Geometria para o segundo ciclo do Ensino Secundário: propostas para seu ensino e formação de professores na década de 1970

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sidnéia Almeida
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gomes, Larissa Pinca Sarro, Silva, Martha Raissa Iane Santana Da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235197
Resumo: Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3054
id UFSC_35dd9c55351eba97d70390dff55a2434
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/235197
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Geometria para o segundo ciclo do Ensino Secundário: propostas para seu ensino e formação de professores na década de 1970Ensino SecundárioLivro DidáticoGeometriaMovimento da Matemática ModernaEste artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3054Neste artigo buscou-se compreender as propostas para o ensino de geometria e as orientações para professores a partir da análise da coleção Matemática: Segundo ciclo, ensino atualizado e o Guia do Professor – material auxiliar da coleção -, além da legislação em vigor na época e depoimentos dos autores dos livros didáticos analisados. Para tanto, foi realizada uma pesquisa histórica, que considera como aportes teórico-metodológicos os fundamentos da História Cultural com autores como Chartier (1990) e Choppin (2004). Ao final desse trabalho, concluímos que a geometria proposta e as orientações direcionadas para o professor, que ensina essa disciplina, contemplam as orientações de fóruns científicos nacionais e internacionais, que propunham o ensino de Geometria com introdução das estruturas de grupo e espaço vetorial por meio das transformações geométricas. A publicação da coleção também contempla fichas que se caracterizam como estratégias didáticas, organizadas com a sugestão da realização de um diálogo entre professor e aluno, partindo de noções intuitivas e conhecidas até a formalização dos conceitos geométricos.Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa)2022-05-28T20:07:58Z2022-05-28T20:07:58Z2021-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Sidnéia Almeida; GOMES, Larissa Pinca Sarro; SILVA, Martha Raissa Iane Santana da. Geometria para o segundo ciclo do Ensino Secundário: propostas para seu ensino e formação de professores na década de 1970. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 12, p. 1-21, 2021.2179-426Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235197Silva, Sidnéia AlmeidaGomes, Larissa Pinca SarroSilva, Martha Raissa Iane Santana Daporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-28T20:07:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235197Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-28T20:07:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Geometria para o segundo ciclo do Ensino Secundário: propostas para seu ensino e formação de professores na década de 1970
title Geometria para o segundo ciclo do Ensino Secundário: propostas para seu ensino e formação de professores na década de 1970
spellingShingle Geometria para o segundo ciclo do Ensino Secundário: propostas para seu ensino e formação de professores na década de 1970
Silva, Sidnéia Almeida
Ensino Secundário
Livro Didático
Geometria
Movimento da Matemática Moderna
title_short Geometria para o segundo ciclo do Ensino Secundário: propostas para seu ensino e formação de professores na década de 1970
title_full Geometria para o segundo ciclo do Ensino Secundário: propostas para seu ensino e formação de professores na década de 1970
title_fullStr Geometria para o segundo ciclo do Ensino Secundário: propostas para seu ensino e formação de professores na década de 1970
title_full_unstemmed Geometria para o segundo ciclo do Ensino Secundário: propostas para seu ensino e formação de professores na década de 1970
title_sort Geometria para o segundo ciclo do Ensino Secundário: propostas para seu ensino e formação de professores na década de 1970
author Silva, Sidnéia Almeida
author_facet Silva, Sidnéia Almeida
Gomes, Larissa Pinca Sarro
Silva, Martha Raissa Iane Santana Da
author_role author
author2 Gomes, Larissa Pinca Sarro
Silva, Martha Raissa Iane Santana Da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sidnéia Almeida
Gomes, Larissa Pinca Sarro
Silva, Martha Raissa Iane Santana Da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Secundário
Livro Didático
Geometria
Movimento da Matemática Moderna
topic Ensino Secundário
Livro Didático
Geometria
Movimento da Matemática Moderna
description Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3054
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08
2022-05-28T20:07:58Z
2022-05-28T20:07:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Sidnéia Almeida; GOMES, Larissa Pinca Sarro; SILVA, Martha Raissa Iane Santana da. Geometria para o segundo ciclo do Ensino Secundário: propostas para seu ensino e formação de professores na década de 1970. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 12, p. 1-21, 2021.
2179-426X
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235197
identifier_str_mv SILVA, Sidnéia Almeida; GOMES, Larissa Pinca Sarro; SILVA, Martha Raissa Iane Santana da. Geometria para o segundo ciclo do Ensino Secundário: propostas para seu ensino e formação de professores na década de 1970. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 12, p. 1-21, 2021.
2179-426X
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa)
publisher.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651892039876608