Perspectiva ética sobre ensino de animais: uma análise de livros didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Núbia Simões de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224232
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
id UFSC_1dcc90766e1aa7ae95f9d5194625791d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/224232
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Perspectiva ética sobre ensino de animais: uma análise de livros didáticosObjetificação animalLivro didáticoConsideração moralBioéticaEnsino de ciênciasTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.Este trabalho buscou analisar de que forma estamos ensinando às crianças sobre a temática animal, se partimos de uma perspectiva mais ética, ou de objetificação animal. Sendo o livro didático uma ferramenta democrática e com ampla penetração na sociedade, este foi escolhido para ser objeto de estudo nesta pesquisa. Foram analisados 16 livros didáticos, sendo 4 coleções, do 6º ao 9º ano, todas pautadas no PNLD 2020. Foram escolhidas 5 categorias para análise: objetificação, senciência, especismo e especismo eletivo, alimentação e impactos da carne, e leis. Foi possível observar pequenos passos positivos na nossa relação com os animais, porém muitos desses passos são visando o bem-estar humano, demonstrando que ainda vivemos em uma sociedade imersa no antropocentrismo. Além disso, outros resultados observados foram uma maior preocupação com algumas espécies de animais, enquanto outras continuam inseridas em um discurso de objetificação animal, que tem suas vidas tratadas como mercadoria, dispostas a servir o ser humano. Muitos livros ainda ignoram a presença de uma consciência animal, assim como um debate ético e moral sobre experimentação animal. Ainda é encontrado um discurso onde a dieta com carne é a única opção, além de pouquíssimos exemplos de leis que protegem os animais.This work sought to analyze how we are teaching children about the animal theme, whether we start from a more ethical perspective, or from an animal objectification. Being the textbook a democratic tool and a wide penetration in society, it was chosen to be the object of study in this research. 16 textbooks were analyzed, with 4 collections, from the 6th to the 9th grade, all based on the PNLD 2020. 5 categories were chosen for analysis: objectification, sentience, speciesism and elective speciesism, food and meat impacts and laws. It was possible to observe small positive steps in the relationship with animals, however many of these steps are aimed at human well-being, demonstrating that we still live immersed in a anthropocentric society. In addition, other results observed were a greater concern with some species of animals, while others remain inserted in a discourse with animal objectification, whose lives are treated as merchandise, willing to serve human beings. Many books still ignore the presence of an animal consciousness, as well as an ethical and moral debate about animal experimentation. There is still a discourse where meat diet is the only option, besides few examples of laws that protect animals.Florianópolis, SC.Giraldi, Patricia MontanariUniversidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Núbia Simões de2021-06-09T21:12:46Z2021-06-09T21:12:46Z2021-05-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis55 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224232info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-06-09T21:12:46Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/224232Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-06-09T21:12:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Perspectiva ética sobre ensino de animais: uma análise de livros didáticos
title Perspectiva ética sobre ensino de animais: uma análise de livros didáticos
spellingShingle Perspectiva ética sobre ensino de animais: uma análise de livros didáticos
Oliveira, Núbia Simões de
Objetificação animal
Livro didático
Consideração moral
Bioética
Ensino de ciências
title_short Perspectiva ética sobre ensino de animais: uma análise de livros didáticos
title_full Perspectiva ética sobre ensino de animais: uma análise de livros didáticos
title_fullStr Perspectiva ética sobre ensino de animais: uma análise de livros didáticos
title_full_unstemmed Perspectiva ética sobre ensino de animais: uma análise de livros didáticos
title_sort Perspectiva ética sobre ensino de animais: uma análise de livros didáticos
author Oliveira, Núbia Simões de
author_facet Oliveira, Núbia Simões de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Giraldi, Patricia Montanari
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Núbia Simões de
dc.subject.por.fl_str_mv Objetificação animal
Livro didático
Consideração moral
Bioética
Ensino de ciências
topic Objetificação animal
Livro didático
Consideração moral
Bioética
Ensino de ciências
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-09T21:12:46Z
2021-06-09T21:12:46Z
2021-05-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224232
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 55 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652233017917440