GERENCIAMENTO DE CARREIRAS: A PERCEPÇÃO DAS GERAÇÕES BABY BOOMERS, X E Y NUMA UNIVERSIDADE DO NORDESTE BRASILEIRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MACHADO, MÔNICA CRISTINA ROVARIS
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: SEIXAS, PATRICIA GÓES FERREIRA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136069
Resumo: As organizações lidam com seu quadro funcional contendo pessoas de diferentes gerações comportamentais, Geração Baby Boomers (nascidos entre 1946 e 1964), Geração X (nascidos entre 1965 e 1979) e Geração Y (nascidos entre 1980 a 1995). A presente pesquisa procurou verificar a percepção sobre o gerenciamento de carreiras dos técnicos administrativos, divididos nas gerações comportamentais Baby Boomers, X e Y, na Universidade Federal de Sergipe. O estudo é caracterizado como de caso único (Yin, 2001) teve caráter exploratório, estruturado em uma revisão da literatura com tópicos relacionados a gestão de pessoas, as competências do gerenciamento de carreiras e as gerações comportamentais. O questionário aplicado teve uma amostra de 55 funcionários da Reitoria da Universidade Federal de Sergipe divididos de acordo com as gerações comportamentais. Verificou-se o perfil sócio-funcional dos funcionário e sua percepção sobre o gerenciamento de carreiras a partir das competências geracionais: Sabendo como (knowing how), Sabendo com quem (knowing whom), Sabendo por que (knowing why) e crescimento profissional. A Geração Baby Boomers e a Geração X foram as que mais se identificaram com as competências do gerenciamento de carreiras e a Geração Y mais descrente nas afirmativas relacionadas às competências destacadas.
id UFSC_124d1f0a25406914deaca543675ef01b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/136069
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling GERENCIAMENTO DE CARREIRAS: A PERCEPÇÃO DAS GERAÇÕES BABY BOOMERS, X E Y NUMA UNIVERSIDADE DO NORDESTE BRASILEIROAs organizações lidam com seu quadro funcional contendo pessoas de diferentes gerações comportamentais, Geração Baby Boomers (nascidos entre 1946 e 1964), Geração X (nascidos entre 1965 e 1979) e Geração Y (nascidos entre 1980 a 1995). A presente pesquisa procurou verificar a percepção sobre o gerenciamento de carreiras dos técnicos administrativos, divididos nas gerações comportamentais Baby Boomers, X e Y, na Universidade Federal de Sergipe. O estudo é caracterizado como de caso único (Yin, 2001) teve caráter exploratório, estruturado em uma revisão da literatura com tópicos relacionados a gestão de pessoas, as competências do gerenciamento de carreiras e as gerações comportamentais. O questionário aplicado teve uma amostra de 55 funcionários da Reitoria da Universidade Federal de Sergipe divididos de acordo com as gerações comportamentais. Verificou-se o perfil sócio-funcional dos funcionário e sua percepção sobre o gerenciamento de carreiras a partir das competências geracionais: Sabendo como (knowing how), Sabendo com quem (knowing whom), Sabendo por que (knowing why) e crescimento profissional. A Geração Baby Boomers e a Geração X foram as que mais se identificaram com as competências do gerenciamento de carreiras e a Geração Y mais descrente nas afirmativas relacionadas às competências destacadas.INPEAU/UFSC2015-11-03T13:51:41Z2015-11-03T13:51:41Z2015-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-01-1https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136069MACHADO, MÔNICA CRISTINA ROVARISSEIXAS, PATRICIA GÓES FERREIRAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-03T13:51:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/136069Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-11-03T13:51:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv GERENCIAMENTO DE CARREIRAS: A PERCEPÇÃO DAS GERAÇÕES BABY BOOMERS, X E Y NUMA UNIVERSIDADE DO NORDESTE BRASILEIRO
title GERENCIAMENTO DE CARREIRAS: A PERCEPÇÃO DAS GERAÇÕES BABY BOOMERS, X E Y NUMA UNIVERSIDADE DO NORDESTE BRASILEIRO
spellingShingle GERENCIAMENTO DE CARREIRAS: A PERCEPÇÃO DAS GERAÇÕES BABY BOOMERS, X E Y NUMA UNIVERSIDADE DO NORDESTE BRASILEIRO
MACHADO, MÔNICA CRISTINA ROVARIS
title_short GERENCIAMENTO DE CARREIRAS: A PERCEPÇÃO DAS GERAÇÕES BABY BOOMERS, X E Y NUMA UNIVERSIDADE DO NORDESTE BRASILEIRO
title_full GERENCIAMENTO DE CARREIRAS: A PERCEPÇÃO DAS GERAÇÕES BABY BOOMERS, X E Y NUMA UNIVERSIDADE DO NORDESTE BRASILEIRO
title_fullStr GERENCIAMENTO DE CARREIRAS: A PERCEPÇÃO DAS GERAÇÕES BABY BOOMERS, X E Y NUMA UNIVERSIDADE DO NORDESTE BRASILEIRO
title_full_unstemmed GERENCIAMENTO DE CARREIRAS: A PERCEPÇÃO DAS GERAÇÕES BABY BOOMERS, X E Y NUMA UNIVERSIDADE DO NORDESTE BRASILEIRO
title_sort GERENCIAMENTO DE CARREIRAS: A PERCEPÇÃO DAS GERAÇÕES BABY BOOMERS, X E Y NUMA UNIVERSIDADE DO NORDESTE BRASILEIRO
author MACHADO, MÔNICA CRISTINA ROVARIS
author_facet MACHADO, MÔNICA CRISTINA ROVARIS
SEIXAS, PATRICIA GÓES FERREIRA
author_role author
author2 SEIXAS, PATRICIA GÓES FERREIRA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MACHADO, MÔNICA CRISTINA ROVARIS
SEIXAS, PATRICIA GÓES FERREIRA
description As organizações lidam com seu quadro funcional contendo pessoas de diferentes gerações comportamentais, Geração Baby Boomers (nascidos entre 1946 e 1964), Geração X (nascidos entre 1965 e 1979) e Geração Y (nascidos entre 1980 a 1995). A presente pesquisa procurou verificar a percepção sobre o gerenciamento de carreiras dos técnicos administrativos, divididos nas gerações comportamentais Baby Boomers, X e Y, na Universidade Federal de Sergipe. O estudo é caracterizado como de caso único (Yin, 2001) teve caráter exploratório, estruturado em uma revisão da literatura com tópicos relacionados a gestão de pessoas, as competências do gerenciamento de carreiras e as gerações comportamentais. O questionário aplicado teve uma amostra de 55 funcionários da Reitoria da Universidade Federal de Sergipe divididos de acordo com as gerações comportamentais. Verificou-se o perfil sócio-funcional dos funcionário e sua percepção sobre o gerenciamento de carreiras a partir das competências geracionais: Sabendo como (knowing how), Sabendo com quem (knowing whom), Sabendo por que (knowing why) e crescimento profissional. A Geração Baby Boomers e a Geração X foram as que mais se identificaram com as competências do gerenciamento de carreiras e a Geração Y mais descrente nas afirmativas relacionadas às competências destacadas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-03T13:51:41Z
2015-11-03T13:51:41Z
2015-12-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-01-1
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136069
identifier_str_mv 978-85-68618-01-1
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136069
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652314703036416