Abordagem semiótica de design de interface para ambientes de aprendizagem com suporte ao pensamento crítico: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103114 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação |
id |
UFSC_36ced2ccd09bc850fe06534137281ac2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/103114 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Abordagem semiótica de design de interface para ambientes de aprendizagem com suporte ao pensamento crítico: um estudo de casoInformaticaCiência da computaçãoInterfaces de usuário (Sistemas de computação)Interfaces (Computador)Java (Linguagem de programação de computador)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da ComputaçãoExistem desenvolvedores de software que acreditam que uma interface é apenas para apresentar de maneira mais amigável, bonita e fácil, as funcionalidades providas pelo software. Entretanto, assim como existe uma relação de influencia mutua entre pensamento e linguagem, a interface do software pode influenciar numa atividade cognitiva suportada pelo computador. Este trabalho mostra uma forma de auxiliar o design de interfaces para sistemas de aprendizagem de apoio ao pensamento critico, através da abordagem da Engenharia Semiótica e suas derivações, onde a interface é uma mensagem unilateral do designer para o usuário. O Design desses sistemas é baseado num modelo computacional que aplica a Teoria da Atividade e a Pedagogia do Julgamento. Nesse contexto a interface pode contribuir diretamente no processo de desenvolvimento do pensamento crítico. Essa proposta de design de interface é aplicada num software web que implementa a atividade de Crítica ao Conhecimento.Florianópolis, SCRamos, Edla Maria FaustKomosinski, Leandro JoseUniversidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Augusto César Melo de2013-07-16T03:00:27Z2013-07-16T03:00:27Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1 v.| ils., tab.application/pdf246936http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103114porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-12T02:36:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/103114Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:36:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abordagem semiótica de design de interface para ambientes de aprendizagem com suporte ao pensamento crítico: um estudo de caso |
title |
Abordagem semiótica de design de interface para ambientes de aprendizagem com suporte ao pensamento crítico: um estudo de caso |
spellingShingle |
Abordagem semiótica de design de interface para ambientes de aprendizagem com suporte ao pensamento crítico: um estudo de caso Oliveira, Augusto César Melo de Informatica Ciência da computação Interfaces de usuário (Sistemas de computação) Interfaces (Computador) Java (Linguagem de programação de computador) |
title_short |
Abordagem semiótica de design de interface para ambientes de aprendizagem com suporte ao pensamento crítico: um estudo de caso |
title_full |
Abordagem semiótica de design de interface para ambientes de aprendizagem com suporte ao pensamento crítico: um estudo de caso |
title_fullStr |
Abordagem semiótica de design de interface para ambientes de aprendizagem com suporte ao pensamento crítico: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Abordagem semiótica de design de interface para ambientes de aprendizagem com suporte ao pensamento crítico: um estudo de caso |
title_sort |
Abordagem semiótica de design de interface para ambientes de aprendizagem com suporte ao pensamento crítico: um estudo de caso |
author |
Oliveira, Augusto César Melo de |
author_facet |
Oliveira, Augusto César Melo de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ramos, Edla Maria Faust Komosinski, Leandro Jose Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Augusto César Melo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informatica Ciência da computação Interfaces de usuário (Sistemas de computação) Interfaces (Computador) Java (Linguagem de programação de computador) |
topic |
Informatica Ciência da computação Interfaces de usuário (Sistemas de computação) Interfaces (Computador) Java (Linguagem de programação de computador) |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2005 2013-07-16T03:00:27Z 2013-07-16T03:00:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
246936 http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103114 |
identifier_str_mv |
246936 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103114 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 v.| ils., tab. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651939160784896 |