O saber profissional do professor que ensina matemática nos anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nacarato, Adair Mendes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235743
Resumo: Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/33
id UFSC_2e21413c138bbebf9e063ab0d3ae9e5c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/235743
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O saber profissional do professor que ensina matemática nos anos iniciaisSaber profissionalAnos iniciaisNarrativasEste artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/33O presente texto discute a constituição do saber profissional do professor que ensina Matemática nos anos iniciais. Toma-se como contexto a própria atuação da autora como professora-formadorapesquisadora. Apresenta-se alguns documentos curriculares sobre o ensino de Matemática nos últimos 40 anos que influenciaram sua prática: Atividades Matemáticas, Proposta Curricular para o ensino de Matemática do estado de São Paulo e Parâmetros Curriculares Nacionais. Contrapondo-se a essas orientações curriculares, é discutido o distanciamento entre as orientações desses documentos e as práticas de sala de aula. Para apontar indícios desse distanciamento, transcreve-se narrativas de graduandas do curso de Pedagogia, produzidas na disciplina de Fundamentos e Metodologia do Ensino de Matemática. Constata-se que as futuras professoras narram a existência de práticas ainda pautadas no ensino de Aritmética, com ênfase na memorização e em aspectos procedimentais.ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP2022-06-23T19:58:47Z2022-06-23T19:58:47Z2021-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMENDES NACARATO, A. O saber profissional do professor que ensina matemática nos anos iniciais. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. 3, p. 1-12, 12 jun. 2021.2675-2646https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235743Nacarato, Adair Mendesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-23T19:58:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235743Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-06-23T19:58:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O saber profissional do professor que ensina matemática nos anos iniciais
title O saber profissional do professor que ensina matemática nos anos iniciais
spellingShingle O saber profissional do professor que ensina matemática nos anos iniciais
Nacarato, Adair Mendes
Saber profissional
Anos iniciais
Narrativas
title_short O saber profissional do professor que ensina matemática nos anos iniciais
title_full O saber profissional do professor que ensina matemática nos anos iniciais
title_fullStr O saber profissional do professor que ensina matemática nos anos iniciais
title_full_unstemmed O saber profissional do professor que ensina matemática nos anos iniciais
title_sort O saber profissional do professor que ensina matemática nos anos iniciais
author Nacarato, Adair Mendes
author_facet Nacarato, Adair Mendes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nacarato, Adair Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Saber profissional
Anos iniciais
Narrativas
topic Saber profissional
Anos iniciais
Narrativas
description Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/33
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06
2022-06-23T19:58:47Z
2022-06-23T19:58:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MENDES NACARATO, A. O saber profissional do professor que ensina matemática nos anos iniciais. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. 3, p. 1-12, 12 jun. 2021.
2675-2646
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235743
identifier_str_mv MENDES NACARATO, A. O saber profissional do professor que ensina matemática nos anos iniciais. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. 3, p. 1-12, 12 jun. 2021.
2675-2646
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235743
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP
publisher.none.fl_str_mv ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652119354376192