FERRAMENTA DE COMPARAÇÃO DE SENTIMENTOS ENTRE USUÁRIOS DO TWITTER E APLICAÇÃO A FIGURAS PUBLICAS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255693 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Sistemas de Informação. |
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FERRAMENTA DE COMPARAÇÃO DE SENTIMENTOS ENTRE USUÁRIOS DO TWITTER E APLICAÇÃO A FIGURAS PUBLICASmídias sociaistwitteranálise de sentimentosraspagem de dadosTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Sistemas de Informação.O Twitter se destaca como um canal crucial para a comunicação entre eleitores e políticos devido à sua capacidade de facilitar interações e discussões políticas com alto potencial de “viralização”. Utilizando técnicas de Processamento de Linguagem Natural (PLN), o estudo analisa os sentimentos expressos em tweets relacionados a um tópico específico ao longo do tempo. O objetivo principal é desenvolver uma ferramenta que permita aos usuários comparar e verificar a evolução do sentimento expresso em tweets por meio de uma curva temporal. A metodologia incluiu a coleta de dados de tweets dos ex-presidentes Lula e Bolsonaro durante dois meses, seguida de análise de polaridade e lematização. Os resultados revelaram diferenças na atividade e no foco das comunicações dos dois políticos, com Lula sendo mais ativo e abordando frequentemente temas nacionais e governamentais e Bolsonaro buscando uma comunicação mais direta e redirecionando o público da rede social para os seus canais de comunicação. Observou-se também que a polaridade positiva nem sempre indica uma celebração do tema principal, mas pode estar relacionada a eventos ou figuras específicas. Um dos desafios enfrentados foi a obtenção de dados devido ao acesso pago à API do Twitter. A análise evidenciou que tweets frequentemente gerenciados por equipes de marketing podem não refletir os pensamentos autênticos dos autores. A capacidade de interpretar corretamente a polaridade dos tweets é crucial para entender o impacto das redes sociais na política e na opinião pública.Florianópolis, SC.de Lucca, José EduardoUniversidade Federal de Santa Catarina.Gaspar, Denys Paraguay2024-07-08T20:19:50Z2024-07-08T20:19:50Z2024-06-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255693Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2024-07-08T20:19:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/255693Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-07-08T20:19:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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