Um modelo matemático para substituição de tecnologia em frotas heterogêneas de ônibus mediante o uso de leasing
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248687 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_21083057f9f1ccc6e4083c9a8c88d482 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/248687 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Um modelo matemático para substituição de tecnologia em frotas heterogêneas de ônibus mediante o uso de leasingÔnibus elétricoLeasingSubstituição de frotaEngenharia EconômicaPesquisa operacionalTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Engenharia de Produção.Diversas cidades ao redor do mundo têm exigido que as operadoras de transporte público deixem de utilizar ônibus movidos a combustíveis fósseis nas próximas décadas e passem a operar com veículos movidos a energias limpas. Diante deste cenário, os ônibus elétricos tem se mostrado uma opção interessante devido à constante evolução tecnológica. Este trabalho tem como objetivo construir um modelo matemático para o problema de substituição de frota de ônibus a combustão por ônibus elétrico, considerando o leasing como alternativa financeira. Assim, operadoras de transporte são capazes de otimizar o plano de substituição de frota, comparar alternativas financeiras e garantir que todas as restrições e metas determinadas serão respeitadas. O modelo é desenvolvido em programação inteira e faz uso da Modelagem como metodologia de pesquisa. Os resultados obtidos com a aplicação numérica baseadas em dados reais mostram que o modelo se comporta de acordo com a realidade do problema, se adaptando à modalidade de gerenciamento escolhida pela operadora de transporte. O leasing como alternativa financeira se mostrou competitivo no cenário estudado, resultando em soluções financeira e operacionalmente satisfatórias.Florianópolis, SC.Mayerle, Sergio FernandoUniversidade Federal de Santa Catarina.Benedetti, Matheus Turri2023-07-12T11:34:48Z2023-07-12T11:34:48Z2023-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis65 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248687Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-07-12T11:34:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/248687Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-07-12T11:34:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um modelo matemático para substituição de tecnologia em frotas heterogêneas de ônibus mediante o uso de leasing |
title |
Um modelo matemático para substituição de tecnologia em frotas heterogêneas de ônibus mediante o uso de leasing |
spellingShingle |
Um modelo matemático para substituição de tecnologia em frotas heterogêneas de ônibus mediante o uso de leasing Benedetti, Matheus Turri Ônibus elétrico Leasing Substituição de frota Engenharia Econômica Pesquisa operacional |
title_short |
Um modelo matemático para substituição de tecnologia em frotas heterogêneas de ônibus mediante o uso de leasing |
title_full |
Um modelo matemático para substituição de tecnologia em frotas heterogêneas de ônibus mediante o uso de leasing |
title_fullStr |
Um modelo matemático para substituição de tecnologia em frotas heterogêneas de ônibus mediante o uso de leasing |
title_full_unstemmed |
Um modelo matemático para substituição de tecnologia em frotas heterogêneas de ônibus mediante o uso de leasing |
title_sort |
Um modelo matemático para substituição de tecnologia em frotas heterogêneas de ônibus mediante o uso de leasing |
author |
Benedetti, Matheus Turri |
author_facet |
Benedetti, Matheus Turri |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mayerle, Sergio Fernando Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Benedetti, Matheus Turri |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ônibus elétrico Leasing Substituição de frota Engenharia Econômica Pesquisa operacional |
topic |
Ônibus elétrico Leasing Substituição de frota Engenharia Econômica Pesquisa operacional |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Engenharia de Produção. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-12T11:34:48Z 2023-07-12T11:34:48Z 2023-06-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248687 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248687 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Open Access. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Open Access. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
65 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652105212231681 |