Formulação e implementação da estratégia e a relação com as práticas de governança na administração pública brasileira: o caso da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131007 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2014. |
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Formulação e implementação da estratégia e a relação com as práticas de governança na administração pública brasileira: o caso da Empresa Brasileira de Correios e TelégrafosAdministraçãoPlanejamento estrategicoGestão de empresasAdministração públicaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2014.A presente dissertação apresenta o estudo realizado sobre o tema estratégias e governança na Administração Pública Brasileira. O objetivo geral deste trabalho consiste em analisar a aplicação na formulação e na implementação de estratégias as práticas de Governança Corporativa na administração pública brasileira a partir da análise do estudo de caso dos Correios. A fundamentação teórica para a pesquisa em relação às estratégias contou com autores como Porter (1999), Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000), Whittington (2002), Pereira (2010), Kich (2010) e Beppler (2012). Sobre governança, destacam-se os autores Matias-Pereira (2010), Andrade e Rossetti (2012), Larrate (2013) e Benedicto et al (2013) e para a Administração Pública Osborne e Gaebler (1995), Denhardt e Denhardt (2003), Secchi (2009) e Salm e Menegasso (2009). A pesquisa caracteriza-se por estudo de caso de caráter qualitativo, explicativo e descritivo com entrevista semiestruturada e análise documental como instrumentos de coleta de dados. Por meio dos dados obtidos, observa-se que, para que a formulação e a implementação das estratégias alcance as partes interessadas e suas necessidades, o planejamento estratégico deve estar aliado às práticas de governança corporativa detalhadas na fundamentação teórica e aplicadas no estudo de caso. Com os resultados da pesquisa, avalia-se que a governança corporativa existente na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos apresenta evolução profissional para o modelo emergente com a implementação das estratégias, embora os estágios de aplicação dos objetivos da formulação não estejam atendidos na sua plenitude. Conclui-se que as estratégias asseguradas por meio de elementos que incluem o grau de aplicação de fatores como a Prestação de Contas, a Transparência, o atendimento aos requisitos legais e o grau de aplicação da Equidade, aliados a elementos que envolvem as características do ?Novo Serviço Público?, são diretamente proporcionais à qualidade de garantia dos objetivos da elaboração do planejamento estratégico, assim como na execução das ações na busca pelo alcance da visão, realização de valores e realização da missão organizacional.<br>Abstract : This dissertation describes the research on the topic about governance and strategy in the Brazilian Public Administration. The overall goal of this research is to verify the application in formulation and implementation strategies of Corporate Governance Practices in Strategic Planning established at Brazilian Post and Telegraph Company. The theoretical basis for the study in relation to the strategies featured authors such as Porter (1999), Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000), Whittington (2002), Pereira (2010), Kich (2010) and Beppler (2012). About corporate governance, the highlight authors are Matias - Pereira (2010), Andrade and Rossetti (2012), Larrate (2013) and Benedict et al (2013) and the topic Public Administration Osborne and Gaebler (1995), Denhardt and Denhardt (2003), Secchi (2009) and Menegasso and Salm (2009). The research is characterized by qualitative case study, explanatory and descriptive with semi-structured interviews and documentary analysis as instruments of data collection. As a result of the data, it is observed that for the formulation and implementation of strategies are reaching stakeholders and their needs, strategic planning must be combined with the detailed corporate governance practices in the theoretical foundation and applied in the case study. It can be concluded with the survey results that the existing corporate governance in the Brazilian Post and Telegraph Company presented professional development for emerging model with the implementation of strategies, although the stages of implementation of the objectives of the formulation are not met in full. The conclusion reached is that the strategies carried out by means of variables that include the degree of application of factors such as Accountability, Transparency, Compliance with legal requirements and the degree of implementation of Fairness, integrated with elements involving the characteristics of "New Public Service", are proportional to the quality assurance of the aims of developing the strategic plan, as in the implementation of actions aimed at achieving the range of vision, values and achievement of the organizational mission realization.Pereira, Maurício FernandesUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Andrey Freitas da2015-03-18T21:08:23Z2015-03-18T21:08:23Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis270 p.| il.application/pdf332321https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131007porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T18:53:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131007Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T18:53:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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