POLÍTICA DE COTAS E DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Andreliza Cristina De
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Brandalise, Mary Ângela Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/31286
Resumo: Este trabalho constitui uma investigação quanto à efetividade da política de cotas para democratização do acesso ao ensino superior, implementada numa universidade pública paranaense. Teve por objetivo identificar se a opinião dos estudantes cotistas e não cotistas, a política de cotas implementada desde 2006 na instituição tem possibilitado (favorecido) a democratização do acesso ao Ensino Superior. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que teve por instrumento o questionário aplicado a 596 acadêmicos. A análise dos dados coletados foi realizada segundo a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo- DSC. Os resultados indicam que a maioria dos estudantes acredita que a política de cotas favorece a democratização do acesso ao ensino superior sendo possível concluir que a política de cotas implantada vem alcançando os objetivos definidos.
id UFSC_263404945c515be3cf04621b4b0d6e00
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/31286
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling POLÍTICA DE COTAS E DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOREste trabalho constitui uma investigação quanto à efetividade da política de cotas para democratização do acesso ao ensino superior, implementada numa universidade pública paranaense. Teve por objetivo identificar se a opinião dos estudantes cotistas e não cotistas, a política de cotas implementada desde 2006 na instituição tem possibilitado (favorecido) a democratização do acesso ao Ensino Superior. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que teve por instrumento o questionário aplicado a 596 acadêmicos. A análise dos dados coletados foi realizada segundo a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo- DSC. Os resultados indicam que a maioria dos estudantes acredita que a política de cotas favorece a democratização do acesso ao ensino superior sendo possível concluir que a política de cotas implantada vem alcançando os objetivos definidos.2012-09-21T18:56:58Z2012-09-21T18:56:58Z2011-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/31286Souza, Andreliza Cristina DeBrandalise, Mary Ângela Teixeiraporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T20:28:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/31286Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T20:28:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv POLÍTICA DE COTAS E DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR
title POLÍTICA DE COTAS E DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR
spellingShingle POLÍTICA DE COTAS E DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR
Souza, Andreliza Cristina De
title_short POLÍTICA DE COTAS E DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR
title_full POLÍTICA DE COTAS E DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR
title_fullStr POLÍTICA DE COTAS E DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR
title_full_unstemmed POLÍTICA DE COTAS E DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR
title_sort POLÍTICA DE COTAS E DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR
author Souza, Andreliza Cristina De
author_facet Souza, Andreliza Cristina De
Brandalise, Mary Ângela Teixeira
author_role author
author2 Brandalise, Mary Ângela Teixeira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Andreliza Cristina De
Brandalise, Mary Ângela Teixeira
description Este trabalho constitui uma investigação quanto à efetividade da política de cotas para democratização do acesso ao ensino superior, implementada numa universidade pública paranaense. Teve por objetivo identificar se a opinião dos estudantes cotistas e não cotistas, a política de cotas implementada desde 2006 na instituição tem possibilitado (favorecido) a democratização do acesso ao Ensino Superior. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que teve por instrumento o questionário aplicado a 596 acadêmicos. A análise dos dados coletados foi realizada segundo a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo- DSC. Os resultados indicam que a maioria dos estudantes acredita que a política de cotas favorece a democratização do acesso ao ensino superior sendo possível concluir que a política de cotas implantada vem alcançando os objetivos definidos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-09
2012-09-21T18:56:58Z
2012-09-21T18:56:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/31286
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/31286
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652317992419328