Análises econométricas sobre a permanência dos alunos do ensino médio da rede pública catarinense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Resende, Max Cardoso de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193836
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Programa de Pós-Graduação em Economia, Florianópolis, 2018.
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spelling Análises econométricas sobre a permanência dos alunos do ensino médio da rede pública catarinenseEconomiaEducaçãoEnsino médioModelos econométricosTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Programa de Pós-Graduação em Economia, Florianópolis, 2018.O que leva um adolescente a abandonar os estudos ao longodo Ensino Médio? O entendimento desta questão é crucial, porexemplo, para formuladores de políticas que pretendam lançarum novo desenho de política pública, ou para pais e professoresque precisam agir para evitarem essa decisão. Esta pesquisa tratafundamentalmente dessa situação. Mais especificamente, buscaidentificar as variáveis individuais, familiares e escolares queinfluenciam o comportamento acadêmico de um jovem de 15 a 17anos. E para conduzir uma sequência de três ensaios sobre o tema,recorre-se a uma revisão bibliográfica e aos modelos probabilísticosunivariados e bivaridos e de correção amostral de Heckman.Para a realização dos exercícios empíricos, foi utilizada uma basede dados fornecida pela Secretaria de Educação (SEDSC), quepermite o acompanhamento dos alunos matriculados na rede públicacatarinense de ensino. O primeiro ensaio apresenta umarevisão da literatura da Economia da Educação, no qual são discutidosos motivos da importância da educação, nos contextosmacro e microeconômicos, além da contextualização do tema nocenário nacional. O segundo ensaio faz uso de modelos probabilísticosbivariados para compreender se e como a reprovaçãoafeta a probabilidade de abandono e evasão escolar, com foconos alunos de 1o ano do Ensino Médio. Por fim, o terceiro ensaiotrata da possibilidade de viés de estimação amostral e realiza umexercício empírico que utiliza o modelo de correção amostral deHeckman. Por consequência do apresentado nesta pesquisa, serápossível verificar o quanto uma reprovação é capaz de influenciara decisão do aluno em abandonar os estudos, além de seu perfil.Com base na revisão da literatura e nos exercícios empíricos destapesquisa, verifica-se forte evidência de que a situação de aprovação/reprovação é uma função de uma miríade de elementos, intrae extraescolar; no entanto, encontrou-se uma evidência robustade que a permanência na escola está, sobretudo, relacionada coma situação de reprovação, o que seria um argumento a favor depolíticas de progressão continuada.Abstract : What leads a teenager to dropout of high school? Understandingthis issue is crucial, for example, for policy makers wishingto launch a new public policy design, or for parents and teacherswho need to act to avoid this decision. This research dealsfundamentally with this situation. More specifically, it seeks toidentify the individual, family and school variables that influencethe academic behavior of a young person who aged from15 to 17 years. In order to conduct a sequence of three essaysin this matter, we call upon a bibliographical review and the useof univariate and bivariate probabilistic models and Heckman ssample selection model. For the accomplishment of the empiricalexercises, a database was provided by the Secretary of Education(SEDSC) that allows the monitoring throughtout the years ofstudents enrolled in the Santa Catarina Public School system. Thefirst essay presents a literature review in Economics of Education,where the reasons for the importance of education in the macroand microeconomic contexts are discussed, as well as the contextualizationof the theme in the national scenario. The secondessay makes use of bivariate probabilistic models to understandif and how an academic falier affects the probability of schooldropout and, focusing on first graders students of High School.Finally, the third essay deals with the possibility of sample estimationbias, whcih leads to he use of Heckman sample correctionmodel. Based on the literature review and the empirical exercisesof this research, ensure that there is strong evidence that the approved/fail situation is a function of a myriad of elements, intraand extra school; however, robust evidence has emerged that thepermanence in school is mainly related to the fail situation, whichhas implications in favor of policies of continuous transition.Petterini, Francis CarloUniversidade Federal de Santa CatarinaResende, Max Cardoso de2019-03-16T04:02:31Z2019-03-16T04:02:31Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis241 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf355443https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193836porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-16T04:02:31Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/193836Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-03-16T04:02:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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