Predição de reprovação em turmas da disciplina de Programação I na Universidade Federal de Santa Catarina - Campus Joinville

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lomba Júnior, André Gomes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252879
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia Mecatrônica.
id UFSC_2cf749b95d95e39211606a525f4c9f56
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/252879
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Predição de reprovação em turmas da disciplina de Programação I na Universidade Federal de Santa Catarina - Campus Joinvillemineração de dados educacionaisreprovação acadêmicaclassificaçãoeducational data miningacademic failureclassificationTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia Mecatrônica.O presente trabalho tem como objetivo estabelecer relações entre as notas obtidas em atividades avaliativas e o desempenho final dos alunos matriculados na disciplina de Programação I da Universidade Federal de Santa Catarina, Campus de Joinville. A análise dessas relações será conduzida por meio de uma abordagem sistemática, envolvendo a coleta e mineração de dados provenientes dos relatórios disponíveis no Moodle. A mineração de dados proporcionou a identificação de padrões, por meio dos quais foram gerados novos conhecimentos sobre as diferentes trajetórias acadêmicas dos alunos, visando uma compreensão das relações de desempenho ao longo da disciplina, considerando variáveis como atividades práticas, questionários e frequência de acesso. Este estudo busca não apenas compreender o cenário atual, mas contribuir para uma abordagem informada no processo educacional, identificando padrões e tendências para fornecer subsídios à implementação de estratégias pedagógicas eficazes.The present work aims to establish relationships between the grades obtained in evaluative activities and the final performance of students enrolled in the Programming I course at the Federal University of Santa Catarina, Joinville Campus. The analysis of these relationships will be conducted through a systematic approach, involving the collection and mining of data from the available reports in Moodle. Data mining has provided the identification of patterns, through which new knowledge has been generated about the different academic trajectories of students, aiming to understand performance relationships throughout the course, considering variables such as practical activities, quizzes, and access frequency. This study seeks not only to understand the current scenario but also to contribute to an informed approach in the educational process, identifying patterns and trends to provide support for the implementation of effective pedagogical strategies.Joinville, SC.Moreira, Benjamin GrandoUniversidade Federal de Santa Catarina.Lomba Júnior, André Gomes2023-12-12T13:32:19Z2023-12-12T13:32:19Z2023-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis56 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252879Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-12-12T13:32:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/252879Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-12-12T13:32:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Predição de reprovação em turmas da disciplina de Programação I na Universidade Federal de Santa Catarina - Campus Joinville
title Predição de reprovação em turmas da disciplina de Programação I na Universidade Federal de Santa Catarina - Campus Joinville
spellingShingle Predição de reprovação em turmas da disciplina de Programação I na Universidade Federal de Santa Catarina - Campus Joinville
Lomba Júnior, André Gomes
mineração de dados educacionais
reprovação acadêmica
classificação
educational data mining
academic failure
classification
title_short Predição de reprovação em turmas da disciplina de Programação I na Universidade Federal de Santa Catarina - Campus Joinville
title_full Predição de reprovação em turmas da disciplina de Programação I na Universidade Federal de Santa Catarina - Campus Joinville
title_fullStr Predição de reprovação em turmas da disciplina de Programação I na Universidade Federal de Santa Catarina - Campus Joinville
title_full_unstemmed Predição de reprovação em turmas da disciplina de Programação I na Universidade Federal de Santa Catarina - Campus Joinville
title_sort Predição de reprovação em turmas da disciplina de Programação I na Universidade Federal de Santa Catarina - Campus Joinville
author Lomba Júnior, André Gomes
author_facet Lomba Júnior, André Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moreira, Benjamin Grando
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Lomba Júnior, André Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv mineração de dados educacionais
reprovação acadêmica
classificação
educational data mining
academic failure
classification
topic mineração de dados educacionais
reprovação acadêmica
classificação
educational data mining
academic failure
classification
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia Mecatrônica.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-12T13:32:19Z
2023-12-12T13:32:19Z
2023-12-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252879
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252879
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 56 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Joinville, SC.
publisher.none.fl_str_mv Joinville, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652250249166848