POLÍTICA DE COTAS E DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/31286 |
Resumo: | Este trabalho constitui uma investigação quanto à efetividade da política de cotas para democratização do acesso ao ensino superior, implementada numa universidade pública paranaense. Teve por objetivo identificar se a opinião dos estudantes cotistas e não cotistas, a política de cotas implementada desde 2006 na instituição tem possibilitado (favorecido) a democratização do acesso ao Ensino Superior. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que teve por instrumento o questionário aplicado a 596 acadêmicos. A análise dos dados coletados foi realizada segundo a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo- DSC. Os resultados indicam que a maioria dos estudantes acredita que a política de cotas favorece a democratização do acesso ao ensino superior sendo possível concluir que a política de cotas implantada vem alcançando os objetivos definidos. |
id |
UFSC_263404945c515be3cf04621b4b0d6e00 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/31286 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
POLÍTICA DE COTAS E DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOREste trabalho constitui uma investigação quanto à efetividade da política de cotas para democratização do acesso ao ensino superior, implementada numa universidade pública paranaense. Teve por objetivo identificar se a opinião dos estudantes cotistas e não cotistas, a política de cotas implementada desde 2006 na instituição tem possibilitado (favorecido) a democratização do acesso ao Ensino Superior. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que teve por instrumento o questionário aplicado a 596 acadêmicos. A análise dos dados coletados foi realizada segundo a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo- DSC. Os resultados indicam que a maioria dos estudantes acredita que a política de cotas favorece a democratização do acesso ao ensino superior sendo possível concluir que a política de cotas implantada vem alcançando os objetivos definidos.2012-09-21T18:56:58Z2012-09-21T18:56:58Z2011-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/31286Souza, Andreliza Cristina DeBrandalise, Mary Ângela Teixeiraporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T20:28:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/31286Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T20:28:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
POLÍTICA DE COTAS E DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR |
title |
POLÍTICA DE COTAS E DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR |
spellingShingle |
POLÍTICA DE COTAS E DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR Souza, Andreliza Cristina De |
title_short |
POLÍTICA DE COTAS E DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR |
title_full |
POLÍTICA DE COTAS E DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR |
title_fullStr |
POLÍTICA DE COTAS E DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR |
title_full_unstemmed |
POLÍTICA DE COTAS E DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR |
title_sort |
POLÍTICA DE COTAS E DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR |
author |
Souza, Andreliza Cristina De |
author_facet |
Souza, Andreliza Cristina De Brandalise, Mary Ângela Teixeira |
author_role |
author |
author2 |
Brandalise, Mary Ângela Teixeira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Andreliza Cristina De Brandalise, Mary Ângela Teixeira |
description |
Este trabalho constitui uma investigação quanto à efetividade da política de cotas para democratização do acesso ao ensino superior, implementada numa universidade pública paranaense. Teve por objetivo identificar se a opinião dos estudantes cotistas e não cotistas, a política de cotas implementada desde 2006 na instituição tem possibilitado (favorecido) a democratização do acesso ao Ensino Superior. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que teve por instrumento o questionário aplicado a 596 acadêmicos. A análise dos dados coletados foi realizada segundo a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo- DSC. Os resultados indicam que a maioria dos estudantes acredita que a política de cotas favorece a democratização do acesso ao ensino superior sendo possível concluir que a política de cotas implantada vem alcançando os objetivos definidos. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-09 2012-09-21T18:56:58Z 2012-09-21T18:56:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/31286 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/31286 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652317992419328 |