Abordagem semiótica de design de interface para ambientes de aprendizagem com suporte ao pensamento crítico: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Augusto César Melo de
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103114
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
id UFSC_36ced2ccd09bc850fe06534137281ac2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/103114
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Abordagem semiótica de design de interface para ambientes de aprendizagem com suporte ao pensamento crítico: um estudo de casoInformaticaCiência da computaçãoInterfaces de usuário (Sistemas de computação)Interfaces (Computador)Java (Linguagem de programação de computador)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da ComputaçãoExistem desenvolvedores de software que acreditam que uma interface é apenas para apresentar de maneira mais amigável, bonita e fácil, as funcionalidades providas pelo software. Entretanto, assim como existe uma relação de influencia mutua entre pensamento e linguagem, a interface do software pode influenciar numa atividade cognitiva suportada pelo computador. Este trabalho mostra uma forma de auxiliar o design de interfaces para sistemas de aprendizagem de apoio ao pensamento critico, através da abordagem da Engenharia Semiótica e suas derivações, onde a interface é uma mensagem unilateral do designer para o usuário. O Design desses sistemas é baseado num modelo computacional que aplica a Teoria da Atividade e a Pedagogia do Julgamento. Nesse contexto a interface pode contribuir diretamente no processo de desenvolvimento do pensamento crítico. Essa proposta de design de interface é aplicada num software web que implementa a atividade de Crítica ao Conhecimento.Florianópolis, SCRamos, Edla Maria FaustKomosinski, Leandro JoseUniversidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Augusto César Melo de2013-07-16T03:00:27Z2013-07-16T03:00:27Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1 v.| ils., tab.application/pdf246936http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103114porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-12T02:36:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/103114Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:36:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem semiótica de design de interface para ambientes de aprendizagem com suporte ao pensamento crítico: um estudo de caso
title Abordagem semiótica de design de interface para ambientes de aprendizagem com suporte ao pensamento crítico: um estudo de caso
spellingShingle Abordagem semiótica de design de interface para ambientes de aprendizagem com suporte ao pensamento crítico: um estudo de caso
Oliveira, Augusto César Melo de
Informatica
Ciência da computação
Interfaces de usuário (Sistemas de computação)
Interfaces (Computador)
Java (Linguagem de programação de computador)
title_short Abordagem semiótica de design de interface para ambientes de aprendizagem com suporte ao pensamento crítico: um estudo de caso
title_full Abordagem semiótica de design de interface para ambientes de aprendizagem com suporte ao pensamento crítico: um estudo de caso
title_fullStr Abordagem semiótica de design de interface para ambientes de aprendizagem com suporte ao pensamento crítico: um estudo de caso
title_full_unstemmed Abordagem semiótica de design de interface para ambientes de aprendizagem com suporte ao pensamento crítico: um estudo de caso
title_sort Abordagem semiótica de design de interface para ambientes de aprendizagem com suporte ao pensamento crítico: um estudo de caso
author Oliveira, Augusto César Melo de
author_facet Oliveira, Augusto César Melo de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Edla Maria Faust
Komosinski, Leandro Jose
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Augusto César Melo de
dc.subject.por.fl_str_mv Informatica
Ciência da computação
Interfaces de usuário (Sistemas de computação)
Interfaces (Computador)
Java (Linguagem de programação de computador)
topic Informatica
Ciência da computação
Interfaces de usuário (Sistemas de computação)
Interfaces (Computador)
Java (Linguagem de programação de computador)
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005
2013-07-16T03:00:27Z
2013-07-16T03:00:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 246936
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103114
identifier_str_mv 246936
url http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 v.| ils., tab.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651939160784896