorítmos no contexto da história: uma experiência na formação de professores
title_fullStr Os algorítmos no contexto da história: uma experiência na formação de professores
title_full_unstemmed Os algorítmos no contexto da história: uma experiência na formação de professores
title_sort Os algorítmos no contexto da história: uma experiência na formação de professores
author Pedroso, André Pereira
author_facet Pedroso, André Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedroso, André Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores
História da Matemática na Educação Matemática
Algoritmos
Representação
topic Formação de Professores
História da Matemática na Educação Matemática
Algoritmos
Representação
description Esse trabalho se situa no campo da História da Matemática na educação matemática, investigando a inserção da mesma na formação de professores, que atuam nas séries iniciais do ensino fundamental, e suporte para elaboração de estratégias metodológicas amparadas no uso da História da Matemática. Nossa problemática central se delineou ao averiguarmos pesquisas que identificam uma concepção formalista do ensino da matemática, a qual considera que a maioria dos professores atribui um excessivo valor a alguns símbolos, regras e especialmente os algoritmos. Acreditamos ser pertinente para a contribuição na alteração deste quadro, a inclusão da História da Matemática dentro da visão problematizadora, associada à análise os algoritmos do ponto de vista da representação. Tais perspectivas contribuem para o entendimento dos algoritmos como diferentes escritas e manifestações das diversas culturas, além de descortinar possibilidades educacionais com o uso dessas representações. Tal interesse se fundamenta na compreensão de que reside na representação uma fundamental via de aquisição do conhecimento matemático e por conseqüência, elemento importante na escolha de estratégias metodológicas para seu ensino.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2019-12-18T13:12:35Z
2019-12-18T13:12:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203133
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652176654860288