OS ESTILOS DE LIDERANÇA E ENGAJAMENTO NO TRABALHO: UM ESTUDO COM DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DUTRA, MARIANA BRASIL
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: DAPPER, STEFFANI NIKOLI, LAURINI, MATHEUS MACHADO, DOS SANTOS, ANDRESSA SCHARICH
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230192
Resumo: O presente artigo teve como objetivo geral analisar a relação dos estilos de liderança com o engajamento no trabalho dos professores de uma Instituição de Ensino Superior Privada de Santa Maria/RS. Para tanto, caracteriza-se como uma pesquisa descritiva e quantitativa. Para a coleta de dados foi utilizado questionário dividido em três partes: Parte 1: dados pessoais e ocupacionais, com a finalidade de obter informações sobre os respondentes, tais como: idade, sexo, escolaridade, graduação, tempo de carreira na docência e tempo de atuação na Instituição em análise. Na parte II, foi utilizada a Escala de Avaliação de Engajamento no Trabalho – EEGT. Na parte III, utilizou-se o Questionário Multifactorial de Liderança. A amostra da pesquisa contemplou 16 professores de Administração. Diante do exposto, analisou-se que existe um nível elevado de engajamento no trabalho dos respondentes, e o estilo de liderança que encontra-se mais presente é o transformacional, notou-se também que não existe falta de liderança entre os entrevistados, o chamado laissez-faire.
id UFSC_35401b12de125a865d93519dfb3d3fd5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/230192
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling OS ESTILOS DE LIDERANÇA E ENGAJAMENTO NO TRABALHO: UM ESTUDO COM DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAO presente artigo teve como objetivo geral analisar a relação dos estilos de liderança com o engajamento no trabalho dos professores de uma Instituição de Ensino Superior Privada de Santa Maria/RS. Para tanto, caracteriza-se como uma pesquisa descritiva e quantitativa. Para a coleta de dados foi utilizado questionário dividido em três partes: Parte 1: dados pessoais e ocupacionais, com a finalidade de obter informações sobre os respondentes, tais como: idade, sexo, escolaridade, graduação, tempo de carreira na docência e tempo de atuação na Instituição em análise. Na parte II, foi utilizada a Escala de Avaliação de Engajamento no Trabalho – EEGT. Na parte III, utilizou-se o Questionário Multifactorial de Liderança. A amostra da pesquisa contemplou 16 professores de Administração. Diante do exposto, analisou-se que existe um nível elevado de engajamento no trabalho dos respondentes, e o estilo de liderança que encontra-se mais presente é o transformacional, notou-se também que não existe falta de liderança entre os entrevistados, o chamado laissez-faire.INPEAU/UFSC2021-12-03T13:52:31Z2021-12-03T13:52:31Z2021-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-08-0https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230192DUTRA, MARIANA BRASILDAPPER, STEFFANI NIKOLILAURINI, MATHEUS MACHADODOS SANTOS, ANDRESSA SCHARICHporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-03T13:52:31Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/230192Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-12-03T13:52:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv OS ESTILOS DE LIDERANÇA E ENGAJAMENTO NO TRABALHO: UM ESTUDO COM DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA
title OS ESTILOS DE LIDERANÇA E ENGAJAMENTO NO TRABALHO: UM ESTUDO COM DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA
spellingShingle OS ESTILOS DE LIDERANÇA E ENGAJAMENTO NO TRABALHO: UM ESTUDO COM DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA
DUTRA, MARIANA BRASIL
title_short OS ESTILOS DE LIDERANÇA E ENGAJAMENTO NO TRABALHO: UM ESTUDO COM DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA
title_full OS ESTILOS DE LIDERANÇA E ENGAJAMENTO NO TRABALHO: UM ESTUDO COM DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA
title_fullStr OS ESTILOS DE LIDERANÇA E ENGAJAMENTO NO TRABALHO: UM ESTUDO COM DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA
title_full_unstemmed OS ESTILOS DE LIDERANÇA E ENGAJAMENTO NO TRABALHO: UM ESTUDO COM DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA
title_sort OS ESTILOS DE LIDERANÇA E ENGAJAMENTO NO TRABALHO: UM ESTUDO COM DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA
author DUTRA, MARIANA BRASIL
author_facet DUTRA, MARIANA BRASIL
DAPPER, STEFFANI NIKOLI
LAURINI, MATHEUS MACHADO
DOS SANTOS, ANDRESSA SCHARICH
author_role author
author2 DAPPER, STEFFANI NIKOLI
LAURINI, MATHEUS MACHADO
DOS SANTOS, ANDRESSA SCHARICH
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv DUTRA, MARIANA BRASIL
DAPPER, STEFFANI NIKOLI
LAURINI, MATHEUS MACHADO
DOS SANTOS, ANDRESSA SCHARICH
description O presente artigo teve como objetivo geral analisar a relação dos estilos de liderança com o engajamento no trabalho dos professores de uma Instituição de Ensino Superior Privada de Santa Maria/RS. Para tanto, caracteriza-se como uma pesquisa descritiva e quantitativa. Para a coleta de dados foi utilizado questionário dividido em três partes: Parte 1: dados pessoais e ocupacionais, com a finalidade de obter informações sobre os respondentes, tais como: idade, sexo, escolaridade, graduação, tempo de carreira na docência e tempo de atuação na Instituição em análise. Na parte II, foi utilizada a Escala de Avaliação de Engajamento no Trabalho – EEGT. Na parte III, utilizou-se o Questionário Multifactorial de Liderança. A amostra da pesquisa contemplou 16 professores de Administração. Diante do exposto, analisou-se que existe um nível elevado de engajamento no trabalho dos respondentes, e o estilo de liderança que encontra-se mais presente é o transformacional, notou-se também que não existe falta de liderança entre os entrevistados, o chamado laissez-faire.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-03T13:52:31Z
2021-12-03T13:52:31Z
2021-11-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-08-0
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230192
identifier_str_mv 978-85-68618-08-0
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230192
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652045891141632