Formas regulatórias da educação das crianças: o que diz a produção científica (2009-2013)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mafra, Aline Helena
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130164
Resumo: Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - Segunda Edição – Polo Florianópolis, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil.
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spelling Formas regulatórias da educação das crianças: o que diz a produção científica (2009-2013)CriançasInfânciaLevantamento da produçãoFormas regulatóriasTrabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - Segunda Edição – Polo Florianópolis, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil.A presente pesquisa, em nível de especialização, consiste em uma análise da produção acadêmica em doze revistas científicas qualificadas como as principais revistas brasileiras na área da Educação e em quatro Grupos de Trabalhos da ANPEd no período de 2009-2013. Por meio da pesquisa, objetivou-se identificar o que a produção acadêmica, dos últimos cinco anos, vem apontando em relação as formas regulatórias presentes nos contextos educativos voltados à infância, entendendo as diversas ordens sociais presentes nesses espaços. A partir dessa busca foram localizados 10 trabalhos na ANPEd e 07 artigos em revistas científicas que abordavam a temática. Estes foram lidos na íntegra para categorização e análise. A partir da leitura da produção, utilizando a estratégia metodológica de Análise de Conteúdo, em que, por meio de um método indutivo (Vala, 1999), foi possível agrupá-las em duas temáticas/categorias: Expectativas, ótica e opiniões das crianças em relação ao contexto educativo e Relações sociais: poder e relações de classe. Os referenciais teóricos para a análise dos trabalhos selecionados pautaram-se essencialmente na abordagem de Boaventura de Sousa Santos, de Erving Goffman e no campo de estudos da Sociologia da Infância. Além da análise da produção acadêmica referente à temática, o trabalho buscou fornecer subsídios teóricos para a elaboração da dissertação de mestrado da autora, que está em andamento.Florianópolis, SCBuss Simão, MárciaUniversidade Federal de Santa CatarinaMafra, Aline Helena2015-02-25T20:12:44Z2015-02-25T20:12:44Z2014-09-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis102 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130164porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-25T20:12:44Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/130164Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-25T20:12:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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