Os núcleos de estudos afro-brasileiros de Santa Catarina e o contexto informacional : análise sobre o facebook como uma fonte de informação étnico-racial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Andréia Sousa da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193913
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Educação, Programa Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2018.
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spelling Os núcleos de estudos afro-brasileiros de Santa Catarina e o contexto informacional : análise sobre o facebook como uma fonte de informação étnico-racialCiência da informaçãoNegrosRedes sociais on-lineDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Educação, Programa Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2018.Esse trabalho foi elaborado com o intuito de identificar como algumas entidades acadêmicas utilizam as redes sociais como fonte e ferramenta para disseminar as informações relacionadas às suas atividades desenvolvidas voltadas ao ensino, pesquisa e extensão.Escolheram-se, então, os Grupos e Núcleos de EstudosAfro-brasileiros catarinenses para esse estudo, sendo eles os seguintes: ALTERITAS, NEAB-FURB, NEAB-UDESC, NEABI-UFFS, NEAB-UNIVILLE, NUVIC, NEAB-UNESC, NEAB-UNIPLAC, NEABI-IFSC GASPAR e NEAB Estácio de Sá. Desses, apenas seis utilizam as redes sociais, destacando o Facebook como a principal rede social utilizada por esses grupos e núcleos. Esse trabalho tem como objetivo geral verificar de qual forma os Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros catarinenses utilizam o Facebook como possível fonte de informação para disseminação do conhecimento e uso/apropriação das informações sobre os estudos e está fundamentado em teorias relacionadas aos conceitos e a base histórica desses grupos e núcleos, trazendo os momentos relevantes para o surgimento das organizações do movimento negro, partindo para o destaque da presença dos intelectuais negros e a produção do conhecimento baseada na abordagem pós-colonial defendida por teóricos como Grosfoguel, Oliveira e Lins e Bhambra. Dando continuidade, foi levantado a existência de trabalhos produzidos na Ciência da Informação relacionados aos estudos afro-brasileiros, onde, como resultado, foram recuperados 89 trabalhos desenvolvidos entre 1988 e 2018. Na sequência, foi apresentado o contexto das fontes de informação, fontes de informação na internet estabelecendo, a partir desse ponto, uma conexão com as redes sociais e a relevância dos trabalhos desenvolvidos na CI sobre essa temática. Como metodologia, essa pesquisa baseou-se no trabalho de Silva e Corrêa (2017) que tem como objetivo apresentar, categorizar e discutir as postagens presentes no Facebook. Como resultados, foram analisados 426 publicações, publicadas pelos seis núcleos, no período de Janeiro aDezembro de 2017, categorizadas em 13 categorias. A partir desses dados, foram elaborados tabelas e gráficos que proporcionaram a análise das informações e das interações sociais realizadas. Por fim, percebeu-se que cada grupo e núcleo apresenta critérios próprios de publicação e que o Facebook é uma rede social utilizada por essas entidades para disseminar as informações relacionadas aos seus objetivos e atuações e por isso é considerada uma fonte de informação étnico-racial para seus pesquisadores e comunidade em geral.Abstract : This work was developed with the purpose of identifying how some academic entities use social networks as a source and tool to disseminate information related to their developed activities focused on teaching, research and extension. The groups and Center for Afro-Brazilian Studies of Santa Catarina were chosen for this study, and they were the following: ALTERITAS, NEAB-FURB, NEAB-UDESC, NEABI-UFFS, NEAB-UNIVILLE, NUVIC, NEAB-UNESC, NEAB -UNIPLAC, NEABI-IFSC GASPAR and NEAB Estácio de Sá. Of these, only six use social networks, highlighting Facebook as the main social network used by these groups and nuclei. This work has as general objective to verify how the Center for Afro-Brazilian Studies of Santa Catarina use social networks as sources of information for dissemination of knowledge and use / consumption of information about and is based on theories related to the concepts and the historical basis of these groups and nuclei, bringing all the relevant moments for the emergence of black movement organizations, starting to highlight the presence of black intellectuals and the production of knowledge based on the post- colonialism advocated by such theorists as Ramon Grosfoguel and Oliveira e Lins and Bhambra.Continuing, the existence of works produced in the Information Science related to the Afro-Brazilian studies, where, as a result, 80 works developed between 1988 and 2018 were recovered. In the sequence, it was presented the context of the sources of information, sources of information on the Internet establishing, from this point, a connection with social networks and the relevance of the work developed in CI on this subject. As a methodology, this research was based on the work of Silva and Corrêa (2017) that aims to present, categorize and discuss the present posts on Facebook. As a result, 426 publications, published by the six nuclei, were analyzed in the period from January to December 2017, categorized into 13 categories. From these data, tables and graphs were elaborated that provided the analysis of information and social interactions. Finally, it was noticed that each group and nucleus presents its criteria of publication and that Facebook is a social network used by these entities to disseminate the information and therefore it is considered a source of ethnic-racial information for its researchers and community in general.Karpinski, CezarUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Andréia Sousa da2019-03-20T16:24:29Z2019-03-20T16:24:29Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis136 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf358572https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193913porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-22T17:01:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/193913Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-03-22T17:01:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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