DESEMPENHO DOS CURSOS DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS RESULTADOS NO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO (ENADE) EM 2006, 2009 E 2012
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131785 |
Resumo: | O Brasil busca há quase duas décadas aperfeiçoar políticas públicas e instrumentos de avaliação capazes de medir o desempenho das Instituições de Ensino Superior. Mais do que criar rankings e polemizar os critérios e metodologias utilizados, o presente artigo objetiva verificar a performance dos cursos de bacharelado em Administração que vem sendo ofertados por Universidades, Centros Universitários ou Faculdades, públicas e privadas, tendo como parâmetro os resultados obtidos pelos estudantes nas três edições da prova (Enade): 2006, 2009 e 2012. As conclusões demonstram aumento de qualidade na história recente deste ensino, especialmente em Centros Universitários e Universidades. Aliás, no setor público, estes tipos de organizações se apresentam como as melhores opções para o estudante, enquanto que nas Faculdades públicas constatou-se baixa qualidade no curso ofertado e, por isso, necessidade de maior atenção. Em relação ao setor privado, as melhoras de seu desempenho são significativas e em todos os tipos de organizações. |
id |
UFSC_390b987171769bce35473fe106c7953d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131785 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
DESEMPENHO DOS CURSOS DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS RESULTADOS NO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO (ENADE) EM 2006, 2009 E 2012Educação. Universidade. Administração. Avaliação.O Brasil busca há quase duas décadas aperfeiçoar políticas públicas e instrumentos de avaliação capazes de medir o desempenho das Instituições de Ensino Superior. Mais do que criar rankings e polemizar os critérios e metodologias utilizados, o presente artigo objetiva verificar a performance dos cursos de bacharelado em Administração que vem sendo ofertados por Universidades, Centros Universitários ou Faculdades, públicas e privadas, tendo como parâmetro os resultados obtidos pelos estudantes nas três edições da prova (Enade): 2006, 2009 e 2012. As conclusões demonstram aumento de qualidade na história recente deste ensino, especialmente em Centros Universitários e Universidades. Aliás, no setor público, estes tipos de organizações se apresentam como as melhores opções para o estudante, enquanto que nas Faculdades públicas constatou-se baixa qualidade no curso ofertado e, por isso, necessidade de maior atenção. Em relação ao setor privado, as melhoras de seu desempenho são significativas e em todos os tipos de organizações.INPEAU2015-04-07T16:54:10Z2015-04-07T16:54:10Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131785Nicolini, Alexandre MendesAndrade, Rui Otávio Bernardes deTorres, Adriana Amadeu GarciaCalderón, Patricia Asunción Loaizaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-07T16:54:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131785Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-07T16:54:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESEMPENHO DOS CURSOS DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS RESULTADOS NO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO (ENADE) EM 2006, 2009 E 2012 |
title |
DESEMPENHO DOS CURSOS DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS RESULTADOS NO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO (ENADE) EM 2006, 2009 E 2012 |
spellingShingle |
DESEMPENHO DOS CURSOS DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS RESULTADOS NO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO (ENADE) EM 2006, 2009 E 2012 Nicolini, Alexandre Mendes Educação. Universidade. Administração. Avaliação. |
title_short |
DESEMPENHO DOS CURSOS DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS RESULTADOS NO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO (ENADE) EM 2006, 2009 E 2012 |
title_full |
DESEMPENHO DOS CURSOS DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS RESULTADOS NO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO (ENADE) EM 2006, 2009 E 2012 |
title_fullStr |
DESEMPENHO DOS CURSOS DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS RESULTADOS NO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO (ENADE) EM 2006, 2009 E 2012 |
title_full_unstemmed |
DESEMPENHO DOS CURSOS DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS RESULTADOS NO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO (ENADE) EM 2006, 2009 E 2012 |
title_sort |
DESEMPENHO DOS CURSOS DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS RESULTADOS NO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO (ENADE) EM 2006, 2009 E 2012 |
author |
Nicolini, Alexandre Mendes |
author_facet |
Nicolini, Alexandre Mendes Andrade, Rui Otávio Bernardes de Torres, Adriana Amadeu Garcia Calderón, Patricia Asunción Loaiza |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, Rui Otávio Bernardes de Torres, Adriana Amadeu Garcia Calderón, Patricia Asunción Loaiza |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nicolini, Alexandre Mendes Andrade, Rui Otávio Bernardes de Torres, Adriana Amadeu Garcia Calderón, Patricia Asunción Loaiza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Universidade. Administração. Avaliação. |
topic |
Educação. Universidade. Administração. Avaliação. |
description |
O Brasil busca há quase duas décadas aperfeiçoar políticas públicas e instrumentos de avaliação capazes de medir o desempenho das Instituições de Ensino Superior. Mais do que criar rankings e polemizar os critérios e metodologias utilizados, o presente artigo objetiva verificar a performance dos cursos de bacharelado em Administração que vem sendo ofertados por Universidades, Centros Universitários ou Faculdades, públicas e privadas, tendo como parâmetro os resultados obtidos pelos estudantes nas três edições da prova (Enade): 2006, 2009 e 2012. As conclusões demonstram aumento de qualidade na história recente deste ensino, especialmente em Centros Universitários e Universidades. Aliás, no setor público, estes tipos de organizações se apresentam como as melhores opções para o estudante, enquanto que nas Faculdades públicas constatou-se baixa qualidade no curso ofertado e, por isso, necessidade de maior atenção. Em relação ao setor privado, as melhoras de seu desempenho são significativas e em todos os tipos de organizações. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-05 2015-04-07T16:54:10Z 2015-04-07T16:54:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-00-4 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131785 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-00-4 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131785 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652062784749568 |