Reflexão de professores sobre a avaliação mediadora no estágio curricular supervisionado em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mocelin, Jaqueline
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158839
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2015
id UFSC_3b934e30f10b436f97b1321e0fe9aea7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/158839
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Reflexão de professores sobre a avaliação mediadora no estágio curricular supervisionado em enfermagemEnfermagemEstágios supervisionadosAvaliaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2015Este estudo tem como objetivos, conhecer os fatores que influenciam a avaliação no processo de ensino-aprendizagem do estágio curricular supervisionado de um curso de graduação em Enfermagem na Região Sul do Brasil e, construir coletivamente com os docentes, estratégias pedagógicas para que o processo avaliativo no ECS estimule a formação do profissional crítico-reflexivo. Os participantes foram cinco enfermeiros com experiência de pelo menos um semestre como supervisores do estágio curricular de um curso de graduação em enfermagem. Todo o caminho percorrido para a construção deste estudo respeitou as etapas da Pesquisa Convergente Assistencial (PCA) e para a obtenção das informações, foi empregada a Oficina Pedagógica alicerçada na Metodologia da Problematização que revelou as fragilidades e os esforços dos professores participantes em seguir um caminho mediador em avaliação, a necessidade da formação docente ou capacitação pedagógica em avaliação e sugestão de estratégias para a implementação do processo avaliativo mediador na formação do profissional crítico-reflexivo. Acreditamos que esse estudo possa contribuir para a reflexão sobre a necessidade do preparo pedagógico para que a avaliação seja reconhecida como parte do processo de ensino-aprendizagem, despertando assim, a compreensão da necessidade de instrumentalização dos docentes para a aplicação do processo avaliativo de forma assertiva.<br>Abstract : This study is aimed at knowing the factors that influence the evaluation in the teaching and learning of supervised clinical practice in a nursing degree in the South of Brazil and, collectively build with teachers, teaching strategies for the evaluation process in the SCP in order to stimulate the formation of a critical-reflective practitioner. The participants were five nurses with experience of at least one semester as supervisors of the clinical practice in the nursing school. All the path for the construction of this study respected the stages of the Convergent Care Research (ICA) and for the obtaining of the information was used a Pedagogical Workshop based on the problematization methodology. The results revealed the weaknesses and the efforts of teachers participants to follow a mediator way in assessing the need for teacher training or educational training and suggested strategies for the implementation of the evaluation process mediator in the development of critical-reflective practitioner. We strongly believe that this study can contribute to further reflections on the need for the educational preparation for the assessment to be recognized as part of the teaching and learning process, thus awakening, understanding the need for the instrumentalization of teachers to implement the evaluative process assertively.Reibnitz, Kenya SchmidtUniversidade Federal de Santa CatarinaMocelin, Jaqueline2016-02-09T03:09:53Z2016-02-09T03:09:53Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis183 p.| tabs., il.application/pdf337073https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158839porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-09T03:09:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/158839Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-02-09T03:09:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexão de professores sobre a avaliação mediadora no estágio curricular supervisionado em enfermagem
title Reflexão de professores sobre a avaliação mediadora no estágio curricular supervisionado em enfermagem
spellingShingle Reflexão de professores sobre a avaliação mediadora no estágio curricular supervisionado em enfermagem
Mocelin, Jaqueline
Enfermagem
Estágios supervisionados
Avaliação
title_short Reflexão de professores sobre a avaliação mediadora no estágio curricular supervisionado em enfermagem
title_full Reflexão de professores sobre a avaliação mediadora no estágio curricular supervisionado em enfermagem
title_fullStr Reflexão de professores sobre a avaliação mediadora no estágio curricular supervisionado em enfermagem
title_full_unstemmed Reflexão de professores sobre a avaliação mediadora no estágio curricular supervisionado em enfermagem
title_sort Reflexão de professores sobre a avaliação mediadora no estágio curricular supervisionado em enfermagem
author Mocelin, Jaqueline
author_facet Mocelin, Jaqueline
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reibnitz, Kenya Schmidt
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Mocelin, Jaqueline
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Estágios supervisionados
Avaliação
topic Enfermagem
Estágios supervisionados
Avaliação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2015
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-02-09T03:09:53Z
2016-02-09T03:09:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 337073
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158839
identifier_str_mv 337073
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 183 p.| tabs., il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652009735192576