DESEMPENHO DOS CURSOS DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS RESULTADOS NO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO (ENADE) EM 2006, 2009 E 2012

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nicolini, Alexandre Mendes
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Andrade, Rui Otávio Bernardes de, Torres, Adriana Amadeu Garcia, Calderón, Patricia Asunción Loaiza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131785
Resumo: O Brasil busca há quase duas décadas aperfeiçoar políticas públicas e instrumentos de avaliação capazes de medir o desempenho das Instituições de Ensino Superior. Mais do que criar rankings e polemizar os critérios e metodologias utilizados, o presente artigo objetiva verificar a performance dos cursos de bacharelado em Administração que vem sendo ofertados por Universidades, Centros Universitários ou Faculdades, públicas e privadas, tendo como parâmetro os resultados obtidos pelos estudantes nas três edições da prova (Enade): 2006, 2009 e 2012. As conclusões demonstram aumento de qualidade na história recente deste ensino, especialmente em Centros Universitários e Universidades. Aliás, no setor público, estes tipos de organizações se apresentam como as melhores opções para o estudante, enquanto que nas Faculdades públicas constatou-se baixa qualidade no curso ofertado e, por isso, necessidade de maior atenção. Em relação ao setor privado, as melhoras de seu desempenho são significativas e em todos os tipos de organizações.
id UFSC_390b987171769bce35473fe106c7953d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131785
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling DESEMPENHO DOS CURSOS DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS RESULTADOS NO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO (ENADE) EM 2006, 2009 E 2012Educação. Universidade. Administração. Avaliação.O Brasil busca há quase duas décadas aperfeiçoar políticas públicas e instrumentos de avaliação capazes de medir o desempenho das Instituições de Ensino Superior. Mais do que criar rankings e polemizar os critérios e metodologias utilizados, o presente artigo objetiva verificar a performance dos cursos de bacharelado em Administração que vem sendo ofertados por Universidades, Centros Universitários ou Faculdades, públicas e privadas, tendo como parâmetro os resultados obtidos pelos estudantes nas três edições da prova (Enade): 2006, 2009 e 2012. As conclusões demonstram aumento de qualidade na história recente deste ensino, especialmente em Centros Universitários e Universidades. Aliás, no setor público, estes tipos de organizações se apresentam como as melhores opções para o estudante, enquanto que nas Faculdades públicas constatou-se baixa qualidade no curso ofertado e, por isso, necessidade de maior atenção. Em relação ao setor privado, as melhoras de seu desempenho são significativas e em todos os tipos de organizações.INPEAU2015-04-07T16:54:10Z2015-04-07T16:54:10Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131785Nicolini, Alexandre MendesAndrade, Rui Otávio Bernardes deTorres, Adriana Amadeu GarciaCalderón, Patricia Asunción Loaizaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-07T16:54:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131785Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-07T16:54:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv DESEMPENHO DOS CURSOS DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS RESULTADOS NO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO (ENADE) EM 2006, 2009 E 2012
title DESEMPENHO DOS CURSOS DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS RESULTADOS NO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO (ENADE) EM 2006, 2009 E 2012
spellingShingle DESEMPENHO DOS CURSOS DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS RESULTADOS NO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO (ENADE) EM 2006, 2009 E 2012
Nicolini, Alexandre Mendes
Educação. Universidade. Administração. Avaliação.
title_short DESEMPENHO DOS CURSOS DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS RESULTADOS NO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO (ENADE) EM 2006, 2009 E 2012
title_full DESEMPENHO DOS CURSOS DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS RESULTADOS NO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO (ENADE) EM 2006, 2009 E 2012
title_fullStr DESEMPENHO DOS CURSOS DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS RESULTADOS NO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO (ENADE) EM 2006, 2009 E 2012
title_full_unstemmed DESEMPENHO DOS CURSOS DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS RESULTADOS NO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO (ENADE) EM 2006, 2009 E 2012
title_sort DESEMPENHO DOS CURSOS DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS RESULTADOS NO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO (ENADE) EM 2006, 2009 E 2012
author Nicolini, Alexandre Mendes
author_facet Nicolini, Alexandre Mendes
Andrade, Rui Otávio Bernardes de
Torres, Adriana Amadeu Garcia
Calderón, Patricia Asunción Loaiza
author_role author
author2 Andrade, Rui Otávio Bernardes de
Torres, Adriana Amadeu Garcia
Calderón, Patricia Asunción Loaiza
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nicolini, Alexandre Mendes
Andrade, Rui Otávio Bernardes de
Torres, Adriana Amadeu Garcia
Calderón, Patricia Asunción Loaiza
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Universidade. Administração. Avaliação.
topic Educação. Universidade. Administração. Avaliação.
description O Brasil busca há quase duas décadas aperfeiçoar políticas públicas e instrumentos de avaliação capazes de medir o desempenho das Instituições de Ensino Superior. Mais do que criar rankings e polemizar os critérios e metodologias utilizados, o presente artigo objetiva verificar a performance dos cursos de bacharelado em Administração que vem sendo ofertados por Universidades, Centros Universitários ou Faculdades, públicas e privadas, tendo como parâmetro os resultados obtidos pelos estudantes nas três edições da prova (Enade): 2006, 2009 e 2012. As conclusões demonstram aumento de qualidade na história recente deste ensino, especialmente em Centros Universitários e Universidades. Aliás, no setor público, estes tipos de organizações se apresentam como as melhores opções para o estudante, enquanto que nas Faculdades públicas constatou-se baixa qualidade no curso ofertado e, por isso, necessidade de maior atenção. Em relação ao setor privado, as melhoras de seu desempenho são significativas e em todos os tipos de organizações.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-05
2015-04-07T16:54:10Z
2015-04-07T16:54:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-00-4
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131785
identifier_str_mv 978-85-68618-00-4
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131785
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652062784749568