Novos letramentos na escola: uma análise da integração do tablet às práticas pedagógicas no Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Knaul, Ana Paula
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169637
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015.
id UFSC_197dc30fb0503142486b96f86aeb7c03
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/169637
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Novos letramentos na escola: uma análise da integração do tablet às práticas pedagógicas no Ensino FundamentalEducaçãoDispositivos móveisLetramentoEnsino fundamentalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015.Imersas em uma cultura da convergência em que os meios difundem e atravessam as relações sociais, temos preocupações relacionadas à formação das crianças com, para e através da mídia, tendo em vista que as tecnologias móveis têm tornado o acesso à informação e a apropriação de conhecimentos cada vez mais ubíquos, compartilháveis e colaborativos. A partir disso, a presente dissertação tem como objetivo problematizar e analisar a integração do tablet às práticas pedagógicas com duas turmas do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Aplicação da UFSC, na perspectiva dos novos letramentos. Para isso, iniciamos com uma revisão de literatura, buscando mapear os trabalhos relacionados à temática, juntamente com um aprofundamento teórico em autores, como: Vygotsky (1991), Buckingham (2012), Martín-Barbero (2008), Lankshear e Knobel (2006), Rogers e Price (2009), entre outros. A aproximação com o campo ocorreu por meio da observação participante, que incluiu a realização de um mapeamento dos usos e consumos de tecnologias móveis pelas crianças fora do espaço escolar, com a aplicação de um questionário com as famílias. Estas aproximações orientaram o planejamento e a realização das intervenções pautadas na perspectiva da mídia-educação, por meio do método de pesquisa colaborativa, utilizando jogos eletrônicos, vídeos, blog, recursos de filmagem e fotografia com o uso do tablet. Como resultados da pesquisa, ao analisarmos parte do ecossistema comunicativo em que as crianças estavam imersas e possibilitar a ampliação do mesmo por meio do uso da tecnologia e das estratégias pensadas a partir dela, percebemos o desenvolvimento de novos letramentos, que engendraram práticas de colaboração diversas, a partir das diferentes mediações que se fizeram presentes no campo da investigação. Consideramos como desafios diante da integração da tecnologia móvel na escola, a fluência digital por parte dos professores; a boa infraestrutura da escola para oferecer conexão estável com a internet, bem como suporte e manutenção para o uso dessas tecnologias e, por fim, a flexibilidade dos currículos para se adequar aos ritmos e tempos das crianças e professores nesse processo de integração da tecnologia móvel ao ensino e à aprendizagem.<br>Abstract : Immersed in a convergence culture where media diffuse and cross social relations, we have concerns about the formation of children to and through the media, given that mobile technology has made access to information and the dissemination of knowledge increasingly ubiquitous, sharable and collaborative. From this, the present dissertation aims to problematize and analyze the integration of tablet in pedagogical practices with two class of first year of elementary school of Colégio de Aplicação of UFSC, from the perspective of new literacies. To do this, we start with a literature review seeking to map the work related to the theme, along with a theoretical deepening in authors such as Vygotsky (1991), Buckingham (2012), Martin-Barbero (2008), Lankshear and Knobel (2006), Rogers and Price (2009), among others. The approach to the field came through participant observation, which included the achievement of a mapping of uses and consumption of mobiles technologies by children out of school space by applying a questionnaire with their family. These approaches guided the planning and realization of interventions guided by the perspective of media education through the collaborative research method using electronic games, videos, blog, film features and photos using the tablet. As search results by analyzing part of the communicative ecosystem where children were immersed and by allowing its expanding through the use of technology and strategies designed from it, we realize the development of new literacies, which engendered various collaborative practices, from the different mediations that were present in the field of investigation. We consider as challenges facing the integration of mobile technology in school the digital fluency by teachers; good school infrastructure to provide a stable internet connection, as well as support and maintenance for use of these technologies and, finally, the flexibility of curriculum to suit itself to the rhythms and times of children and teachers in this process of integration of mobile technology to teaching and learning.Ramos, Daniela KarineUniversidade Federal de Santa CatarinaKnaul, Ana Paula2016-10-19T13:19:19Z2016-10-19T13:19:19Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis255 p.| il., grafs.application/pdf338850https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169637porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-19T13:19:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/169637Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-19T13:19:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Novos letramentos na escola: uma análise da integração do tablet às práticas pedagógicas no Ensino Fundamental
title Novos letramentos na escola: uma análise da integração do tablet às práticas pedagógicas no Ensino Fundamental
spellingShingle Novos letramentos na escola: uma análise da integração do tablet às práticas pedagógicas no Ensino Fundamental
Knaul, Ana Paula
Educação
Dispositivos móveis
Letramento
Ensino fundamental
title_short Novos letramentos na escola: uma análise da integração do tablet às práticas pedagógicas no Ensino Fundamental
title_full Novos letramentos na escola: uma análise da integração do tablet às práticas pedagógicas no Ensino Fundamental
title_fullStr Novos letramentos na escola: uma análise da integração do tablet às práticas pedagógicas no Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Novos letramentos na escola: uma análise da integração do tablet às práticas pedagógicas no Ensino Fundamental
title_sort Novos letramentos na escola: uma análise da integração do tablet às práticas pedagógicas no Ensino Fundamental
author Knaul, Ana Paula
author_facet Knaul, Ana Paula
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Daniela Karine
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Knaul, Ana Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Dispositivos móveis
Letramento
Ensino fundamental
topic Educação
Dispositivos móveis
Letramento
Ensino fundamental
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-10-19T13:19:19Z
2016-10-19T13:19:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 338850
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169637
identifier_str_mv 338850
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169637
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 255 p.| il., grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651937064681472