Maturidade em gestão do conhecimento em clínicas de saúde das instituições de ensino superior integrantes da Associação Catarinense das Fundações Educacionais ? Sistema Acafe de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zilli, Marlon Gonçalves
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220477
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2020.
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spelling Maturidade em gestão do conhecimento em clínicas de saúde das instituições de ensino superior integrantes da Associação Catarinense das Fundações Educacionais ? Sistema Acafe de Santa CatarinaTecnologias da informação e comunicaçãoGestão do conhecimentoClínicas médicasUniversidades e faculdadesDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2020.A gestão do conhecimento (GC) consiste em a instituição criar, disseminar e incorporar conhecimentos a seus produtos e serviços e, no seu processo, estão todas as possibilidades de gerar, armazenar, distribuir e utilizar esse conhecimento, buscando promover o crescimento, o desenvolvimento, a comunicação e a preservação do conhecimento institucional, de forma que os profissionais alcancem respostas rápidas e adequadas para as decisões que precisam tomar. Desse modo, os modelos de maturidade em gestão do conhecimento buscam capturar o processo de desenvolvimento da GC dentro de uma instituição e avaliar até que ponto a GC está explicitamente definida, gerenciada e controlada. Esses modelos descrevem etapas do conhecimento e apoiam gerentes e organizações na avaliação do progresso das práticas de GC, de maneira a orientar na tomada de decisão e indicar melhorias de desempenho. Assim sendo, esta dissertação teve como objetivo geral analisar o grau de maturidade em gestão do conhecimento em clínicas universitárias das instituições de ensino superior (IES) da Associação Catarinense das Fundações Educacionais - sistema Acafe. Como objeto de estudos, optou-se pelas clínicas de fisioterapia, medicina, odontologia e psicologia das IES do sistema Acafe, devido à relevância das clínicas para o contexto de saúde no local em que estão inseridas e das instituições de ensino do sistema Acafe no contexto catarinense. Foi selecionada uma clínica de cada área do conhecimento por Região Geográfica Intermediária de Santa Catarina e feito contato com os seus respectivos gestores. Como método, utilizou-se a pesquisa qualitativa, aplicada, descritiva, com procedimentos técnicos bibliográfico, documental e estudo multicaso e com aplicação de questionário, modelo adaptado de Batista (2012), junto aos gestores dessas clínicas. Foram avaliados sete critérios: (i) liderança em GC; (ii) processos; (iii) pessoas; (iv) tecnologias; (v) processos de conhecimento; (vi) aprendizagem e inovação; e (vii) resultados da gestão do conhecimento, sendo que cada critério possui 6 ações a serem avaliadas. Logo, foi apresentado o contexto universitário de cada Região Geográfica Intermediária de Santa Catarina; foram caracterizadas as clínicas universitárias pertencentes às IES da Acafe, foi descrito seu nível de maturidade e identificados os pontos fortes e as oportunidades de melhorias da gestão do conhecimento das clínicas que integraram o escopo deste trabalho. Como resultados, 16 gestores participaram, sendo que dois deles são gestores gerais, coordenando todas as quatro áreas do conhecimento. Assim, constatou-se que uma clínica se encontra em nível de maturidade; cinco em nível de refinamento; quatro em introdução (expansão); seis em iniciação e nenhuma em nível de reação. As clínicas de fisioterapia possuem o maior nível de maturidade em gestão do conhecimento, seguidas de psicologia, medicina e odontologia, conforme a percepção de seus gestores. Constatou-se, também, que não há relação entre a percepção dos gestores sobre o grau de maturidade em GC e o tempo que eles coordenam o serviço de suas clínicas. Além disso, elencou-se como principais pontos fortes o critério tecnologia, no qual, segundo os pesquisados, todos possuem acesso à internet e ao e-mail institucional, e o critério processos, sendo, como principal ponto forte o fato de as clínicas readequarem seu processo de trabalho para agregar valor ao paciente e alcançar alto desempenho. Evidenciou-se que a principal oportunidade de melhoria se encontra no critério resultados da gestão do conhecimento, e a ação de necessidade de implementação de coaching, mentoring ou tutoria que propiciem transferir e preservar o conhecimento institucional, sendo que, essa ação corresponde ao critério pessoas.Abstract: Knowledge management (KM) consists of the institution creating, disseminating and incorporating knowledge into its products and services and, in its process, there are all possibilities to generate, store, distribute and use this knowledge, seeking to promote growth, development, communication and the preservation of institutional knowledge, so that professionals achieve quick and appropriate responses to the decisions they need to make. In this way, knowledge management maturity models seek to capture the KM development process within an institution and assess the extent to which KM is explicitly defined, managed and controlled. These models describe stages of knowledge and support managers and organizations in assessing the progress of KM practices, in order to guide decision making and indicate performance improvements. Therefore, this dissertation had as its general objective to analyse the degree of maturity in knowledge management in university clinics of higher education institutions (HEIs) of the Association of Santa Catarina of Educational Foundations - Acafe system. As an object of studies, physiotherapy, medicine, dentistry and psychology clinics of the HEIs of the Acafe system were chosen, due to the relevance of the clinics to the context of health in the place where they are located and of the educational institutions of the Acafe system in the context of Santa Catarina state. One clinic from each area of knowledge was selected by Intermediate Geographic Region of Santa Catarina and made contact with their respective managers. As a method, qualitative, applied, descriptive research was used, with bibliographic, documentary and multi-case study technical procedures and with the application of a questionnaire, model adapted from Batista (2012), in the managers of these clinics. Seven criteria were evaluated: (i) leadership in KM; (ii) processes; (iii) people; (iv) technologies; (v) knowledge processes; (vi) learning and innovation; and (vii) knowledge management results, with each criterion having 6 actions to be evaluated. Then, the university context of each Intermediate Geographic Region of Santa Catarina was presented; university clinics belonging to the HEIs of Acafe were characterized, their maturity level was described and the strengths and opportunities for improvement of knowledge management at clinics that were part of the scope of this work were identified. As a result, 16 managers participated, two of whom are general managers, coordinating all four areas of knowledge. Thus, it was found that one of the clinics is at the maturity level; five at the level of refinement; four in introduction (expansion); six in initiation and none in reaction level. Physiotherapy clinics have the highest level of maturity in knowledge management, followed by psychology, medicine and dentistry, according to the perception of their managers. It was also found that there is no relationship between the perception of managers about the degree of maturity in KM and the time that they coordinate the service of their clinics. In addition, the technology criterion was listed as the main strengths, in which, according to those surveyed, everyone has access to the internet and institutional e-mail and the processes criterion, the main strength identified was the fact that the clinics readjusted its work process to add value to the patient and achieve high performance. It was evidenced that the main opportunity for improvement is found in the results criterion of knowledge management, and the action of need to implement coaching, mentoring or tutoring that allows transferring and preserving institutional knowledge, and this action corresponds to the people criterion.Esteves, Paulo Cesar LeiteYamaguchi, Cristina KeikoUniversidade Federal de Santa CatarinaZilli, Marlon Gonçalves2021-02-26T14:52:32Z2021-02-26T14:52:32Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis178 p.| il., gráfs.application/pdf371092https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220477porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-26T14:52:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/220477Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-02-26T14:52:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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