Oral strategies used by brazilian students learning english
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1993 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157773 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão |
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Oral strategies used by brazilian students learning englishLingua inglesaEstudo e ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e ExpressãoO objetivo deste estudo é analisar as estratégias que os estudantes brasileiros usam para resolver seus problemas comunicativos em uma língua estrangeira nas duas fases de produção de fala: planejamento e execução. Adicionalmente, a relação entre nível de proficiência do aluno e o uso de estratégias de comunicação e signos de hesitação é discutida. Os dados para o estudo foram obtidos de alunos de três diferentes níveis de proficiência e foram testados em três diferentes atividades. A metodologia empregada para se obter o processo mental de produção de fala do aluno foi baseado em dados de desempenho e análises introspectivas. A taxonomia empregada para a identificação das estratégias de comunicação foi baseado em tipologias existentes, mais especialmente a de Tarone, Cohen e Dumas, 1980; Faerch e Kasper, 1984; Willhems, 1987 e Oxford, 1990. Os resultados gerais deste estudo indicaram que apesar dos falantes basicamente empregarem o mesmo tipo de estratégia de comunicação e signos de hesitação para superar seus problemas comunicativos, a freqüência de estratégias de comunicação e os signos de hesitação variam de acordo com os níveis de proficiência, mostrando que os estudantes brasileiros evoluem em termos de tipo e freqüência no uso de estratégias de comunicação e signo de hesitação, sugerindo que o comportamento comunicativo dos falantes é transitório e dinâmico.Bohn, Hilario InacioUniversidade Federal de Santa CatarinaBoralli, Nadir de Assis2016-01-08T17:56:55Z2016-01-08T17:56:55Z1993info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf92422https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157773engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-08T17:56:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/157773Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-01-08T17:56:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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