Ações de marketing aplicadas nas bibliotecas das instituições de ensino superior de Florianópolis e Grande Florianópolis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Avellar, Angélica Venise
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122238
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Curso de Biblioteconomia.
id UFSC_181ca16c9b429b06b261920cb410c18e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/122238
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Ações de marketing aplicadas nas bibliotecas das instituições de ensino superior de Florianópolis e Grande FlorianópolisAções de MarketingBibliotecas UniversitáriasMarketing em BibliotecasUniversity LibrariesAP MarketingMarketing in LibrariesTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Curso de Biblioteconomia.Este trabalho apresenta a pesquisa que configura em um trabalho de conclusão do curso de Biblioteconomia. Tem por objetivo verificar e analisar as ações de marketing aplicadas nas bibliotecas universitárias de Florianópolis e Grande Florianópolis, observando os recursos utilizados para atender os usuários das bibliotecas universitárias. A pesquisa partiu do questionamento quanto à aplicação de ações de marketing na gestão por parte das unidades de informação identificadas. A biblioteca é uma organização que necessita de qualidade e eficácia na prestação do serviço para com o usuário disponibilizando conhecimento. O desenvolvimento de um plano de marketing auxilia e padroniza a excelência deste serviço. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e descritiva, qualitativa e quantitativa. Quanto à coleta e análise dos dados classifica-se como uma pesquisa de levantamento. Os dados foram coletados utilizando-se um questionário eletrônico encaminhado para o bibliotecário responsável de cada instituição. Dentre as dezoito bibliotecas universitárias de Florianópolis e Grande Florianópolis que compõem o universo da pesquisa, participaram deste estudo sete, representando 38,9% do total de instituições. A pesquisa apontou que as bibliotecas universitárias não possuem um planejamento formal, contudo, estas unidades de informação desenvolvem ações de marketing, ainda que inconscientemente.This paper presents research that configures into a work of completing the course in librarianship. Aims to verify and analyze marketing activities implemented in university libraries and Florianópolis Florianópolis, noting the resources used to meet users of university libraries. The study started from the question as to the application of marketing in management by the unit of information identified. The library is an organization that needs quality and efficiency in the provision of service to the user providing knowledge. The development of a marketing plan assists and standardizes the excellence of this service. It is a bibliographic and descriptive, qualitative and quantitative research. As for the collection and analysis of data is classified as a survey research. Data were collected through an electronic questionnaire sent to the librarian in charge of each institution. Among the eighteen university libraries and Florianópolis Florianópolis that make up its universe, seven participated in this study, representing 38.9% of total institutions. The survey pointed out that the university libraries do not have a formal plan, however, these information units develop marketing initiatives, albeit unconsciously.Florianópolis,SCBedin, Sonali Paula MolinUniversidade Federal de Santa CatarinaAvellar, Angélica Venise2014-07-29T18:03:44Z2014-07-29T18:03:44Z2014-07-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis39 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122238Florianópolis, SCporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-24T17:35:13Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/122238Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-08-24T17:35:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ações de marketing aplicadas nas bibliotecas das instituições de ensino superior de Florianópolis e Grande Florianópolis
title Ações de marketing aplicadas nas bibliotecas das instituições de ensino superior de Florianópolis e Grande Florianópolis
spellingShingle Ações de marketing aplicadas nas bibliotecas das instituições de ensino superior de Florianópolis e Grande Florianópolis
Avellar, Angélica Venise
Ações de Marketing
Bibliotecas Universitárias
Marketing em Bibliotecas
University Libraries
AP Marketing
Marketing in Libraries
title_short Ações de marketing aplicadas nas bibliotecas das instituições de ensino superior de Florianópolis e Grande Florianópolis
title_full Ações de marketing aplicadas nas bibliotecas das instituições de ensino superior de Florianópolis e Grande Florianópolis
title_fullStr Ações de marketing aplicadas nas bibliotecas das instituições de ensino superior de Florianópolis e Grande Florianópolis
title_full_unstemmed Ações de marketing aplicadas nas bibliotecas das instituições de ensino superior de Florianópolis e Grande Florianópolis
title_sort Ações de marketing aplicadas nas bibliotecas das instituições de ensino superior de Florianópolis e Grande Florianópolis
author Avellar, Angélica Venise
author_facet Avellar, Angélica Venise
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bedin, Sonali Paula Molin
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Avellar, Angélica Venise
dc.subject.por.fl_str_mv Ações de Marketing
Bibliotecas Universitárias
Marketing em Bibliotecas
University Libraries
AP Marketing
Marketing in Libraries
topic Ações de Marketing
Bibliotecas Universitárias
Marketing em Bibliotecas
University Libraries
AP Marketing
Marketing in Libraries
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Curso de Biblioteconomia.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-29T18:03:44Z
2014-07-29T18:03:44Z
2014-07-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122238
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 39 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis,SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis,SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652021104902144