Análise da Transformação Digital em Empresas de Varejo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jeremias, André Cardoso
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244149
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Tecnologias da Informação e Comunicação.
id UFSC_1d5b6d934c163b279638934872ef465d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/244149
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Análise da Transformação Digital em Empresas de VarejoTransformação DigitalVarejoNegócios DigitaisTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Tecnologias da Informação e Comunicação.Tendo em vista um desenvolvimento cada vez mais crescente das formas de tecnologia da informação e comunicação, as empresas vêm utilizando esses meios para poder implementar e otimizar seus negócios, realizando os seus resultados em ambiente cada vez mais digital. Com base nesse contexto que a presente pesquisa tem o objetivo de demonstrar uma análise realizada sobre empresas do setor de varejo de modo a avaliar as técnicas do processo que foram adotados na transformação digital desenvolvendo o modelo de negócios e criando valor com relação aos clientes e assim melhorando seus resultados perante os concorrentes no competitivo setor de varejo. A metodologia adotada e realizada para a presente pesquisa se trata de uma análise documental e qualitativa, onde foram consideradas as mais relevantes empresas varejistas e foi realizada a análise sobre as práticas de transformação digital que elas utilizaram e implementaram para o seu desenvolvimento e para criação de valor com relação aos clientes. Foi possível verificar as evidências e compreensão das plataformas digitais multilaterais e suas implicações e impacto sobre o setor varejista, onde se analisou que as teorias sobre a transformação digital são relevantes para o varejo, onde empresas baseadas em plataformas como Amazon e Alibaba Group criaram sistemas de varejo que consistem em fornecedores independentes e usuários finais que podem criar valor através da interface digital de varejo. Conclui-se então que a transformação digital é algo inevitável para as empresas que queiram, melhorar e implementar novas soluções e somente através dessa mudança nos modelos de negócios que é possível alcançar diferentes resultados em um mercado tão competitivo.In view of an ever-increasing development of the forms of information technology and communication, companies have been using these means to be able to implement and optimize their business, realizing their results in an increasingly digital environment. Based on this context, this research aims to demonstrate an analysis of companies in the retail sector in order to evaluate the process techniques that have been adopted in the digital transformation, developing the business model and creating value in relation to customers and thus improving their results against competitors in the competitive retail sector. The methodology adopted and carried out for this research is a documentary and qualitative analysis, where the most relevant retail companies were considered and an analysis was carried out on the digital transformation practices that they used and implemented for their development and for creating value with respect to customers. It was possible to verify the evidence and understanding of multi-sided digital platforms and their implications and impact on the retail industry, where it was analyzed that the theories on digital transformation are relevant to retail, where platform-based companies such as Amazon and Alibaba Group have created retail systems that consist of independent suppliers and end users that can create value through the digital retail interface. It is then concluded that digital transformation is something inevitable for companies that want, improve and implement new solutions and only through this change in business models that it is possible to achieve different results in such a competitive market.Araranguá, SC.Lunardi, Giovani MendonçaUniversidade Federal de Santa Catarina.Jeremias, André Cardoso2023-02-01T17:17:10Z2023-02-01T17:17:10Z2022-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis66 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244149Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-02-01T17:17:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/244149Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-02-01T17:17:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da Transformação Digital em Empresas de Varejo
title Análise da Transformação Digital em Empresas de Varejo
spellingShingle Análise da Transformação Digital em Empresas de Varejo
Jeremias, André Cardoso
Transformação Digital
Varejo
Negócios Digitais
title_short Análise da Transformação Digital em Empresas de Varejo
title_full Análise da Transformação Digital em Empresas de Varejo
title_fullStr Análise da Transformação Digital em Empresas de Varejo
title_full_unstemmed Análise da Transformação Digital em Empresas de Varejo
title_sort Análise da Transformação Digital em Empresas de Varejo
author Jeremias, André Cardoso
author_facet Jeremias, André Cardoso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lunardi, Giovani Mendonça
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Jeremias, André Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Transformação Digital
Varejo
Negócios Digitais
topic Transformação Digital
Varejo
Negócios Digitais
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Tecnologias da Informação e Comunicação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-12
2023-02-01T17:17:10Z
2023-02-01T17:17:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244149
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244149
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 66 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Araranguá, SC.
publisher.none.fl_str_mv Araranguá, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652151080091648