Crenças de professores de ciências da natureza e matemática sobre motivação dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rafael Sales Lisbôa de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169531
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2015.
id UFSC_18f63a65c4266346c1f36bcbe335bdf8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/169531
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Crenças de professores de ciências da natureza e matemática sobre motivação dos alunosEducaçãoEducação científica e tecnológicaProfessores de ciênciaProfessores de matemáticaMotivação na educaçãoEnsino médioDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2015.O presente estudo tem a intenção de contribuir e avançar na compreensão das crenças dos professores no ambiente escolar, especificamente no Ensino de Ciências da Natureza e Matemática. Para tanto, levantamos a seguinte questão: Quais as crenças de professores de Ciências da Natureza e Matemática sobre motivação dos alunos? O embasamento teórico desse estudo está apoiado em dois aportes teóricos: o primeiro é o estudo sobre crenças, que destaca sua relação com o conhecimento, diferenças em relação ao conceito de concepções, aspectos teóricos comuns entres autores, além de estudos que relacionam as crenças ao contexto escolar, mais precisamente sobre as crenças dos professores, como elas se originam, quais as suas influências e como se modificam/desaparecem. O segundo traz uma abordagem teórica sobre o conceito de motivação para o contexto educacional, mais especificamente sobre o tema motivação para aprender. Nessa abordagem, apresentamos brevemente os tipos de motivação, bem como algumas teorias que dão suporte ao nosso estudo: Teoria da Autodeterminação, Teoria de Metas de Realização, Teoria da Atribuição Causal, Crenças de Autoeficácia, além das características da Motivação do Professor. Nesse sentido, desenvolvemos um estudo qualitativo no qual 11 professores da grande Florianópolis participaram desse estudo respondendo a uma entrevista semiestruturada. A análise desse material ocorreu à luz da Análise de Conteúdo e culminou na organização das crenças dos professores em 8 categorias de crenças de professores sobre motivação. Os resultados da análise dos dados indicaram que a respeito das crenças sobre motivação, foi constatado que a maioria dos docentes não apresentou uma definição precisa de motivação. A maioria, nove entre onze professores, explicitou motivos para tentar definir motivação. De modo geral, os docentes não explicitaram em seus relatos conhecer a distinção entre motivação intrínseca e motivação extrínseca, tampouco a taxonomia abordada da Teoria da Autodeterminação através do continuum de autodeterminação, muito embora, tenham exemplificado situações nas quais figurem tanto elementos de ordem extrínseca quanto intrínseca. Além disso, o grupo de professores investigado explicitou crenças centradas no papel motivacional dos conteúdos que lecionam, e relatam que muitas vezes direcionam esforços em motivar os estudantes apoiados nessas crenças. Também foi percebido que os cursos de graduação que ofereceram a formação desses docentes não abordavam esse assunto em seuscurrículos. Finalmente, os professores relataram que a origem/construção de suas crenças sobre a motivação dos estudantes para aprender se deu por experiências vicárias enquanto alunos ou docentes. Dentre as contribuições de nosso estudo, destacamos o caminho trilhado para novos estudos, possíveis contribuições em cursos de formação e a maior delas, que se configura como a oportunidade de refletir sobre crenças no contexto escolar e compreender o importante papel delas na conduta dos docentes.<br>Abstract : This study intends to contribute and understand the beliefs of teachers in the school environment, specifically in Natural Science and Mathematics. To this end, we have raised the question: What are teacher beliefs regarding student motivation? The theoretical basis of this study is supported by two theoretical contributions: the first is the study of beliefs, highlighting its relationship to knowledge, differences regarding the concept of views, theoretical aspects common between authors and studies linking beliefs to school context, more precisely on the beliefs of teachers, how they originate, what are their influences and how to modify/disappear. The second brings a theoretical approach to the concept of motivation to the educational context, more specifically on the subject of motivation to learn. In this approach, briefly present the types of motivation as well as some theories that support our study: Theory of Self-Determination, Achievement Goals Theory, Theory of Cause, Auto efficiency Beliefs, in addition to the teacher?s motivation characteristics. Accordingly, we developed a qualitative study in which 11 teachers of Florianópolis - Brazil participated in the study by answering a semi-structured interview. The analysis of these occurred in the light of Content Analysis and resulted in the organization of teachers' beliefs in 8 categories of teachers' beliefs about motivation. The results of the data analysis indicated that the beliefs about motivation was found that most teachers did not provide a precise definition of motivation. Most teachers, nine of eleven teachers, explained reasons to try to define motivation. In general, teachers did not make it explicit in their reports to know the distinction between intrinsic motivation and extrinsic motivation, nor the taxonomy addressed the Theory of Self-determination through self-determination continuum, though, they have exemplified situations in which appear both extrinsic and intrinsic motivation. Moreover, the group of teachers investigated explicit beliefs centered on the motivational role of content they teach and often report that direct efforts to motivate students supported these beliefs. It was also perceived that the undergraduate courses that offered the training of these teachers did not address this subject in their curriculum. Finally, teachers reported that the source of their beliefs in students' motivation to learn was acquired during experiences as students and as teachers. Among the contributions of our study, we highlight the path followed for further studies, a possiblecontributions on training courses and an opportunity to reflect on beliefs in the school context and its role in the teachers? conduct.Custódio Filho, José FranciscoUniversidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Rafael Sales Lisbôa de2016-10-19T13:06:11Z2016-10-19T13:06:11Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis171 p.| il., tabs.application/pdf338221https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169531porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-19T13:06:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/169531Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-19T13:06:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Crenças de professores de ciências da natureza e matemática sobre motivação dos alunos
title Crenças de professores de ciências da natureza e matemática sobre motivação dos alunos
spellingShingle Crenças de professores de ciências da natureza e matemática sobre motivação dos alunos
Oliveira, Rafael Sales Lisbôa de
Educação
Educação científica e tecnológica
Professores de ciência
Professores de matemática
Motivação na educação
Ensino médio
title_short Crenças de professores de ciências da natureza e matemática sobre motivação dos alunos
title_full Crenças de professores de ciências da natureza e matemática sobre motivação dos alunos
title_fullStr Crenças de professores de ciências da natureza e matemática sobre motivação dos alunos
title_full_unstemmed Crenças de professores de ciências da natureza e matemática sobre motivação dos alunos
title_sort Crenças de professores de ciências da natureza e matemática sobre motivação dos alunos
author Oliveira, Rafael Sales Lisbôa de
author_facet Oliveira, Rafael Sales Lisbôa de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Custódio Filho, José Francisco
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Rafael Sales Lisbôa de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação científica e tecnológica
Professores de ciência
Professores de matemática
Motivação na educação
Ensino médio
topic Educação
Educação científica e tecnológica
Professores de ciência
Professores de matemática
Motivação na educação
Ensino médio
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-10-19T13:06:11Z
2016-10-19T13:06:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 338221
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169531
identifier_str_mv 338221
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169531
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 171 p.| il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651917419610112