IMPACTOS DA COVID-19 NAS ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NO BRASIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230215 |
Resumo: | A pandemia COVID-19 intensificou a diversidade de tecnologias de aprendizagem na educação superior, de maneira impositiva, desmistificou usos remotos, à fronteira da totalidade do ensino à distância a todos cursos superiores, em atendimento aos protocolos sanitários. Todavia, os eixos de aprendizagem (Ensino-Pesquisa-Extensão), tiveram que se adequar ao emprego das tecnologias educacionais. Sob essa abordagem, emergem questões, buscando examinar impactos que os docentes vivenciaram na pandemia para assegurar continuidade de tais eixos. Os dados contaram com 560, respostas válidas, de docentes da educação superior, distribuídos em todas regiões do Brasil. O estudo de abordagem quantitativa contou com o método da estatística não paramétrica, teste qui-quadrado, teste exato de Fischer e U de Mann Whitney. Resultados demonstraram que a adaptação e adoção de novas estratégias aos eixos de aprendizagem foram superadas pelos docentes sem identificações de impactos notórios que gerassem barreiras ou impeditivos. Entretanto, as relações familiares e sociais, assim como a saúde mental e física dos docentes, despertaram como impactos percebidos. Estudos foram sugeridos empregando expectativas diversas, sob contextos que analisem a exlcusão digital e a saúde mental como interseccionalidade e enfoque de discussão em período pandêmico e pós-pandemia em países em desenvolvimento. |
id |
UFSC_2219632a19050783d5d0675e7ebac7a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/230215 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
IMPACTOS DA COVID-19 NAS ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NO BRASILA pandemia COVID-19 intensificou a diversidade de tecnologias de aprendizagem na educação superior, de maneira impositiva, desmistificou usos remotos, à fronteira da totalidade do ensino à distância a todos cursos superiores, em atendimento aos protocolos sanitários. Todavia, os eixos de aprendizagem (Ensino-Pesquisa-Extensão), tiveram que se adequar ao emprego das tecnologias educacionais. Sob essa abordagem, emergem questões, buscando examinar impactos que os docentes vivenciaram na pandemia para assegurar continuidade de tais eixos. Os dados contaram com 560, respostas válidas, de docentes da educação superior, distribuídos em todas regiões do Brasil. O estudo de abordagem quantitativa contou com o método da estatística não paramétrica, teste qui-quadrado, teste exato de Fischer e U de Mann Whitney. Resultados demonstraram que a adaptação e adoção de novas estratégias aos eixos de aprendizagem foram superadas pelos docentes sem identificações de impactos notórios que gerassem barreiras ou impeditivos. Entretanto, as relações familiares e sociais, assim como a saúde mental e física dos docentes, despertaram como impactos percebidos. Estudos foram sugeridos empregando expectativas diversas, sob contextos que analisem a exlcusão digital e a saúde mental como interseccionalidade e enfoque de discussão em período pandêmico e pós-pandemia em países em desenvolvimento.INPEAU/UFSC2021-12-03T15:38:10Z2021-12-03T15:38:10Z2021-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-08-0https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230215QUEIROZ, FERNANDA CRISTINA BARBOSA PEREIRASILVA, CHRISTIAN LUIZ DALIMA, NILTON CÉZARQUEIROZ, JAMERSON VIEGASBARCHE, CARMEM KISTEMACHERporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-03T15:38:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/230215Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-12-03T15:38:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
IMPACTOS DA COVID-19 NAS ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NO BRASIL |
title |
IMPACTOS DA COVID-19 NAS ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NO BRASIL |
spellingShingle |
IMPACTOS DA COVID-19 NAS ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NO BRASIL QUEIROZ, FERNANDA CRISTINA BARBOSA PEREIRA |
title_short |
IMPACTOS DA COVID-19 NAS ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NO BRASIL |
title_full |
IMPACTOS DA COVID-19 NAS ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NO BRASIL |
title_fullStr |
IMPACTOS DA COVID-19 NAS ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NO BRASIL |
title_full_unstemmed |
IMPACTOS DA COVID-19 NAS ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NO BRASIL |
title_sort |
IMPACTOS DA COVID-19 NAS ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NO BRASIL |
author |
QUEIROZ, FERNANDA CRISTINA BARBOSA PEREIRA |
author_facet |
QUEIROZ, FERNANDA CRISTINA BARBOSA PEREIRA SILVA, CHRISTIAN LUIZ DA LIMA, NILTON CÉZAR QUEIROZ, JAMERSON VIEGAS BARCHE, CARMEM KISTEMACHER |
author_role |
author |
author2 |
SILVA, CHRISTIAN LUIZ DA LIMA, NILTON CÉZAR QUEIROZ, JAMERSON VIEGAS BARCHE, CARMEM KISTEMACHER |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
QUEIROZ, FERNANDA CRISTINA BARBOSA PEREIRA SILVA, CHRISTIAN LUIZ DA LIMA, NILTON CÉZAR QUEIROZ, JAMERSON VIEGAS BARCHE, CARMEM KISTEMACHER |
description |
A pandemia COVID-19 intensificou a diversidade de tecnologias de aprendizagem na educação superior, de maneira impositiva, desmistificou usos remotos, à fronteira da totalidade do ensino à distância a todos cursos superiores, em atendimento aos protocolos sanitários. Todavia, os eixos de aprendizagem (Ensino-Pesquisa-Extensão), tiveram que se adequar ao emprego das tecnologias educacionais. Sob essa abordagem, emergem questões, buscando examinar impactos que os docentes vivenciaram na pandemia para assegurar continuidade de tais eixos. Os dados contaram com 560, respostas válidas, de docentes da educação superior, distribuídos em todas regiões do Brasil. O estudo de abordagem quantitativa contou com o método da estatística não paramétrica, teste qui-quadrado, teste exato de Fischer e U de Mann Whitney. Resultados demonstraram que a adaptação e adoção de novas estratégias aos eixos de aprendizagem foram superadas pelos docentes sem identificações de impactos notórios que gerassem barreiras ou impeditivos. Entretanto, as relações familiares e sociais, assim como a saúde mental e física dos docentes, despertaram como impactos percebidos. Estudos foram sugeridos empregando expectativas diversas, sob contextos que analisem a exlcusão digital e a saúde mental como interseccionalidade e enfoque de discussão em período pandêmico e pós-pandemia em países em desenvolvimento. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-03T15:38:10Z 2021-12-03T15:38:10Z 2021-11-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-08-0 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230215 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-08-0 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230215 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651977213607936 |