Estudantes fotogrando a/na univers/cidade: diálogos com espaçotempos na vida acadêmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Jardel Pelissari
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234519
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2019.
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spelling Estudantes fotogrando a/na univers/cidade: diálogos com espaçotempos na vida acadêmicaPsicologiaEnsino superiorSubjetividadeCidades e vilasFotografiaEspaço e tempoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2019.A Universidade Federal do Paraná (UFPR) constituiu-se historicamente de forma fragmentada em diversos complexos de edifícios espalhados e que compõem a cidade de Curitiba, condição pela qual, nesta tese, seja concebida como uma UniverS/Cidade, devido a seu tamanho, tão grande quanto uma cidade, e também por compor a cidade na qual está localizada. Essa condição espaçotemporal da UFPR faz com que a vida estudantil na instituição esteja em constante relação com as rotinas da cidade devido à necessidade de deslocamentos constantes entre diferentes espaços que a compõem. Com base na compreensão de que os espaçotempos são produções humanas, históricas e sociais, não sendo categorias neutras, mas constituindo as condições e possibilidades aos processos de produção de subjetividades, passou-se a indagar sobre os efeitos dessa configuração às/aos estudantes que tem suas formações acadêmicas e profissionais nessa instituição. Assim, com base na Filosofia da Linguagem do Círculo de Bakhtin e na Teoria Crítica da Escola de Frankfurt, foi realizada uma pesquisa de caráter interventivo que teve por objetivo investigar os diálogos que as/os estudantes tecem em seus cotidianos na e para com a UniverS/Cidade. Para tal, realizamos Oficinas de Fotografia Mobile com dois grupos de oito estudantes, totalizando 16 participantes, de diferentes cursos de graduação. As oficinas tiveram duração de oito semanas, nas quais foram realizados: a) encontros em grupo com discussões: rotinas na universidade e na cidade; o olhar e sua constituição; o que é ou não visível em nossos cotidianos; a produção de fotografias como realização de um sujeito que registra sua forma de ver o mundo; b) derivas pelos espaços da UniverS/Cidade; c) produção e leituras de fotografias; d) organização e montagem de exposições. As Oficinas produziram, como resultados, uma série de materiais que foram analisados: fotografias, transcrições de diálogos e discussões em grupos e diários de campo do pesquisador. Enquanto pesquisa de caráter interventivo, ainda como resultados, proporcionaram às/aos participantes a possibilidade de reflexão e constituição de novos sentidos sobre seus olhares, assim como sobre olhares das/os outros, aos espaçotempos em seus cotidianos, assim como a constituição de novos lugares enunciativos/subjetivos em suas vidas acadêmicas. Com base nesse material foram produzidos cinco artigos, que compõem a totalidade desta tese, nos quais se discute: os processos históricos de constituição dos espaçotempos na/da UFPR e as marcas do tempo que estão no espaço, assim como as condições e possibilidades à vida estudantil; a concepção da fotografia como linguagem, dialógica e valorada, e como enunciado, produção responsiva e responsável de um sujeito na dialogia da comunicação humana; posicionamentos das/os estudantes frente às vozes que organizam os espaçotempos da/na cidade e da/na universidade, sua não homogeneidade e linearidade e os processos de produção de subjetividades na UniverS/Cidade; aspectos invisibilizados ou silenciados na vida estudantil e que emergem como expressões de sofrimento marcadas pelas e nas possibilidades ler/compreender suas relações com os espaçotempos universitários; e o caráter interventivo e dialógico do processo de pesquisa, o papel do pesquisador na constituição de novos cenários e seus efeitos às/aos participantes da pesquisa. Os resultados e discussões sinalizam para a necessidade de aprofundamento de discussões sobre a vida estudantil nas universidades brasileiras, podendo contribuir com novos estudos, assim como para com profissionais e gestores da área na elaboração de políticas que possam proporcionar melhores condições de permanência às/aos estudantes nas instituiçõesAbstract: The Federal University of Paraná (UFPR) was historically constituted fragmented in several complexes of scattered buildings that compose the city of Curitiba, a condition for which, in this thesis, it is conceived as a UniverS/City, due to its size, great as a city, and also for composing the city in which it is located. This spatiotemporal condition of UFPR makes that the student life in the institution is in constant relation with the routines of the city due to the necessity of constant displacements between different spaces that compose it. Based on the understanding that timespaces are human, historical and social productions, not being neutral categories, but constituting the conditions and possibilities to the processes of production of subjectivities, began to inquire about the effects of this spatiotemporal configuration to the students who have their academic and professional backgrounds in this institution. Based on Philosophy of the Language of the Bakhtin Circle and on the Critical Theory of the Frankfurt School, an intervention research was carried out that aimed to investigate the dialogues that the students weave in their daily lives in and to UniverS/City. To do this, were realized Mobile Photography Workshops with two groups of eight students, totaling 16 participants, from different undergraduate courses. The workshops lasted eight weeks, during which were realized: a) group meetings with discussions about: routines at the university and in the city; the look and its constitution; what is or is not visible in our daily lives; the production of photographs as the realization of a subject who registers his way of seeing the world; b) drifts through the UniverS/Cidade spaces; c) production and photo readings; d) organization and assembly of exhibitions. The workshops produced several materials as results that were analyzed: photographs, transcripts of dialogues and discussions in groups and field journals of the researcher. As a research of an interventional nature, still as results, it?s provided to the participants the possibility of reflection and constitution of new senses about their looks, as well as about others' glances, to the timespaces in their everyday life, as well as the constitution of new enunciative/subjective places in their academic lives. Based on this material, five articles were produced, which compose the whole of this thesis, in which we discuss: the historical processes of constitution of spaces in the UFPR and the marks of time that are in space, as well as the conditions and possibilities for life student; the conception of photography as language, dialogic and valued, and as a statement, responsive and responsible production of a subject in the dialogue at the human communication; positions of the students in front of the voices that organize the spaces of the city and of the university, its non homogeneity and linearity and the processes of production of subjectivities in the UniverS/Cidade; aspects invisibled or silenced in student life and which emerge as expressions of suffering marked by and in the possibilities to read/understand their relations with university spaces; and the intervention and dialogical character of the research process, the role of the researcher in the constitution of new scenarios and their effects to the participants of the research. The results and discussions point to the need to deepen discussions about student life in Brazilian universities, and can contribute to new studies, as well as to professionals and managers in the area in the elaboration of policies that may provide better conditions for students to stay institutions.Zanella, Andréa VUniversidade Federal de Santa CatarinaMachado, Jardel Pelissari2022-05-19T14:28:23Z2022-05-19T14:28:23Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis192 p.| il.application/pdf364198https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234519porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-19T14:28:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/234519Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-19T14:28:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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