A INFLUÊNCIA DA LIDERANÇA DEMOCRÁTICA PARA UM ATENDIMENTO HUMANIZADO: UM EXEMPLO NO HU/UFSC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mafra, Marluce
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Santana, Julival Queiroz de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97776
Resumo: Este estudo buscou analisar de que forma se configura o atendimento humanizado através da influencia da liderança democrática na seção de Lactário do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina. Esse processo pode ser considerado transformação de conhecimento pessoal em corporativo compartilhado, numa gestão de conhecimento para o avanço no processo de estrutura da visão institucional. Especificamente o trabalho obedeceu à ordem seguinte: identificação da instituição, identificação das competências da liderança democrática, contextualização do atendimento humanizado em hospitais e a influência da liderança democrática no processo para atendimento humanizado na seção de Lactário. Considerando os objetivos propostos, a abordagem desta pesquisa é qualitativa do tipo participante com enfoque descritivo. Os dados foram coletados por meio de pesquisa bibliográfica e de observação. As conclusões permitem constatar que o atendimento humanizado está relacionado a uma liderança democrática, na passagem de plantão e nas diversas situações que surgem para atender a demanda. Por fim, torna-se evidente que uma liderança democrática, num modelo holístico, influencia para a troca e socialização das informações, fator motivacional e que gera conhecimento, desenvolve efetivo atendimento e, consequentemente, torna o atendimento à demanda mais humanizado.
id UFSC_3ba294d0599c510d26791a2cea6370e6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/97776
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A INFLUÊNCIA DA LIDERANÇA DEMOCRÁTICA PARA UM ATENDIMENTO HUMANIZADO: UM EXEMPLO NO HU/UFSCEste estudo buscou analisar de que forma se configura o atendimento humanizado através da influencia da liderança democrática na seção de Lactário do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina. Esse processo pode ser considerado transformação de conhecimento pessoal em corporativo compartilhado, numa gestão de conhecimento para o avanço no processo de estrutura da visão institucional. Especificamente o trabalho obedeceu à ordem seguinte: identificação da instituição, identificação das competências da liderança democrática, contextualização do atendimento humanizado em hospitais e a influência da liderança democrática no processo para atendimento humanizado na seção de Lactário. Considerando os objetivos propostos, a abordagem desta pesquisa é qualitativa do tipo participante com enfoque descritivo. Os dados foram coletados por meio de pesquisa bibliográfica e de observação. As conclusões permitem constatar que o atendimento humanizado está relacionado a uma liderança democrática, na passagem de plantão e nas diversas situações que surgem para atender a demanda. Por fim, torna-se evidente que uma liderança democrática, num modelo holístico, influencia para a troca e socialização das informações, fator motivacional e que gera conhecimento, desenvolve efetivo atendimento e, consequentemente, torna o atendimento à demanda mais humanizado.INPEAU2012-12-10T18:50:54Z2012-12-10T18:50:54Z2012-11-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97776Mafra, MarluceSantana, Julival Queiroz deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-06T15:27:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/97776Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-05-06T15:27:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A INFLUÊNCIA DA LIDERANÇA DEMOCRÁTICA PARA UM ATENDIMENTO HUMANIZADO: UM EXEMPLO NO HU/UFSC
title A INFLUÊNCIA DA LIDERANÇA DEMOCRÁTICA PARA UM ATENDIMENTO HUMANIZADO: UM EXEMPLO NO HU/UFSC
spellingShingle A INFLUÊNCIA DA LIDERANÇA DEMOCRÁTICA PARA UM ATENDIMENTO HUMANIZADO: UM EXEMPLO NO HU/UFSC
Mafra, Marluce
title_short A INFLUÊNCIA DA LIDERANÇA DEMOCRÁTICA PARA UM ATENDIMENTO HUMANIZADO: UM EXEMPLO NO HU/UFSC
title_full A INFLUÊNCIA DA LIDERANÇA DEMOCRÁTICA PARA UM ATENDIMENTO HUMANIZADO: UM EXEMPLO NO HU/UFSC
title_fullStr A INFLUÊNCIA DA LIDERANÇA DEMOCRÁTICA PARA UM ATENDIMENTO HUMANIZADO: UM EXEMPLO NO HU/UFSC
title_full_unstemmed A INFLUÊNCIA DA LIDERANÇA DEMOCRÁTICA PARA UM ATENDIMENTO HUMANIZADO: UM EXEMPLO NO HU/UFSC
title_sort A INFLUÊNCIA DA LIDERANÇA DEMOCRÁTICA PARA UM ATENDIMENTO HUMANIZADO: UM EXEMPLO NO HU/UFSC
author Mafra, Marluce
author_facet Mafra, Marluce
Santana, Julival Queiroz de
author_role author
author2 Santana, Julival Queiroz de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mafra, Marluce
Santana, Julival Queiroz de
description Este estudo buscou analisar de que forma se configura o atendimento humanizado através da influencia da liderança democrática na seção de Lactário do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina. Esse processo pode ser considerado transformação de conhecimento pessoal em corporativo compartilhado, numa gestão de conhecimento para o avanço no processo de estrutura da visão institucional. Especificamente o trabalho obedeceu à ordem seguinte: identificação da instituição, identificação das competências da liderança democrática, contextualização do atendimento humanizado em hospitais e a influência da liderança democrática no processo para atendimento humanizado na seção de Lactário. Considerando os objetivos propostos, a abordagem desta pesquisa é qualitativa do tipo participante com enfoque descritivo. Os dados foram coletados por meio de pesquisa bibliográfica e de observação. As conclusões permitem constatar que o atendimento humanizado está relacionado a uma liderança democrática, na passagem de plantão e nas diversas situações que surgem para atender a demanda. Por fim, torna-se evidente que uma liderança democrática, num modelo holístico, influencia para a troca e socialização das informações, fator motivacional e que gera conhecimento, desenvolve efetivo atendimento e, consequentemente, torna o atendimento à demanda mais humanizado.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-10T18:50:54Z
2012-12-10T18:50:54Z
2012-11-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97776
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97776
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652117462745088