AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PROFISSIONAL.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: EHRHARDT, GIOVANI
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: RAMOS, EDSON OSNI, TOSTA, HUMBERTO TONANI, GOES, MARCO ANTONIO LORENZ
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35834
Resumo: A avaliação do ensino superior, na abordagem dos autores, passa pelo acesso ao ensino superior, pela avaliação das Instituições de Ensino Superior (IES), a fim de que elas possam contribuir para a avaliação de desempenho profissional e a atuação no mercado de trabalho. Diante disto, este estudo tem por objetivo principal analisar este percurso de uma forma integrada. Especificamente, pretende-se apresentar teorias voltadas à contextualização e definição do referido percurso; e retratar as políticas institucionais aplicadas por IES e demais instituições e actores neste percurso. Desta forma, considerando o interesse dos pesquisadores e a viabilidade de desenvolver estudo nos objetos de estudos definidos, esta pesquisa teve como temas a serem estudados a avaliação do ensino superior – do acesso ao ensino superior a avaliação de desempenho profissional. A metodologia aborda tem por objetivo a discussão sobre o acesso e a permanência na educação superior, assim como a efectiva avaliação das IES. Os principais resultados alcançados com este estudo são: a caracterização do percurso de forma articulada e integrada no intuito de tomar conhecimento da atual situação, com intuito de se preparar melhor para o mercado de trabalho; e o interesse por parte das IES em contribuir para a evolução das políticas educacionais.
id UFSC_134afab35e82d4076aded6b35c862bc5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/35834
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PROFISSIONAL.A avaliação do ensino superior, na abordagem dos autores, passa pelo acesso ao ensino superior, pela avaliação das Instituições de Ensino Superior (IES), a fim de que elas possam contribuir para a avaliação de desempenho profissional e a atuação no mercado de trabalho. Diante disto, este estudo tem por objetivo principal analisar este percurso de uma forma integrada. Especificamente, pretende-se apresentar teorias voltadas à contextualização e definição do referido percurso; e retratar as políticas institucionais aplicadas por IES e demais instituições e actores neste percurso. Desta forma, considerando o interesse dos pesquisadores e a viabilidade de desenvolver estudo nos objetos de estudos definidos, esta pesquisa teve como temas a serem estudados a avaliação do ensino superior – do acesso ao ensino superior a avaliação de desempenho profissional. A metodologia aborda tem por objetivo a discussão sobre o acesso e a permanência na educação superior, assim como a efectiva avaliação das IES. Os principais resultados alcançados com este estudo são: a caracterização do percurso de forma articulada e integrada no intuito de tomar conhecimento da atual situação, com intuito de se preparar melhor para o mercado de trabalho; e o interesse por parte das IES em contribuir para a evolução das políticas educacionais.INPEAU2012-09-27T18:04:11Z2012-09-27T18:04:11Z2009-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35834EHRHARDT, GIOVANIRAMOS, EDSON OSNITOSTA, HUMBERTO TONANIGOES, MARCO ANTONIO LORENZporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-20T13:40:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/35834Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-20T13:40:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PROFISSIONAL.
title AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PROFISSIONAL.
spellingShingle AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PROFISSIONAL.
EHRHARDT, GIOVANI
title_short AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PROFISSIONAL.
title_full AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PROFISSIONAL.
title_fullStr AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PROFISSIONAL.
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PROFISSIONAL.
title_sort AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PROFISSIONAL.
author EHRHARDT, GIOVANI
author_facet EHRHARDT, GIOVANI
RAMOS, EDSON OSNI
TOSTA, HUMBERTO TONANI
GOES, MARCO ANTONIO LORENZ
author_role author
author2 RAMOS, EDSON OSNI
TOSTA, HUMBERTO TONANI
GOES, MARCO ANTONIO LORENZ
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv EHRHARDT, GIOVANI
RAMOS, EDSON OSNI
TOSTA, HUMBERTO TONANI
GOES, MARCO ANTONIO LORENZ
description A avaliação do ensino superior, na abordagem dos autores, passa pelo acesso ao ensino superior, pela avaliação das Instituições de Ensino Superior (IES), a fim de que elas possam contribuir para a avaliação de desempenho profissional e a atuação no mercado de trabalho. Diante disto, este estudo tem por objetivo principal analisar este percurso de uma forma integrada. Especificamente, pretende-se apresentar teorias voltadas à contextualização e definição do referido percurso; e retratar as políticas institucionais aplicadas por IES e demais instituições e actores neste percurso. Desta forma, considerando o interesse dos pesquisadores e a viabilidade de desenvolver estudo nos objetos de estudos definidos, esta pesquisa teve como temas a serem estudados a avaliação do ensino superior – do acesso ao ensino superior a avaliação de desempenho profissional. A metodologia aborda tem por objetivo a discussão sobre o acesso e a permanência na educação superior, assim como a efectiva avaliação das IES. Os principais resultados alcançados com este estudo são: a caracterização do percurso de forma articulada e integrada no intuito de tomar conhecimento da atual situação, com intuito de se preparar melhor para o mercado de trabalho; e o interesse por parte das IES em contribuir para a evolução das políticas educacionais.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-27
2012-09-27T18:04:11Z
2012-09-27T18:04:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35834
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35834
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652080048504832