Problemas de Aritmética na Escola Primária no Final do Século XIX: Aplicação, Ilustração ou Introdução dos Estudos?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertini, Luciane de Fatima
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204896
Resumo: Disponível em: https://revista.pgsskroton.com/index.php/jieem/article/view/4740
id UFSC_22904ac36fd49ea3f6e9660bf6722f9c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/204896
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Problemas de Aritmética na Escola Primária no Final do Século XIX: Aplicação, Ilustração ou Introdução dos Estudos?ProblemasEnsino primárioLivros escolaresAritméticaDisponível em: https://revista.pgsskroton.com/index.php/jieem/article/view/4740O presente trabalho pretende analisar como os problemas estiveram presentes em livros escolares para o ensino de aritmética nas escolas primárias brasileiras no final do século XIX. Considerando o Repositório de Conteúdo Digital da Universidade Federal de Santa Catarina como base de pesquisa foram selecionados livros relacionados ao ensino de aritmética para o curso primário que tiveram edições publicadas no final do século XIX, mais precisamente nas duas últimas décadas. A análise realizada permitiu a observação de que, nestas obras, os problemas estão relacionados aos cálculos com as operações fundamentais envolvendo a busca de uma solução a partir de dados fornecidos. Observou-se também que os problemas foram utilizados em todas as obras com a finalidade de aplicação e exercitação dos conceitos e procedimentos estudados; com a finalidade de ilustrar uma regra ou procedimento colaborando para sua compreensão nas obras de Collaço (1888), Lacerda (1890) e Trajano (18--); e com a finalidade de propor a observação e a exploração de situações próximas àquelas vivenciadas pelas crianças para a introdução dos estudos das operações no livro de Trajano.Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática2020-03-17T18:16:54Z2020-03-17T18:16:54Z2018-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBERTINI, L. F.. Problemas de Aritmética na Escola Primária no Final do Século XIX: Aplicação, Ilustração ou Introdução dos Estudos?. JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 11, p. 72-79, 2018.2176-5634https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204896Bertini, Luciane de Fatimaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-17T18:16:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/204896Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-17T18:16:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Problemas de Aritmética na Escola Primária no Final do Século XIX: Aplicação, Ilustração ou Introdução dos Estudos?
title Problemas de Aritmética na Escola Primária no Final do Século XIX: Aplicação, Ilustração ou Introdução dos Estudos?
spellingShingle Problemas de Aritmética na Escola Primária no Final do Século XIX: Aplicação, Ilustração ou Introdução dos Estudos?
Bertini, Luciane de Fatima
Problemas
Ensino primário
Livros escolares
Aritmética
title_short Problemas de Aritmética na Escola Primária no Final do Século XIX: Aplicação, Ilustração ou Introdução dos Estudos?
title_full Problemas de Aritmética na Escola Primária no Final do Século XIX: Aplicação, Ilustração ou Introdução dos Estudos?
title_fullStr Problemas de Aritmética na Escola Primária no Final do Século XIX: Aplicação, Ilustração ou Introdução dos Estudos?
title_full_unstemmed Problemas de Aritmética na Escola Primária no Final do Século XIX: Aplicação, Ilustração ou Introdução dos Estudos?
title_sort Problemas de Aritmética na Escola Primária no Final do Século XIX: Aplicação, Ilustração ou Introdução dos Estudos?
author Bertini, Luciane de Fatima
author_facet Bertini, Luciane de Fatima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bertini, Luciane de Fatima
dc.subject.por.fl_str_mv Problemas
Ensino primário
Livros escolares
Aritmética
topic Problemas
Ensino primário
Livros escolares
Aritmética
description Disponível em: https://revista.pgsskroton.com/index.php/jieem/article/view/4740
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01
2020-03-17T18:16:54Z
2020-03-17T18:16:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BERTINI, L. F.. Problemas de Aritmética na Escola Primária no Final do Século XIX: Aplicação, Ilustração ou Introdução dos Estudos?. JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 11, p. 72-79, 2018.
2176-5634
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204896
identifier_str_mv BERTINI, L. F.. Problemas de Aritmética na Escola Primária no Final do Século XIX: Aplicação, Ilustração ou Introdução dos Estudos?. JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 11, p. 72-79, 2018.
2176-5634
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204896
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652049731026944