Os perspectógrafos de Durer na Educação Matemática: história, geometria e visualização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203130 |
Resumo: | No presente trabalho, fazemos um estudo sobre os perspectógrafos de Albrecht Dürer, que durante o Renascimento alemão, desenvolveu máquinas para desenhar em perspectiva. Nosso intento é trazer uma discussão em torno dos perspectógrafos de Dürer como ferramenta do olhar e construir imagens em perspectiva com possibilidades de aplicação em sala de aula. Acreditamos que este fato se faz importante, pois de um lado discuti-se o aspecto da história da perspectiva associada à construção de um modo de olhar e de representar e, por outro lado, as possibilidades de ensino envolvendo a história e a geometria com ênfase na visualização matemática. Desta forma, a problemática do presente trabalho é como as máquinas de Dürer os perspectógrafos podem ser trazidas ao ensino atual, a fim de se trabalhar conceitos geométricos espaciais, aliando a história da perspectiva e os conhecimentos empregados em torno da técnica de desenho. Aliando os perspectógrafos, a história, a visualização e a geometria, construímos uma máquina, que denominamos perspectógrafo didático, criada a partir dos perspectógrafos. Para utilizarmos o perspectógrafo didático recriamos questões trazidas da história, resolvidas pelo próprio Dürer e resolvemos as mesmas. Através disto, busca-se aliar a história da perspectiva com o ensino da geometria desenvolvendo aspectos conceituais da matemática, entre eles a visualização matemática. |
id |
UFSC_3d8875bb069c402cc7a69ad41fcc3b13 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/203130 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Os perspectógrafos de Durer na Educação Matemática: história, geometria e visualizaçãoPerspectógrafos de DürerRepresentação PerspectivaEnsino de GeometriaVisualização EspacialNo presente trabalho, fazemos um estudo sobre os perspectógrafos de Albrecht Dürer, que durante o Renascimento alemão, desenvolveu máquinas para desenhar em perspectiva. Nosso intento é trazer uma discussão em torno dos perspectógrafos de Dürer como ferramenta do olhar e construir imagens em perspectiva com possibilidades de aplicação em sala de aula. Acreditamos que este fato se faz importante, pois de um lado discuti-se o aspecto da história da perspectiva associada à construção de um modo de olhar e de representar e, por outro lado, as possibilidades de ensino envolvendo a história e a geometria com ênfase na visualização matemática. Desta forma, a problemática do presente trabalho é como as máquinas de Dürer os perspectógrafos podem ser trazidas ao ensino atual, a fim de se trabalhar conceitos geométricos espaciais, aliando a história da perspectiva e os conhecimentos empregados em torno da técnica de desenho. Aliando os perspectógrafos, a história, a visualização e a geometria, construímos uma máquina, que denominamos perspectógrafo didático, criada a partir dos perspectógrafos. Para utilizarmos o perspectógrafo didático recriamos questões trazidas da história, resolvidas pelo próprio Dürer e resolvemos as mesmas. Através disto, busca-se aliar a história da perspectiva com o ensino da geometria desenvolvendo aspectos conceituais da matemática, entre eles a visualização matemática.2019-12-18T13:02:48Z2019-12-18T13:02:48Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203130Meneguzzi, Thatieliporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-18T13:02:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/203130Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-18T13:02:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os perspectógrafos de Durer na Educação Matemática: história, geometria e visualização |
title |
Os perspectógrafos de Durer na Educação Matemática: história, geometria e visualização |
spellingShingle |
Os perspectógrafos de Durer na Educação Matemática: história, geometria e visualização Meneguzzi, Thatieli Perspectógrafos de Dürer Representação Perspectiva Ensino de Geometria Visualização Espacial |
title_short |
Os perspectógrafos de Durer na Educação Matemática: história, geometria e visualização |
title_full |
Os perspectógrafos de Durer na Educação Matemática: história, geometria e visualização |
title_fullStr |
Os perspectógrafos de Durer na Educação Matemática: história, geometria e visualização |
title_full_unstemmed |
Os perspectógrafos de Durer na Educação Matemática: história, geometria e visualização |
title_sort |
Os perspectógrafos de Durer na Educação Matemática: história, geometria e visualização |
author |
Meneguzzi, Thatieli |
author_facet |
Meneguzzi, Thatieli |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meneguzzi, Thatieli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Perspectógrafos de Dürer Representação Perspectiva Ensino de Geometria Visualização Espacial |
topic |
Perspectógrafos de Dürer Representação Perspectiva Ensino de Geometria Visualização Espacial |
description |
No presente trabalho, fazemos um estudo sobre os perspectógrafos de Albrecht Dürer, que durante o Renascimento alemão, desenvolveu máquinas para desenhar em perspectiva. Nosso intento é trazer uma discussão em torno dos perspectógrafos de Dürer como ferramenta do olhar e construir imagens em perspectiva com possibilidades de aplicação em sala de aula. Acreditamos que este fato se faz importante, pois de um lado discuti-se o aspecto da história da perspectiva associada à construção de um modo de olhar e de representar e, por outro lado, as possibilidades de ensino envolvendo a história e a geometria com ênfase na visualização matemática. Desta forma, a problemática do presente trabalho é como as máquinas de Dürer os perspectógrafos podem ser trazidas ao ensino atual, a fim de se trabalhar conceitos geométricos espaciais, aliando a história da perspectiva e os conhecimentos empregados em torno da técnica de desenho. Aliando os perspectógrafos, a história, a visualização e a geometria, construímos uma máquina, que denominamos perspectógrafo didático, criada a partir dos perspectógrafos. Para utilizarmos o perspectógrafo didático recriamos questões trazidas da história, resolvidas pelo próprio Dürer e resolvemos as mesmas. Através disto, busca-se aliar a história da perspectiva com o ensino da geometria desenvolvendo aspectos conceituais da matemática, entre eles a visualização matemática. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2019-12-18T13:02:48Z 2019-12-18T13:02:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203130 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203130 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652002882748416 |