ATIVISMO SOCIAL ONLINE: OS MOTIVADORES EM UMA UNIVERSIDADE PRIVADA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230262 |
Resumo: | As Instituições de Ensino Superior (IES) estão sendo pressionadas a responder ao ativismo social em mídias sociais, entretanto, pouco se sabe sobre quais são as principais reivindicações no ambiente online. A questão central reside na utilização das mídias sociais por stakeholders ativistas, assim este estudo tem como objetivo identificar os principais motivadores do ativismo social de stakeholders de uma (IES) privada, as quais tem passado por importantes mudanças no setor, seja pelo crescimento de cursos à distância, tecnologia e relação com o conhecimento. Para isso utilizou-se a análise de sentimentos. O período de análise compreendeu os anos de 2013 a 2019 totalizando 24787 tweets sendo que a amostra utilizada para análise se constituiu de 5984 tweets de uma IES Privada. O uso das mídias sociais correspondeu a utilização do Twitter. Para desenvolvimento deste estudo foi utilizada a técnica de web scraping para extração dos dados do Twitter. Por meio da análise de sentimento foi possível extrair as posições dos stakeholders. Os resultados demonstram que o ativismo social online pode ser classificado em três categorias/motivadores: Financeira, Pedagógica e Social. De forma geral os tweets foram classificados como neutro (86%) e social (59%) indicando que a maior parte das interações no Twitter com a IES não sinalizam questões positivas ou negativas da IES. |
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ATIVISMO SOCIAL ONLINE: OS MOTIVADORES EM UMA UNIVERSIDADE PRIVADAAs Instituições de Ensino Superior (IES) estão sendo pressionadas a responder ao ativismo social em mídias sociais, entretanto, pouco se sabe sobre quais são as principais reivindicações no ambiente online. A questão central reside na utilização das mídias sociais por stakeholders ativistas, assim este estudo tem como objetivo identificar os principais motivadores do ativismo social de stakeholders de uma (IES) privada, as quais tem passado por importantes mudanças no setor, seja pelo crescimento de cursos à distância, tecnologia e relação com o conhecimento. Para isso utilizou-se a análise de sentimentos. O período de análise compreendeu os anos de 2013 a 2019 totalizando 24787 tweets sendo que a amostra utilizada para análise se constituiu de 5984 tweets de uma IES Privada. O uso das mídias sociais correspondeu a utilização do Twitter. Para desenvolvimento deste estudo foi utilizada a técnica de web scraping para extração dos dados do Twitter. Por meio da análise de sentimento foi possível extrair as posições dos stakeholders. Os resultados demonstram que o ativismo social online pode ser classificado em três categorias/motivadores: Financeira, Pedagógica e Social. De forma geral os tweets foram classificados como neutro (86%) e social (59%) indicando que a maior parte das interações no Twitter com a IES não sinalizam questões positivas ou negativas da IES.INPEAU/UFSC2021-12-03T18:16:37Z2021-12-03T18:16:37Z2021-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-08-0https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230262SIEDSCHLAG, DJEISONLANA, JEFERSONporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-03T18:16:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/230262Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-12-03T18:16:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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As Instituições de Ensino Superior (IES) estão sendo pressionadas a responder ao ativismo social em mídias sociais, entretanto, pouco se sabe sobre quais são as principais reivindicações no ambiente online. A questão central reside na utilização das mídias sociais por stakeholders ativistas, assim este estudo tem como objetivo identificar os principais motivadores do ativismo social de stakeholders de uma (IES) privada, as quais tem passado por importantes mudanças no setor, seja pelo crescimento de cursos à distância, tecnologia e relação com o conhecimento. Para isso utilizou-se a análise de sentimentos. O período de análise compreendeu os anos de 2013 a 2019 totalizando 24787 tweets sendo que a amostra utilizada para análise se constituiu de 5984 tweets de uma IES Privada. O uso das mídias sociais correspondeu a utilização do Twitter. Para desenvolvimento deste estudo foi utilizada a técnica de web scraping para extração dos dados do Twitter. Por meio da análise de sentimento foi possível extrair as posições dos stakeholders. Os resultados demonstram que o ativismo social online pode ser classificado em três categorias/motivadores: Financeira, Pedagógica e Social. De forma geral os tweets foram classificados como neutro (86%) e social (59%) indicando que a maior parte das interações no Twitter com a IES não sinalizam questões positivas ou negativas da IES. |
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