Adoção do conceito de estratégia na gestão das pequenas e médias empresas do ramo de drogaria localizadas na região da Grande Goiânia
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85106 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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Adoção do conceito de estratégia na gestão das pequenas e médias empresas do ramo de drogaria localizadas na região da Grande GoiâniaEngenharia de produçãoPequenas e medias empresasAdministraçãoGoiania (GO)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Com o objetivo de avaliar se o conceito de estratégia tem sido considerado no processo de gestão das pequenas e médias empresas do ramo de drogaria, na região da grande Goiânia, foram realizados levantamentos nas cidades de Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Goianápolis, Goiânia, Goianira, Guapo, Nerópolis, Senador Canedo e Trindade, previamente identificadas pela Secretaria do Planejamento do Estado de Goiás, como área geográfica desta região. A identificação das empresas foi feita por intermédio das informações cadastrais das empresas segundo base de dados da Relação Anual de Informações Sociais - RAIS, do Ministério do Trabalho, cujos dados encontravam-se atualizados com a entrega da RAIS do ano de 2002, ano base 2001 e o critério delimitador escolhido para seleção das empresas foi o adotado pelo SEBRAE, com a classificação como pequena empresa àquelas que integram o grupo de 10 a 49 funcionários e média empresa aquelas que comportam um número de 50 a 99 funcionários. Na tabulação dos dados, a amostra restringiu-se às cidades de Aparecida de Goiânia, Goiânia e Trindade, com 167 drogarias. Aplicados os questionários com dezenove questões fechadas e espaço para justificativas, em 24 empresas, 18 responderam. Para análise das respostas, as perguntas foram classificadas em cinco grupos, explorando no primeiro o planejamento, avaliação e controle, no segundo o mercado externo (fornecedores / concorrentes / consumidores), no terceiro a gestão administrativa (estrutura física), no quarto a localização da empresa e no quinto a política de prestação de serviços. Apoiando-se na estratégia como padrão e na escola do aprendizado, preconizados por Mintzberg, a pesquisa demonstrou que ao tentar entender como as estratégias se formam nas drogarias e não como elas são formuladas, bem como a existência do padrão de ação, que acabam se transformando em estratégia estão presentes, pois, os conceitos de estratégia no processo de gestão nas drogarias pesquisadas.Florianópolis, SCAlves Filho, AntonioUniversidade Federal de Santa CatarinaAlves, Valdir Mendonça2012-10-20T15:24:55Z2012-10-20T15:24:55Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1 v| grafs., tabs.application/pdf239439http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85106porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T01:54:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/85106Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T01:54:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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