Inventário de emissões veiculares no Brasil: Brazilian vehicular emission inventory software - BRAVES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasques, Thiago Vieira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229823
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental, Florianópolis, 2021.
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spelling Inventário de emissões veiculares no Brasil: Brazilian vehicular emission inventory software - BRAVESEngenharia ambientalPoluição atmosféricaArAutomóveisVeículos a motorDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental, Florianópolis, 2021.Os inventários de emissões veiculares são cruciais para o controle da poluição do ar. No entanto, os inventários são escassos na maioria dos países em desenvolvimento, devido à escassez de dados e de recursos econômicos. O Brasil é o quarto maior produtor de veículos do mundo com um crescimento de frota de 12,2% ao ano. Por outro lado, faltam informações detalhadas sobre as emissões veiculares, especialmente em pequenos e médios municípios. Neste trabalho, é apresentado o Brazilian vehicular emission inventory software ? BRAVES. Esse inventário combina um método Top-Down com informações da frota veicular e consumo de combustível dos municípios. O novo software utiliza uma abordagem probabilística que considera as características da frota, consumo de combustível, deterioração do veículo e intensidade de uso, para calcular as emissões veiculares do escapamento, desgastes de pneus, estradas e freios, ressuspensão do solo, reabastecimento e emissões evaporativas. Estimou-se as emissões de poluentes entre os anos de 2013 e 2018, sendo que para o ano de 2018 foram estimadas as emissões de 861.980 ton. de CO, 712.261 ton. de NOx, 13.516 ton. de SO2, 21.172 ton. de MP2,5, 121.789 ton. de MP10, 183,9 (106) ton. de CO2eq, e 186.613 ton. NMCOV. Dentre os tipos de emissão veicular considerados no presente estudo, a magnitude das emissões de CO, NOx, SO2, CO2eq e NMCOV tiveram a maior contribuição por exaustão. Já as emissões de material particulado foram predominantes emitidas pelo desgaste de pneus, freio e ressuspensão do solo. Entre os anos de 2013 e 2018 uma considerável redução nas emissões veiculares foi observada em todos os estados brasileiros, principalmente para poluentes regulamentados. A frota leve é responsável pela maioria das emissões de CO e NMCOV, enquanto as cargas pesadas emitem a maioria de MP, SO2, NOx e gases efeito estufa equivalente de CO2. Comparando o inventário proposto com o inventário global EDGAR, o BRAVES apresenta resultados próximos aos inventários estaduais e locais. Além disso, BRAVES pode estimar as emissões de uma grande variedade de poluentes em escala de cidades e segregar as emissões por processo de formação e categoria de frota, uma importante vantagem sobre os inventários nacionais e estaduais. BRAVES possui estimativas próximas de modelos mais sofisticados que fornecem informações detalhadas em áreas com escassez de dados, como pequenos municípios e podem ser facilmente adaptados a outros países em desenvolvimento.Abstract: Vehicular emission inventories are a crucial step towards air pollution control. However, the inventories are scarce in most low- and middle-income countries, due to data scarcity and lack of economic resources. Brazil is the fourth largest vehicle producer in the world with a fleet growth of 12.2% annually. On the other hand, there is a lack of detailed information on vehicular emissions, especially in middle and small counties. In this work, we present the BRAzilian Vehicular Emissions inventory Software - BRAVES which combines a top-down methodology with counting information. The inventory uses a probabilistic approach that accounts for the fleet characteristics, fuel consumption, vehicle deterioration, and intensity of use, to calculate the vehicular emissions from the exhaust, tires, roads, brakes wear, soil resuspension, refueling, and evaporative emissions. It was estimated as a polluting shipment between the years 2013 and 2018. It is estimated that for the year 2018, 861,980 tons of CO, 712,261 tons of NOx, 13,516 tons of SO2, 21,172 tons of MP2.5, 121,789 tons of MP10, 183.9 (106) ton. of CO2eq, and 186,613 ton. NMCOV in Brazil. Among the types of vehicle emis-sions considered in this study, the magnitude of emissions of CO, NOx, SO2, CO2eq and NMCOV had the greatest contribution due to exhaustion. On the other hand, particulate mat-ter emissions were predominant emitted by tire wear, brakes and ground re-suspension. Be-tween 2013 and 2018, a considerable reduction in vehicle emissions was observed in all Bra-zilian states, mainly for regulated pollutants. The light-duty fleet is responsible for most of CO and NMVOC emissions, while the heavy-duties emit the majority of PM, SO2, NOx, and CO2 equivalent. Compared to EDGAR global inventory, BRAVES is in better agreement with state and local inventories. Moreover, BRAVES can estimate emissions of a larger va-riety of pollutants at the county scale and segregate the emissions by formation process and fleet category, a major advantage over national and state inventories. BRAVES is a com-promise of more sophisticated models that provide detailed information in data-scarce areas, like small counties and could be easily adapted to other developing countries.Hoinaski, LeonardoUniversidade Federal de Santa CatarinaVasques, Thiago Vieira2021-11-11T19:25:10Z2021-11-11T19:25:10Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis233 p.| il., gráfs.application/pdf373438https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229823porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-11T19:25:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/229823Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-11-11T19:25:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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