Os algorítmos no contexto da história: uma experiência na formação de professores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203133 |
Resumo: | Esse trabalho se situa no campo da História da Matemática na educação matemática, investigando a inserção da mesma na formação de professores, que atuam nas séries iniciais do ensino fundamental, e suporte para elaboração de estratégias metodológicas amparadas no uso da História da Matemática. Nossa problemática central se delineou ao averiguarmos pesquisas que identificam uma concepção formalista do ensino da matemática, a qual considera que a maioria dos professores atribui um excessivo valor a alguns símbolos, regras e especialmente os algoritmos. Acreditamos ser pertinente para a contribuição na alteração deste quadro, a inclusão da História da Matemática dentro da visão problematizadora, associada à análise os algoritmos do ponto de vista da representação. Tais perspectivas contribuem para o entendimento dos algoritmos como diferentes escritas e manifestações das diversas culturas, além de descortinar possibilidades educacionais com o uso dessas representações. Tal interesse se fundamenta na compreensão de que reside na representação uma fundamental via de aquisição do conhecimento matemático e por conseqüência, elemento importante na escolha de estratégias metodológicas para seu ensino. |
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