A luta pela erradicação do trabalho infantil em Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Gláucia Gisélle de Oliveira Campos de
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83115
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política.
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spelling A luta pela erradicação do trabalho infantil em Santa CatarinaSociologiaSociologia politicaTrabalho infantilSanta CatarinaPoliticas publicasSanta CatarinaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política.O objeto de análise deste estudo é a experiência participativa da sociedade civil organizada na implantação e implementação de políticas públicas para a erradicação do trabalho infantil. O locus dessa participação é o Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e de Proteção ao Adolescente no Trabalho, de Santa Catarina. Enfoca-se principalmente o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil/PETI, principal política pública de âmbito nacional destinada a atender a criança (e o adolescente) inserida precocemente no processo produtivo. O aporte teórico que orienta a análise deste estudo é fundamentalmente compreensivo, pois permite perceber o processo histórico protagonizado pelos atores sociais, individuais e coletivos que constroem, partilham suas vivências e interagem socialmente. A investigação consistiu em um estudo de caso que privilegiou técnicas qualitativas de levantamento e de análise dos dados. A partir do resgate histórico dessa modalidade de participação política, pretendeu-se discutir questões que apontam para a relevância dessa experiência que sustenta a luta em defesa dos princípios democráticos, sobretudo na área da infância (e da adolescência). Observou-se ainda que, se tais experiências asseveram de antemão tantas possibilidades, também contêm em si mesmas, fragilidade e contradição. Evidenciar, pois, a dialeticidade desse processo é parte do exercício deste estudoFlorianópolis, SCMinella, Luzinete SimõesUniversidade Federal de Santa CatarinaMenezes, Gláucia Gisélle de Oliveira Campos de2012-10-19T21:06:51Z2012-10-19T21:06:51Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis102 f.| il., tabs., grafs.application/pdf189281http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83115porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-26T01:01:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/83115Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-26T01:01:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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