FERRAMENTA DE COMPARAÇÃO DE SENTIMENTOS ENTRE USUÁRIOS DO TWITTER E APLICAÇÃO A FIGURAS PUBLICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gaspar, Denys Paraguay
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255693
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Sistemas de Informação.
id UFSC_29fb3dc7a57e9df7da7004e1df8a86cb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/255693
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling FERRAMENTA DE COMPARAÇÃO DE SENTIMENTOS ENTRE USUÁRIOS DO TWITTER E APLICAÇÃO A FIGURAS PUBLICASmídias sociaistwitteranálise de sentimentosraspagem de dadosTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Sistemas de Informação.O Twitter se destaca como um canal crucial para a comunicação entre eleitores e políticos devido à sua capacidade de facilitar interações e discussões políticas com alto potencial de “viralização”. Utilizando técnicas de Processamento de Linguagem Natural (PLN), o estudo analisa os sentimentos expressos em tweets relacionados a um tópico específico ao longo do tempo. O objetivo principal é desenvolver uma ferramenta que permita aos usuários comparar e verificar a evolução do sentimento expresso em tweets por meio de uma curva temporal. A metodologia incluiu a coleta de dados de tweets dos ex-presidentes Lula e Bolsonaro durante dois meses, seguida de análise de polaridade e lematização. Os resultados revelaram diferenças na atividade e no foco das comunicações dos dois políticos, com Lula sendo mais ativo e abordando frequentemente temas nacionais e governamentais e Bolsonaro buscando uma comunicação mais direta e redirecionando o público da rede social para os seus canais de comunicação. Observou-se também que a polaridade positiva nem sempre indica uma celebração do tema principal, mas pode estar relacionada a eventos ou figuras específicas. Um dos desafios enfrentados foi a obtenção de dados devido ao acesso pago à API do Twitter. A análise evidenciou que tweets frequentemente gerenciados por equipes de marketing podem não refletir os pensamentos autênticos dos autores. A capacidade de interpretar corretamente a polaridade dos tweets é crucial para entender o impacto das redes sociais na política e na opinião pública.Florianópolis, SC.de Lucca, José EduardoUniversidade Federal de Santa Catarina.Gaspar, Denys Paraguay2024-07-08T20:19:50Z2024-07-08T20:19:50Z2024-06-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255693Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2024-07-08T20:19:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/255693Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-07-08T20:19:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv FERRAMENTA DE COMPARAÇÃO DE SENTIMENTOS ENTRE USUÁRIOS DO TWITTER E APLICAÇÃO A FIGURAS PUBLICAS
title FERRAMENTA DE COMPARAÇÃO DE SENTIMENTOS ENTRE USUÁRIOS DO TWITTER E APLICAÇÃO A FIGURAS PUBLICAS
spellingShingle FERRAMENTA DE COMPARAÇÃO DE SENTIMENTOS ENTRE USUÁRIOS DO TWITTER E APLICAÇÃO A FIGURAS PUBLICAS
Gaspar, Denys Paraguay
mídias sociais
twitter
análise de sentimentos
raspagem de dados
title_short FERRAMENTA DE COMPARAÇÃO DE SENTIMENTOS ENTRE USUÁRIOS DO TWITTER E APLICAÇÃO A FIGURAS PUBLICAS
title_full FERRAMENTA DE COMPARAÇÃO DE SENTIMENTOS ENTRE USUÁRIOS DO TWITTER E APLICAÇÃO A FIGURAS PUBLICAS
title_fullStr FERRAMENTA DE COMPARAÇÃO DE SENTIMENTOS ENTRE USUÁRIOS DO TWITTER E APLICAÇÃO A FIGURAS PUBLICAS
title_full_unstemmed FERRAMENTA DE COMPARAÇÃO DE SENTIMENTOS ENTRE USUÁRIOS DO TWITTER E APLICAÇÃO A FIGURAS PUBLICAS
title_sort FERRAMENTA DE COMPARAÇÃO DE SENTIMENTOS ENTRE USUÁRIOS DO TWITTER E APLICAÇÃO A FIGURAS PUBLICAS
author Gaspar, Denys Paraguay
author_facet Gaspar, Denys Paraguay
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv de Lucca, José Eduardo
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Gaspar, Denys Paraguay
dc.subject.por.fl_str_mv mídias sociais
twitter
análise de sentimentos
raspagem de dados
topic mídias sociais
twitter
análise de sentimentos
raspagem de dados
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Sistemas de Informação.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-08T20:19:50Z
2024-07-08T20:19:50Z
2024-06-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255693
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255693
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651992700026880