UNIVERSIDADE BRASILEIRA NO ÂMBITO DA AMÉRICA LATINA: O INTERCÂMBIO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LUCCHESI, MARTHA ABRAHÃO SAAD
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96860
Resumo: O tema desta pesquisa é a internacionalização da universidade brasileira no âmbito da América Latina e Caribe. O objetivo é estudar as contribuições desta internacionalização para a universidade, cuja episteme e pertinência é a produção e intercâmbio do conhecimento científico, considerando-se que o conhecimento se tornou um bem permanente para o “sujeito” da pós-modernidade. A internacionalização da universidade brasileira vem se delineando em dois modelos: das instituições privadas, mediante acordos, fusões e aquisições e da universidade pública,em suas diversas categorias administrativas, cuja proposta é promover o intercâmbio de estudantes da América Latina, através do Programa Estudante Convênio de Graduação (PEC-G) e também em uma universidade federal fundada na tríplice fronteira, entre Brasil, Paraguai e Argentina. O método de abordagem desta pesquisa é o dedutivo, que consiste em estudar um fenômeno específico à luz de teorias já aceitas pela comunidade científica. Como técnicas serão empregadas a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. A universidade precisa internacionalizarse, de fato e de direito, para viabilizar a cooperação internacional, com vistas à formação de uma agenda para a consolidação de uma Nação Latino Americana.
id UFSC_37d4ff0188d0ae013779e3f772b80255
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/96860
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling UNIVERSIDADE BRASILEIRA NO ÂMBITO DA AMÉRICA LATINA: O INTERCÂMBIO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO.O tema desta pesquisa é a internacionalização da universidade brasileira no âmbito da América Latina e Caribe. O objetivo é estudar as contribuições desta internacionalização para a universidade, cuja episteme e pertinência é a produção e intercâmbio do conhecimento científico, considerando-se que o conhecimento se tornou um bem permanente para o “sujeito” da pós-modernidade. A internacionalização da universidade brasileira vem se delineando em dois modelos: das instituições privadas, mediante acordos, fusões e aquisições e da universidade pública,em suas diversas categorias administrativas, cuja proposta é promover o intercâmbio de estudantes da América Latina, através do Programa Estudante Convênio de Graduação (PEC-G) e também em uma universidade federal fundada na tríplice fronteira, entre Brasil, Paraguai e Argentina. O método de abordagem desta pesquisa é o dedutivo, que consiste em estudar um fenômeno específico à luz de teorias já aceitas pela comunidade científica. Como técnicas serão empregadas a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. A universidade precisa internacionalizarse, de fato e de direito, para viabilizar a cooperação internacional, com vistas à formação de uma agenda para a consolidação de uma Nação Latino Americana.INPEAU2012-11-01T17:11:59Z2012-11-01T17:11:59Z2010-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96860LUCCHESI, MARTHA ABRAHÃO SAADporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T18:44:14Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/96860Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T18:44:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE BRASILEIRA NO ÂMBITO DA AMÉRICA LATINA: O INTERCÂMBIO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO.
title UNIVERSIDADE BRASILEIRA NO ÂMBITO DA AMÉRICA LATINA: O INTERCÂMBIO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO.
spellingShingle UNIVERSIDADE BRASILEIRA NO ÂMBITO DA AMÉRICA LATINA: O INTERCÂMBIO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO.
LUCCHESI, MARTHA ABRAHÃO SAAD
title_short UNIVERSIDADE BRASILEIRA NO ÂMBITO DA AMÉRICA LATINA: O INTERCÂMBIO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO.
title_full UNIVERSIDADE BRASILEIRA NO ÂMBITO DA AMÉRICA LATINA: O INTERCÂMBIO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO.
title_fullStr UNIVERSIDADE BRASILEIRA NO ÂMBITO DA AMÉRICA LATINA: O INTERCÂMBIO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO.
title_full_unstemmed UNIVERSIDADE BRASILEIRA NO ÂMBITO DA AMÉRICA LATINA: O INTERCÂMBIO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO.
title_sort UNIVERSIDADE BRASILEIRA NO ÂMBITO DA AMÉRICA LATINA: O INTERCÂMBIO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO.
author LUCCHESI, MARTHA ABRAHÃO SAAD
author_facet LUCCHESI, MARTHA ABRAHÃO SAAD
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LUCCHESI, MARTHA ABRAHÃO SAAD
description O tema desta pesquisa é a internacionalização da universidade brasileira no âmbito da América Latina e Caribe. O objetivo é estudar as contribuições desta internacionalização para a universidade, cuja episteme e pertinência é a produção e intercâmbio do conhecimento científico, considerando-se que o conhecimento se tornou um bem permanente para o “sujeito” da pós-modernidade. A internacionalização da universidade brasileira vem se delineando em dois modelos: das instituições privadas, mediante acordos, fusões e aquisições e da universidade pública,em suas diversas categorias administrativas, cuja proposta é promover o intercâmbio de estudantes da América Latina, através do Programa Estudante Convênio de Graduação (PEC-G) e também em uma universidade federal fundada na tríplice fronteira, entre Brasil, Paraguai e Argentina. O método de abordagem desta pesquisa é o dedutivo, que consiste em estudar um fenômeno específico à luz de teorias já aceitas pela comunidade científica. Como técnicas serão empregadas a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. A universidade precisa internacionalizarse, de fato e de direito, para viabilizar a cooperação internacional, com vistas à formação de uma agenda para a consolidação de uma Nação Latino Americana.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-08
2012-11-01T17:11:59Z
2012-11-01T17:11:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96860
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652146339479552