UNIVERSIDADE BRASILEIRA NO ÂMBITO DA AMÉRICA LATINA: O INTERCÂMBIO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96860 |
Resumo: | O tema desta pesquisa é a internacionalização da universidade brasileira no âmbito da América Latina e Caribe. O objetivo é estudar as contribuições desta internacionalização para a universidade, cuja episteme e pertinência é a produção e intercâmbio do conhecimento científico, considerando-se que o conhecimento se tornou um bem permanente para o “sujeito” da pós-modernidade. A internacionalização da universidade brasileira vem se delineando em dois modelos: das instituições privadas, mediante acordos, fusões e aquisições e da universidade pública,em suas diversas categorias administrativas, cuja proposta é promover o intercâmbio de estudantes da América Latina, através do Programa Estudante Convênio de Graduação (PEC-G) e também em uma universidade federal fundada na tríplice fronteira, entre Brasil, Paraguai e Argentina. O método de abordagem desta pesquisa é o dedutivo, que consiste em estudar um fenômeno específico à luz de teorias já aceitas pela comunidade científica. Como técnicas serão empregadas a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. A universidade precisa internacionalizarse, de fato e de direito, para viabilizar a cooperação internacional, com vistas à formação de uma agenda para a consolidação de uma Nação Latino Americana. |
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UNIVERSIDADE BRASILEIRA NO ÂMBITO DA AMÉRICA LATINA: O INTERCÂMBIO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO.O tema desta pesquisa é a internacionalização da universidade brasileira no âmbito da América Latina e Caribe. O objetivo é estudar as contribuições desta internacionalização para a universidade, cuja episteme e pertinência é a produção e intercâmbio do conhecimento científico, considerando-se que o conhecimento se tornou um bem permanente para o “sujeito” da pós-modernidade. A internacionalização da universidade brasileira vem se delineando em dois modelos: das instituições privadas, mediante acordos, fusões e aquisições e da universidade pública,em suas diversas categorias administrativas, cuja proposta é promover o intercâmbio de estudantes da América Latina, através do Programa Estudante Convênio de Graduação (PEC-G) e também em uma universidade federal fundada na tríplice fronteira, entre Brasil, Paraguai e Argentina. O método de abordagem desta pesquisa é o dedutivo, que consiste em estudar um fenômeno específico à luz de teorias já aceitas pela comunidade científica. Como técnicas serão empregadas a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. A universidade precisa internacionalizarse, de fato e de direito, para viabilizar a cooperação internacional, com vistas à formação de uma agenda para a consolidação de uma Nação Latino Americana.INPEAU2012-11-01T17:11:59Z2012-11-01T17:11:59Z2010-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96860LUCCHESI, MARTHA ABRAHÃO SAADporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T18:44:14Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/96860Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T18:44:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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