Os perspectógrafos de Durer na Educação Matemática: história, geometria e visualização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meneguzzi, Thatieli
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203130
Resumo: No presente trabalho, fazemos um estudo sobre os perspectógrafos de Albrecht Dürer, que durante o Renascimento alemão, desenvolveu máquinas para desenhar em perspectiva. Nosso intento é trazer uma discussão em torno dos perspectógrafos de Dürer como ferramenta do olhar e construir imagens em perspectiva com possibilidades de aplicação em sala de aula. Acreditamos que este fato se faz importante, pois de um lado discuti-se o aspecto da história da perspectiva associada à construção de um modo de olhar e de representar e, por outro lado, as possibilidades de ensino envolvendo a história e a geometria com ênfase na visualização matemática. Desta forma, a problemática do presente trabalho é como as máquinas de Dürer os perspectógrafos podem ser trazidas ao ensino atual, a fim de se trabalhar conceitos geométricos espaciais, aliando a história da perspectiva e os conhecimentos empregados em torno da técnica de desenho. Aliando os perspectógrafos, a história, a visualização e a geometria, construímos uma máquina, que denominamos perspectógrafo didático, criada a partir dos perspectógrafos. Para utilizarmos o perspectógrafo didático recriamos questões trazidas da história, resolvidas pelo próprio Dürer e resolvemos as mesmas. Através disto, busca-se aliar a história da perspectiva com o ensino da geometria desenvolvendo aspectos conceituais da matemática, entre eles a visualização matemática.
id UFSC_3d8875bb069c402cc7a69ad41fcc3b13
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/203130
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Os perspectógrafos de Durer na Educação Matemática: história, geometria e visualizaçãoPerspectógrafos de DürerRepresentação PerspectivaEnsino de GeometriaVisualização EspacialNo presente trabalho, fazemos um estudo sobre os perspectógrafos de Albrecht Dürer, que durante o Renascimento alemão, desenvolveu máquinas para desenhar em perspectiva. Nosso intento é trazer uma discussão em torno dos perspectógrafos de Dürer como ferramenta do olhar e construir imagens em perspectiva com possibilidades de aplicação em sala de aula. Acreditamos que este fato se faz importante, pois de um lado discuti-se o aspecto da história da perspectiva associada à construção de um modo de olhar e de representar e, por outro lado, as possibilidades de ensino envolvendo a história e a geometria com ênfase na visualização matemática. Desta forma, a problemática do presente trabalho é como as máquinas de Dürer os perspectógrafos podem ser trazidas ao ensino atual, a fim de se trabalhar conceitos geométricos espaciais, aliando a história da perspectiva e os conhecimentos empregados em torno da técnica de desenho. Aliando os perspectógrafos, a história, a visualização e a geometria, construímos uma máquina, que denominamos perspectógrafo didático, criada a partir dos perspectógrafos. Para utilizarmos o perspectógrafo didático recriamos questões trazidas da história, resolvidas pelo próprio Dürer e resolvemos as mesmas. Através disto, busca-se aliar a história da perspectiva com o ensino da geometria desenvolvendo aspectos conceituais da matemática, entre eles a visualização matemática.2019-12-18T13:02:48Z2019-12-18T13:02:48Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203130Meneguzzi, Thatieliporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-18T13:02:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/203130Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-18T13:02:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Os perspectógrafos de Durer na Educação Matemática: história, geometria e visualização
title Os perspectógrafos de Durer na Educação Matemática: história, geometria e visualização
spellingShingle Os perspectógrafos de Durer na Educação Matemática: história, geometria e visualização
Meneguzzi, Thatieli
Perspectógrafos de Dürer
Representação Perspectiva
Ensino de Geometria
Visualização Espacial
title_short Os perspectógrafos de Durer na Educação Matemática: história, geometria e visualização
title_full Os perspectógrafos de Durer na Educação Matemática: história, geometria e visualização
title_fullStr Os perspectógrafos de Durer na Educação Matemática: história, geometria e visualização
title_full_unstemmed Os perspectógrafos de Durer na Educação Matemática: história, geometria e visualização
title_sort Os perspectógrafos de Durer na Educação Matemática: história, geometria e visualização
author Meneguzzi, Thatieli
author_facet Meneguzzi, Thatieli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meneguzzi, Thatieli
dc.subject.por.fl_str_mv Perspectógrafos de Dürer
Representação Perspectiva
Ensino de Geometria
Visualização Espacial
topic Perspectógrafos de Dürer
Representação Perspectiva
Ensino de Geometria
Visualização Espacial
description No presente trabalho, fazemos um estudo sobre os perspectógrafos de Albrecht Dürer, que durante o Renascimento alemão, desenvolveu máquinas para desenhar em perspectiva. Nosso intento é trazer uma discussão em torno dos perspectógrafos de Dürer como ferramenta do olhar e construir imagens em perspectiva com possibilidades de aplicação em sala de aula. Acreditamos que este fato se faz importante, pois de um lado discuti-se o aspecto da história da perspectiva associada à construção de um modo de olhar e de representar e, por outro lado, as possibilidades de ensino envolvendo a história e a geometria com ênfase na visualização matemática. Desta forma, a problemática do presente trabalho é como as máquinas de Dürer os perspectógrafos podem ser trazidas ao ensino atual, a fim de se trabalhar conceitos geométricos espaciais, aliando a história da perspectiva e os conhecimentos empregados em torno da técnica de desenho. Aliando os perspectógrafos, a história, a visualização e a geometria, construímos uma máquina, que denominamos perspectógrafo didático, criada a partir dos perspectógrafos. Para utilizarmos o perspectógrafo didático recriamos questões trazidas da história, resolvidas pelo próprio Dürer e resolvemos as mesmas. Através disto, busca-se aliar a história da perspectiva com o ensino da geometria desenvolvendo aspectos conceituais da matemática, entre eles a visualização matemática.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2019-12-18T13:02:48Z
2019-12-18T13:02:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203130
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652002882748416