OS ESTILOS DE LIDERANÇA E ENGAJAMENTO NO TRABALHO: UM ESTUDO COM DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230192 |
Resumo: | O presente artigo teve como objetivo geral analisar a relação dos estilos de liderança com o engajamento no trabalho dos professores de uma Instituição de Ensino Superior Privada de Santa Maria/RS. Para tanto, caracteriza-se como uma pesquisa descritiva e quantitativa. Para a coleta de dados foi utilizado questionário dividido em três partes: Parte 1: dados pessoais e ocupacionais, com a finalidade de obter informações sobre os respondentes, tais como: idade, sexo, escolaridade, graduação, tempo de carreira na docência e tempo de atuação na Instituição em análise. Na parte II, foi utilizada a Escala de Avaliação de Engajamento no Trabalho – EEGT. Na parte III, utilizou-se o Questionário Multifactorial de Liderança. A amostra da pesquisa contemplou 16 professores de Administração. Diante do exposto, analisou-se que existe um nível elevado de engajamento no trabalho dos respondentes, e o estilo de liderança que encontra-se mais presente é o transformacional, notou-se também que não existe falta de liderança entre os entrevistados, o chamado laissez-faire. |
id |
UFSC_35401b12de125a865d93519dfb3d3fd5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/230192 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
OS ESTILOS DE LIDERANÇA E ENGAJAMENTO NO TRABALHO: UM ESTUDO COM DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAO presente artigo teve como objetivo geral analisar a relação dos estilos de liderança com o engajamento no trabalho dos professores de uma Instituição de Ensino Superior Privada de Santa Maria/RS. Para tanto, caracteriza-se como uma pesquisa descritiva e quantitativa. Para a coleta de dados foi utilizado questionário dividido em três partes: Parte 1: dados pessoais e ocupacionais, com a finalidade de obter informações sobre os respondentes, tais como: idade, sexo, escolaridade, graduação, tempo de carreira na docência e tempo de atuação na Instituição em análise. Na parte II, foi utilizada a Escala de Avaliação de Engajamento no Trabalho – EEGT. Na parte III, utilizou-se o Questionário Multifactorial de Liderança. A amostra da pesquisa contemplou 16 professores de Administração. Diante do exposto, analisou-se que existe um nível elevado de engajamento no trabalho dos respondentes, e o estilo de liderança que encontra-se mais presente é o transformacional, notou-se também que não existe falta de liderança entre os entrevistados, o chamado laissez-faire.INPEAU/UFSC2021-12-03T13:52:31Z2021-12-03T13:52:31Z2021-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-08-0https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230192DUTRA, MARIANA BRASILDAPPER, STEFFANI NIKOLILAURINI, MATHEUS MACHADODOS SANTOS, ANDRESSA SCHARICHporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-03T13:52:31Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/230192Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-12-03T13:52:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS ESTILOS DE LIDERANÇA E ENGAJAMENTO NO TRABALHO: UM ESTUDO COM DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA |
title |
OS ESTILOS DE LIDERANÇA E ENGAJAMENTO NO TRABALHO: UM ESTUDO COM DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA |
spellingShingle |
OS ESTILOS DE LIDERANÇA E ENGAJAMENTO NO TRABALHO: UM ESTUDO COM DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA DUTRA, MARIANA BRASIL |
title_short |
OS ESTILOS DE LIDERANÇA E ENGAJAMENTO NO TRABALHO: UM ESTUDO COM DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA |
title_full |
OS ESTILOS DE LIDERANÇA E ENGAJAMENTO NO TRABALHO: UM ESTUDO COM DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA |
title_fullStr |
OS ESTILOS DE LIDERANÇA E ENGAJAMENTO NO TRABALHO: UM ESTUDO COM DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA |
title_full_unstemmed |
OS ESTILOS DE LIDERANÇA E ENGAJAMENTO NO TRABALHO: UM ESTUDO COM DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA |
title_sort |
OS ESTILOS DE LIDERANÇA E ENGAJAMENTO NO TRABALHO: UM ESTUDO COM DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA |
author |
DUTRA, MARIANA BRASIL |
author_facet |
DUTRA, MARIANA BRASIL DAPPER, STEFFANI NIKOLI LAURINI, MATHEUS MACHADO DOS SANTOS, ANDRESSA SCHARICH |
author_role |
author |
author2 |
DAPPER, STEFFANI NIKOLI LAURINI, MATHEUS MACHADO DOS SANTOS, ANDRESSA SCHARICH |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DUTRA, MARIANA BRASIL DAPPER, STEFFANI NIKOLI LAURINI, MATHEUS MACHADO DOS SANTOS, ANDRESSA SCHARICH |
description |
O presente artigo teve como objetivo geral analisar a relação dos estilos de liderança com o engajamento no trabalho dos professores de uma Instituição de Ensino Superior Privada de Santa Maria/RS. Para tanto, caracteriza-se como uma pesquisa descritiva e quantitativa. Para a coleta de dados foi utilizado questionário dividido em três partes: Parte 1: dados pessoais e ocupacionais, com a finalidade de obter informações sobre os respondentes, tais como: idade, sexo, escolaridade, graduação, tempo de carreira na docência e tempo de atuação na Instituição em análise. Na parte II, foi utilizada a Escala de Avaliação de Engajamento no Trabalho – EEGT. Na parte III, utilizou-se o Questionário Multifactorial de Liderança. A amostra da pesquisa contemplou 16 professores de Administração. Diante do exposto, analisou-se que existe um nível elevado de engajamento no trabalho dos respondentes, e o estilo de liderança que encontra-se mais presente é o transformacional, notou-se também que não existe falta de liderança entre os entrevistados, o chamado laissez-faire. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-03T13:52:31Z 2021-12-03T13:52:31Z 2021-11-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-08-0 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230192 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-08-0 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230192 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652045891141632 |